Navegando por Assunto "Identidade de gênero na educação"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O debate de gênero na formação das/os pedagogas/os da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal(2018-07-05) UCHÔA, Ana Janaína de Oliveira; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330Este trabalho intitulado “O DEBATE DE GÊNEROS NA FORMAÇÃO DAS/OS PEDAGOGAS/OS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS DE CASTANHAL” tem como principal objetivo investigar a importância do estudo da temática de gênero na formação das/os alunas/os concluintes do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Pará, campus de Castanhal, considerando a percepção das/os estudantes, e como específicos i) o que os discentes pensam sobre a relevância da discussão do tema gênero em sua formação ii) analisar as impressões dessas/es discentes sobre as suas experiências com essa temática ao longo do curso de pedagogia do campus de castanhal iii) entender se as disciplinas que trazem essa temática contribuem para tal formação. Para tanto este trabalho utiliza-se de alguns referencias teóricos do campo do estudo de gênero e feminista, a fim de subsidiar e auxiliar a compreensão do debate de gênero na formação das/os pedagogas/os. É fruto de pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, realizada a partir de questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado as/os discentes da turma de pedagogia 2013.2 do turno da noite do referido campus. Como resultado da pesquisa, observamos que as/os discentes consideram importante o debate do tema em sua formação, considerando que a temática contribui de forma positiva em suas práticas pedagógicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero e sexualidade na escola pública: como os alunos e os professores de Biologia da EA-UFPA observam o papel da escola na orientação sexual(2019-07-04) OLIVEIRA, Alexandre Macedo; TRINDADE, Nilson Santos; http://lattes.cnpq.br/8260963409439993A sexualidade é atualmente considerada um atributo inerente ao ser humano, principalmente entre os jovens adolescentes em idade reprodutiva onde a incidência de gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) é alarmante. Com o advento da Lei n.º 60/2009, que estabelece a educação sexual nos estabelecimentos do Ensino Médio, tornou-se proposital investigar e analisar as relações de gênero/sexualidade na escola. Neste estudo de caso quanti-qualitativo objetivou-se conhecer e analisar a percepção dos professores de Biologia e dos adolescentes em relações de gênero/sexualidade em escola pública de Aplicação da UFPA no município de Belém – PA. Para tanto foram realizadas entrevistas estruturadas com os professores de Biologia e alunos do 2º ano do Ensino Médio, bem como observações da rotina dos jovens e professores em sala de aula com o objetivo de compreendermos como se dão ás relações de gênero/sexualidade no dia-a-dia dos jovens e, como pensam os professores e alunos sobre a sexualidade humana. Os resultados ressaltam, a insegurança e o desconhecimento por parte dos alunos e educadores de Biologia quanto aos conceitos de temas associados a sexualidade, bem como a viabilidade da elaboração de um programa de orientação sexual na escola que incorporem o debate das questões de sexualidade/gênero, fazendo leituras críticas dos livros didáticos, refletindo sobre a prática escolar na perspectiva de gênero, desenvolvendo trabalhos que abordem a sexualidade ou ainda debatendo sobre literaturas que abordem o tema colaborando com os educadores em sua atuação como elemento de formação aos jovens na construção de suas concepções e informações necessárias ao desenvolvimento da sua sexualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)(2017-12-22) SILVA, Renata do Socorro Lima da; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O estudo parte do levantamento das produções disponíveis nos Grupos de Trabalho (GT) 07- Educação de crianças de 0 a 6 anos e (GT) 23- Gênero, sexualidade e educação das Reuniões Anuais da ANPEd (33ª a 37ª), relativas ao período de 2010 a 2015. O levantamento foi realizado com as palavras chave Gênero e Educação Infantil, onde foram encontradas 211 publicações, 22 se aproximavam da temática do estudo e dessas, após os critérios de exclusão, apenas 6 foram incluídas na pesquisa. Os resultados apontam que a mulheres são quem mais publicam sobre essa temática e que existe disparidades regionais nas publicações. Reafirmam a carência de pesquisas sobre crianças pequenas e as relações de gênero construídas na Educação Infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implicações decorrentes das diferenças de gênero para a prática de professores do sexo masculino na educação infantil(2019-06-28) REIS, Gabrielly Gomes dos; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330A presente pesquisa tem como objetivo analisar como são construídas as concepções de gênero na sociedade contemporânea, a fim de entender de que forma os significados femininos e masculinos historicamente construídos à profissão docente implicam na prática pedagógica de professores do sexo masculino no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foram entrevistados dois professores e dois gestores escolares do município de Castanhal – PA, contestando, à luz de seus relatos, algumas concepções preconceituosas que se justificam nas diferenças de gênero para determinar homens e mulheres no âmbito do mercado de trabalho. Suscitando com base nos estudos feministas e de gênero, uma educação não sexista, que vise a desconstrução de estereotipias que atenuam ainda mais as desigualdades em torno dos gêneros, buscando assim, subsídios capazes de nos orientar sobre a necessidade de considerar o caráter relacional tanto do homem/professor quanto da mulher/professora na educação, entendendo que ambos podem contribuir da sua maneira para o processo de ensino-aprendizagem, conferindo-os o direito de ocupar lugares/posições/funções conforme suas perspectivas pessoais e profissionais, independente de um sexo ou de outro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As relações de poder saber: práticas pedagógicas acerca dos gêneros e sexualidades no ambiente escolar(2018-10-17) NÓBREGA, Maria Vanessa Araújo da; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120O presente trabalho problematiza as relações de poder-saber dentro do âmbito escolar acerca dos temas gênero e sexualidade. Buscando evidenciar os discursos produzidos pelos atores centrais da escola entre eles, alunos, professores, gestão e coordenação escolar de uma escola pública municipal no interior da cidade de Aurora do Pará. A questão motriz dessa pesquisa é saber se a escola aborda os temas sexualidade e gênero, esse questionamento central leva também a outros questionamentos como: de que forma e traves de que práticas pedagógicas a escola o faz. Para alcançar tais aspirações esse trabalho adotou como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos que permeiam as relações de saber no ambiente escolar já citados a cima utilizando se como instrumento de análise de dados analise do discurso. Para ancorar esse estudo, o trabalho busca base nas concepções pós-estruturalista de Michel Foucault, Judith Butler e Guacira Louro. A análise da pesquisa indicou que a escola investigada não integra os temas gênero e sexualidade em suas práticas pedagógicas, passando a negar a existência de sujeitos LGBT no seio escolar e utiliza-se disso como respaldo para a não inclusão dos temas no cotidiano escolar se recusando a assumir seu papel de formadora de cidadãos para a sociedade.