Navegando por Assunto "Identidade cultural"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança como fortalecimento da identidade cultural na comunidade quilombola de Vila União/Campinas(2022-12-07) GARCIA, Jéssica Ribeiro; PARENTE, Francilene de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/9404017739145648O presente Trabalho de Curso (TCC) tem por objetivo construir um plano de ação com a comunidade quilombola de Vila União/Campinas, fazendo uma observação à realidade social, cultural e econômica local, afim de fortalecer a identidade cultural da Comunidade Quilombola de Vila União/Campinas, por meio da dança e à luz da discussão acerca do Etnodesenvolvimento. O plano que se apresenta será desenvolvido na comunidade quilombola de Vila União/Campinas, situada na PA 154, a 17 km da sede do município de Salvaterra, na Ilha do Marajó, com uma história de conquista de território como povo quilombola. O plano tem como metodologia sugerida ações que serão desenvolvidas por etapas, seguindo um cronograma criado com base nos requisitos da comunidade; as danças que serão trabalhadas no plano, como carimbó e lundum, proporcionarão a demonstração da cultura ainda desconhecida pelo fato da mesma estar invisível de alguma forma dentro da comunidade. Quem chega na comunidade hoje pensa que ela não possui esses conhecimentos, o que incomoda muito os moradores, que solicitaram a reativação das danças no quilombo. Este plano de ação foi uma construção coletiva com a finalidade de fortalecer a identidade cultural da minha comunidade de pertença, a partir da perspectiva do Etnodesenvolvimento de povos e comunidades tradicionais. Partindo desse pressuposto, esperamos que o trabalho venha contribuir, mostrando a importância de nossos conhecimentos e culturas que estão presentes nas comunidades; e que proporcione uma autorreflexão aos comunitários, no sentido de valorizar cada vez mais a cultura no interior de nossas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dançarinos de fichinha em Belém do Pará: dinâmicas sociais e econômicas(2004-11-01) DUARTE, Allan Fernandes Valente; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este artigo investiga o papel dos dançarinos de fichinha em Belém do Pará, com foco em sua relevância social, cultural e econômica nas festividades locais. Predominantemente jovens, esses dançarinos oferecem entretenimento, apoio emocional e interação social. A pesquisa, baseada em uma metodologia qualitativa com observação participante e entrevistas com dançarinos, organizadores e diretores de grupos, revela sua importância para a identidade cultural de Belém. Além de enfrentar desafios como renda irregular e falta de reconhecimento formal, o estudo destaca a transição pela qual passam: os dançarinos estão deixando de depender dos locais de eventos para negociar diretamente com os clientes, aumentando sua autonomia, redefinindo seus papéis e potencial de ganho. No entanto, a falta de proteções legais os expõe à exploração, apontando para a necessidade de políticas públicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El análisis de la presencia de la identidad cultural hispanoamericana en las secciones “nos…otros” de los libros didácticos de la colección “enlace” de la enseñanza secundaria(2018) GOIS, Rayza Pereira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Em decorrência da relação entre ensino e aprendizagem de línguas é observável que quando se aprende uma língua se aprende também alguns aspectos relacionados à cultura do idioma estudado. Partindo destes pressupostos procuramos dar nesta pesquisa a devida atenção ao conhecimento relacionado à cultura e a identidade cultural hispano-americana. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como a coleção “Enlaces – Español para jóvenes brasileños” escolhida no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, retrata a identidade cultural hispano-americana nos livros de nível 1, 2 e 3 direcionados ao ensino médio, mais especificamente em uma parte dos mesmos, na seção “Nos...Otros”. Além de reconhecer quais são os aspectos culturais hispano-americanos presentes nos livros, demostrar a importância de trabalhar a cultura nas aulas de E/LE, além de tentar fazer uma ponte para a competência intercultural. Assim que o referencial teórico utilizado para realizar esta investigação respalda-se nos estudos sobre cultura (DECLARACIÓN DE, 1982; CLIFFORD GETTZ, 2003; MIQUEL Y SANS, 2004; LARAIA, 2004), também foram inseridos estudos sobre identidade (HALL, 2005; MARTÍNEZ, 2006; SILVA, 2000) e também sobre a questão da identidade cultural (LARRAÍN, 1994; CELY Y QUIÑONES, 2008; SOSA FUENTES, 2009), além de fazer uma breve reflexão sobre a importância de trabalhar a cultura nas aulas de Espanhol (PRIETO, 199; COUTO, 2016; CELY Y QUIÑONES, 2008), foi mencionada a questão da interculturalidade (EHRICHS, 2010; SIERRA, 2008; PRIETO, 1999; FERNÁNDEZ, 2005) também foram utilizados fontes como o MEC, ONLD, o guia de livros didáticos, entre outras fontes e teóricos. Para fazer esta pesquisa se utilizou uma abordagem qualitativa (DENZIN Y LINCOLN, 2006; OLIVEIRA, 2014) de cunho documental (CAJUERO, 2015; GIL, 2002), a analise dos dados foi de caráter interpretativo (OLIVEIRA, 2014). Na analise foi comprovado que esta coleção tem algo das identidades culturais hispano-americanas, mais com o objetivo principal de trabalhar questões gramaticais relacionadas com a interpretação de texto, a pouco interesse em mostrar verdadeiramente os aspectos culturais dos povos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari: uma perspectiva geográfica da religiosidade do caboclo marajoara(2023-01-03) AVELAR, Gabriel Augusto Pacheco de; SERRA, Weslen Seabra; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Através da religiosidade, o ser humano expressa suas crenças, doutrinas, sentimentos, ensinamentos, devoções e/ou dogmas, tornando-se o principal veículo de manifestações culturais e ideológicas de grande parte da população. Com o objetivo de re(conhecer) a memória da preservação cultural e histórica da população, a geografia procura estudar as manifestações religiosas, buscando entender os motivos pelos quais os seres humanos atribuem significados a lugares do espaço geográfico como sagrados. Este trabalho vai contribuir para compreender a importância da Religiosidade na cultura do Povo marajoara, bem como suas crenças e costumes, que são heranças da colonização da Amazônia. Portanto, objetivou-se realizar uma revisão literária acerca da manifestação da religiosidade do povo marajoara na região amazônica, especialmente na festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari. Ainda, em específico buscou-se investigar o papel da geografia na compreensão da manifestação da religiosidade; analisar o significado da festa de São Sebastião para o povo marajoara; identificar e compreender os costumes locais relacionados à manifestação da religiosidade marajoara; e por fim, enfatizar a importância da preservação histórica e cultural da festa de São Sebastião. Para essa discussão, optamos por realizar uma revisão literária de carácter exploratório, de abordagem qualitativa. Almeja-se com as análises de fontes bibliográficas, tais como artigos científicos, livros, teses e dissertações. Além da observação direta dos costumes do povo marajoara na região amazônica. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que a religiosidade é um elemento importante na identidade da cultura amazônica, e que a Festa de São Sebastião de Cachoeira do Arari é um dos maiores eventos religiosos e culturais da região. Portanto, é essencial preservar a religiosidade e a cultura desses locais, pois são elementos essenciais para a identidade da região amazônica e para a compreensão da história e cultura desse povo. Além disso, a preservação e o compartilhamento da história e cultura desses locais, através do turismo cultural, oferecem benefícios econômicos e sociais para a região, além de oferecerem a oportunidade para que os rituais ancestrais sejam preservados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Manto Sagrado e o preconceito velado: o estigma negativo em torno da torcida do Flamengo à luz da Historiografia(2024-11-08) ALVES, Gabriel Ribeiro; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Neste artigo analiso o estigma associado à torcida do Flamengo, frequentemente rotulada pela imprensa e pela sociedade como "torcida de favelado". Ao longo dos anos, tal rotulagem tem influenciado a percepção pública e moldado narrativas que refletem e perpetuam estigmas socioeconômicos e culturais. A pesquisa se debruça sobre a cobertura midiática e como esta abordou a composição social e as características da torcida do Flamengo, considerada uma das maiores e mais diversas do Brasil. Através de uma análise histórica, o estudo busca compreender como o discurso midiático contribuiu para a formação desse estigma e quais impactos sociais e culturais isso gerou ao longo do tempo. A metodologia combina tanto análises qualitativas quanto quantitativas, investigando materiais impressos e digitais que documentam a representação da torcida flamenguista tanto na imprensa quanto na cultura popular. Um grande questionamento a se fazer para entender o debate é: por que o clube mais popular do país, que disputa o esporte mais popular do país, vem a ser tão estigmatizado negativamente pelas pessoas, que não torcedores, em geral? Ao explorar as narrativas que emergem nesses contextos e como elas se relacionam com as dinâmicas sociais e culturais, o artigo pretende ampliar a discussão sobre as complexas relações entre futebol, mídia e sociedade, bem como seus reflexos na construção de identidades e desigualdades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O valor do mito em Acauã de Inglês de Sousa(2018) FREITAS, Antonio Marcos Lopes; ARAÚJO, Francisco José Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/0643002551504524A presente pesquisa intitulada - O valor do mito em Acauã de Inglês de Sousa – teve como objetivo refletir sobre o significado do mito e sua influência na formação da identidade cultural do povo amazônico. Para tal, foi preciso desvendar o significado do mito e qual a sua influência nas sociedades em que ele faz parte como expressão cultural. Nesse processo percebemos que o mito é um termo extremamente complexo, pois para defini-lo, temos que levar em consideração vários contextos. Por isso, a pesquisa estudou o mito em diversas perspectivas: literária, histórica, antropológica. Em todas as perspectivas estudadas percebemos que o mito é considerado uma narrativa que colabora na explicação da origem de um fenômeno ou experiência humana a qual influencia na conduta cultural do homem. Outra proposta do trabalho foi relacionar o mito com a formação cultural de um povo. Essa proposta teve o intuito de desvendar qual a influência que o mito exerce na formação cultural do indivíduo. Através das teorias estudadas sobre o assunto, chegamos à conclusão que o mito e a cultura podem ser considerados como a base do desenvolvimento das práticas e das ações humanas responsáveis pela construção da realidade e do mundo. Para melhor compreensão, reservamos um momento da pesquisa para conceituar a cultura e a identidade cultural, pois entendemos que, para se estabelecer uma relação entre formação cultural com o mito é preciso definir o que ambos os termos significam. Após as apresentações das teorias acerca do mito, cultura e identidade cultural, esse trabalho fez uma análise do conto "Acauã" de Inglês de Sousa 1893, onde mostrou algumas referências de lendas amazônicas presentes no conto. A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas, fundamentada nos estudos de Campbell (1991), Cassirer (1992), Chauí (2000), Eliade (1978), Rocha (1996), Vernant (1992), entre outros que abordam o tema do mito em seus trabalhos.