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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
    (2022-07-07) CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas, relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A construção do conceito de Tempo Histórico para crianças autistas na Educação Básica
    (2023-08-30) JESUS, Victória Costa de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251
    De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todos possuem o direito à educação. Em 2012, a lei nº 12.796/2012 (conhecida como a lei Berenice Piana) passou a incluir nesse quadro de direitos a assistência aos cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, mais especificamente, as crianças. Entretanto, apesar de todo um aparato jurídico que garante o acesso desse público às escolas, é possível analisar que, no que concerne principalmente às Instituições sustentadas pelos Municípios dentro do Estado, a capacitação dos professores e dos diversos profissionais do Ensino Regular Básico ainda é precária e ínfima se comparado a grande demanda de alunos autistas. Por isso, esta pesquisa procura, através da problematização da formação do professor de História da Educação Básica, do conhecimento a respeito do conceito de Cultura Escolar, aplicar o conceito de Temporalidade a partir da habilidade EF06HI01 da BNCC referente ao 6° ano do Ensino Fundamental às crianças autistas que possuem os graus 1 e 2 com o intuito de promover um ensino voltado à inclusão do público autista às metodologias usuais e interdisciplinares exigidas no ensino de História.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenhando a arqueologia amazônica: de caco a espetáculo e o “modesto museozinho” de Tom Wildi
    (2021-04-14) PINHEIRO, Carolyn Santiago; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Esse estudo objetivou a criação de um material didático sobre ensino patrimonial, tendo em vista que a educação patrimonial colabora com a formação da identidade e identificação com o patrimônio. E para além de gerar uma identidade com os grandes monumentos que trazem uma memória da elite, se faz necessário ensinar sobre o patrimônio de uma minoria que ainda é pouco valorizado – no caso deste trabalho os indígenas Marajoara. A partir disso, o presente trabalho produziu como produto uma história em quadrinho acerca da cerâmica marajoara, tendo como fonte o diário de Tom Wildi – arquiteto suíço e arqueólogo amador, veio para o Brasil e esteve várias vezes na ilha do Marajó para realizar a coleta dos objetos marajoara para ser utilizada como material didático por escola do ensino público e privado. Os registros de campos de Tom Wildi, como fotografias, cartas, anotações pessoais foram analisadas para que junto com o levantamento bibliográfico feito acerca da educação patrimonial e história em quadrinho, fosse produzido esse material didático, que posteriormente foi aplicado em sala de aula. Obtendo um resultado satisfatório dessa aplicação, e abrindo outras possibilidades para o uso desse material em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “(...) Eles me falam que eu tinha que ter nascido homem, mas eu respondo, não deus me fez mulher mesmo”: uma reflexão sobre o ofício das mulheres marisqueiras em São João de Pirabas
    (2025-04-02) Nayara Sousa de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo é resultado da pesquisa realizada com mulheres marisqueiras do município de São João de Pirabas, com o objetivo de investigar e compreender o trabalho realizado por essas mulheres neste município, localizado na região nordeste do Pará, microrregião do Salgado. O estudo, além de discutir a importância desse ofício e a invisibilidade dessas mulheres ao longo dos anos, também aborda a relação de gênero presente na pesca artesanal e, por fim, a relevância desse trabalho historiográfico para o ensino de História no município. O método utilizado para a realização da pesquisa foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa cinco marisqueiras. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação e a entrevista com perguntas semiestruturadas. Acredito que este trabalho possibilitou uma compreensão da vida dessas mulheres e de seu trabalho, reconhecendo sua importância como trabalhadoras e como mulheres que desempenham um papel fundamental para a economia do município. Além disso, o estudo permitiu a elaboração de um registro histórico dessa atividade realizada pelas mulheres de São João de Pirabas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de História e a Educação Indígena: desafios e possibilidades durante a Pandemia da Covid-19 na Escola Municipal Indígena Kokokangroti em Altamira-PA
    (2022-12-12) SANTOS, Rafael Leal; ALVARES, Wellington de Pinho; http://lattes.cnpq.br/9113165346538917; https://orcid.org/0000-0001-7799-9762
    O ensino de história, a educação indígena e os desafios encontrados durante a pandemia da COVID-19 são questões a serem discutidas nesta pesquisa. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é analisar os desafios da educação indígena, refletidas sobre as práticas educacionais no ensino de História do cotidiano escolar da escola Municipal indígena kokokangroti durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa utiliza o método participante, vinculando-se à teoria-prática e ao pensamento-ação, por meio do planejamento e estratégias pedagógicas que inserem e ressignificam os conteúdos de história e cultura indígena. Onde o ensino de História deve ser fundamentado na cultura das comunidades indígenas, onde a educação escolar pode ser de grande relevância nesse processo, ou seja, um processo de disseminação e construção de conhecimento entre os povos. Diante disso, foi desenvolvida uma oficina com o tema: um olhar sobre a comunidade no ensino de história. Na qual, a cultura e resistência dos povos indígenas do médio Xingu deve ser vista e ouvida pelos próprios indígenas e pela sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de História frente à pandemia: desafios e perspectivas no município de Altamira-Pará
    (2022-12-15) SANTOS, Thalia Karolayne Pereira dos; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625
    O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender como está acontecendo o ensino de história no município de Altamira Pará, identificando e destacando quais foram os desafios enfrentados pelos professores de história da rede pública de ensino (anos finais), durante a pandemia causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2). Através desta pesquisa pretendo demonstrar as principais dificuldades e como os docentes foram se adaptando com as novas formas de ensino online. Para isso, foi necessário investigar como a pandemia afetou o ensino de história no município; e identificar as dificuldades ocasionadas devido ao ensino remoto, bem como analisar como o ensino de história está se desenvolvendo em Altamira, no estado do Pará. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, contando com trabalho a pesquisa de cunho bibliográfico que é utilizada para compor a fundamentação teórica a partir da avaliação atenta e sistemática de livros, periódicos, documentos, textos, mapas, fotos, manuscritos e, até mesmo, de material disponibilizado na internet etc. De maneira geral, a pesquisa teve seu objetivo alcançado, que foi perceber os saberes dos professores e colaborar para um aprimoramento desses saberes, incentivar que os discentes reflitam os conteúdos abordados no componente de História, e que haja diversificação nas aulas com auxílio da tecnologia, enriquecer os saberes não só com ferramentas digitais, mas também transformá-las em ferramentas culturais, bem como incentivar a interdisciplinaridade no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental I: a cachaça como “lugar de memória” no município de Abaetetuba/PA
    (2023-07-06) FERREIRA, Erick Fernando Figueiredo; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    O presente artigo aborda a temática do ensino de História e suas metodologias, as quais segundo a escola dos Annales, são ferramentas importantes que auxiliam o educador. Tendo como indicador metodológico a pesquisa bibliográfica, a presente escrita procurou evidenciar a importância da cultura local por meio da valorização da memória dos habitantes do Município de Abaetetuba/PA, indicando a Cachaça como um “lugar de memória”. Como fundamentação teórica, utilizou-se principalmente Silva e Silva (2009), Bittencourt (2004) e Nora (2012) que postulam em suas obras a respeito da virada histórica e a influência desse acontecimento no trabalho dos historiadores. Como considerações finais, o artigo ressalta a visão tradicionalista quanto ao ensino de história nas escolas, sendo algo negativo, uma vez que os registros dos acontecimentos históricos são contados pelos grandes personagens e são mostrados somente os feitos dos mesmos, portanto, evidencia-se a importância e necessidade da valorização da memória e da cultura local, afim de manter viva a história que cerca e colabora para a construção do cidadão abaetetubense, além de apontar para uma eminente desconstrução profissional que almeja uma abertura para a inserção de novos procedimentos metodológicos para o ensino da disciplina de História.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre páginas e passados sombrios: a presença do holocausto, nazismo e totalitarismo nas histórias em quadrinhos
    (2023-12-14) SOUZA, João Vitor Gomes de; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    Esse trabalho estuda as possibilidades vinculadas ao uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de História, em especial obras gráficas que apresentam em seus conteúdos tramas que correspondem a conceitos como, Nazismo, Totalitarismo e Holocausto, em geral o período correspondente a Segunda Guerra Mundial, sem contar que o trabalho também se propõe a apresentar as características das obras gráficas, os desafios, contribuições para o ensino e pesquisa historiográfica, expor que as Histórias em Quadrinhos são uma rica fonte para se debater temas historiográficos, o trabalho também busca discorrer os conceitos propostos a partir da análise de autores especialistas nos temas, além disso, o trabalho se preocupa em buscar apresentar trechos de HQs que possuem ligações diretas com os conceitos escolhidos promovendo uma relação entre a bibliografia acadêmica e momentos das cinco HQs selecionadas que são Maus, A Busca, O Complô, X-Men Magneto e Segredo de Família e na sua conclusão o trabalho propõe apresentar possibilidades aos docentes de como podem abordar o Holocausto, o Nazismo e temas semelhantes em sala de aula fazendo o uso das HQs, promovendo um ensino mais dinâmico e proveitoso.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Escola Açaí: uma experiência educacional no interior da Amazônia tocantina
    (2018-08-16) FORTES, Robson Pena; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248
    Este artigo é resultado da experiência docente no Sistema de Organização Modular de Ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro, zona ribeirinha do município de Igarapé-Miri/PA. A partir da percepção empírica, fruto do convívio no dia-a-dia da comunidade escolar, foi possível constatar a importância que a cultura do açaí significa na dinâmica social do povo ribeirinho miriense, incorporando hábitos, costumes, e relações como pertencimento, identificação econômicas, de trabalho e, de modo muito particular, as relações no ambiente escolar. Nesse sentido, a partir das aulas de História, tento perceber como o açaí pode ser utilizado como um elemento de compreensão do passado pelos professores de História como um objeto de ensino indispensável para entender a escola do campo, a sociedade em que vivemos, e os conflitos estabelecidos a partir da própria construção da identidade amazônica tocantina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA
    (2022-08-02) COSTA, Ingrid Larêdo Leão da; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451
    Essa pesquisa direcionou-se a analisar a forma como a disciplina de Estudos Amazônicos é introduzida por professores, em turmas do ensino fundamental, de escolas públicas do município de Ananindeua. Questionários realizados com os professores lotados na disciplina, são as principais fontes dessa pesquisa, utilizados para identificar qual o perfil do docente, a sua formação profissional e a experiência e relação com a disciplina. Além disso, a partir dos questionários, é possível pontuar a carga horária destinada à disciplina de Estudos Amazônicos, os materiais didáticos utilizados e quais as temáticas selecionadas pelos docentes. O objetivo da pesquisa é perceber como as variáveis, de formação, instrução e área em que atua, influenciam na prática docente e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, visto que a disciplina de Estudos Amazônicos é essencial para o aluno entender a importância da região na qual está inserido.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    História e arte sequencial: o uso das HQs como um recurso nas aulas de História para debater o período Pós Segunda Guerra
    (2023-12-18) LIRA, Rafael Vieira; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O referente artigo tem como objetivo discorrer sobre a maneira que as revistas em quadrinhos podem servir como recurso didático para educadores(as), nas aulas de história, demonstrando como o uso dessas histórias pode tornar o ensino mais atrativo e da mesma forma estimular a participação dos alunos ao utilizar temas que estão dentro de sua realidade. Procurando meios para atingir essa meta exploramos o uso da arte sequencial, termo utilizado para descrever formas de arte que fazem uso de imagens empregadas em uma ordem especifica para fins de narrativa gráfica ou transmitir informações. Afim de explorar esta possibilidade serão analisadas revistas do herói chamado incrível Hulk, procurando similaridades entre as histórias narradas nesses quadrinhos com o contexto histórico apresentado na época da guerra fria, assim tentando apresentar meios de utilizar estas revistas como uma ferramenta capaz de aprimorar de forma significante o ensino e a maneira como as (os) educandas (os) veem as aulas de história. E teoricamente, com o planejamento adequado será possível tornar essas aulas mais interessantes. E isso pode ser uma resposta para atrair a atenção de nossos alunos para as aulas de história.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história em corpos interpretativos: o ensino de História pela dança e o teatro
    (2022-07-04) MELO, Felipe Araújo de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509
    O objetivo deste estudo é a reflexão sobre a produção de uma metodologia para o ensino da disciplina história através da dança e do teatro. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto de extensão “Processos de Formação Docente: ações de ensino aprendizagem em história”, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O foco do projeto era ministrar aulas de reforço da disciplina história utilizando novos recursos didáticos, como música, jogos didáticos, materiais audiovisuais. A dinâmica consistia em acompanhar a professora ou professor responsável pela turma, identificar o conteúdo trabalhado e nos horários vagos de lotação dos professores ofertar as aulas de reforço. Esta pesquisa foi desenvolvida no período de 2018-2021, teve como alvo a instituição Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, na cidade de Ananindeua/Pará. No decorrer da pesquisa se executaram duas experiências-piloto que propiciaram a aplicação do ensino de história pela dança e o teatro. Através da etnografia da prática docente, como metodologia, foi possível desenvolver diversos registros como diários de campo, fotografias, desenhos, que elencaram o corpo dos alunos como objeto de investigação e se tornaram fonte de analise para compreender o cotidiano escolar e suas implicações na aplicação da proposta metodológica. A pesquisa leva em consideração: Quais os saberes necessários para ensinar história pela dança e o teatro; Cultura Escolar, Controles Corporais e Subversões, o corpo na escola; E por fim a Consciência histórica por meio da Dança e do Teatro. Nesta pesquisa também se problematiza a formação docente, instigando que os cursos de formação de futuros professores de história compreendam a necessidade de um currículo interdisciplinar entre história, dança e teatro. O que se aborda aqui é um ensino de história pautado na prática do corpo dançante e teatral, no qual se desenvolve conhecimento junto aos alunos e alunas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A história indígena no ensino de História: uma abordagem a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Juruna na Reserva Indígena Boa Vista no km 30, Município de Vitória do Xingú
    (2022-12-12) NASCIMENTO, Poliane Silva do; ALVARES, Wellington de Pinho; http://lattes.cnpq.br/9113165346538917; https://orcid.org/0000-0001-7799-9762
    O ensino da História indígena pela Lei n.11.645 de 2008 se tornou obrigatório no currículo de educação básica de todo país, portanto observamos que nos livros didáticos ainda existem muitas abordagens eurocêntricas no sentido da história indígena, especialmente nos conceitos identidade, cultura e tradição. Neste sentido o objetivo desta pesquisa é analisar como os indígenas avaliam sua participação ativa no ensino de história e como se veem através das histórias que são retratadas em sala de aula. Neste trabalho foram realizadas as seguintes pesquisas, bibliográficas, documental e pesquisa de campo, onde foram coletados dados por meio de entrevistas com a docente da escola Francisca Juruna e com o cacique da TI Boa vista km30 de vitória do Xingu, comunidade Juruna. Os resultados obtidos mostram que os indígenas desejam um ensino mais representativo, orientado a valorizar a cultura e a história dos indígenas, buscando assim melhorias no ensino escolar indígena.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história local de São João de Pirabas-Pa no ensino de História: debates e representações
    (2023-12-18) COSTA, Thamires Souza da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    A presente pesquisa busca analisar, problematizar e promover discussões no que se refere á inserção do ensino de história local nas aulas de história na escola Guajarina Menezes Silva, situada no Município de São João de Pirabas-PA. Com isso, refletir a importância da representação dos elementos locais no ensino e aprendizagem dos educandos nos anos finais do ensino fundamental. Almeja-se contribuir com o processo de construção do conhecimento histórico escolar do educando, através de propostas metodológicas que conscientize os diferentes usos do ensino de história local na disciplina de história e nesse sentido fazer pensar e refletir a atuação da prática docente no processo do ensino/aprendizagem. Para o embasamento da pesquisa, buscou-se dialogar com autores que discutem e enfatizam a relevância do ensino de história local na vida educacional dos discentes, por tanto se realizou pesquisas bibliográficas, análises de documentos oficiais da educação, documentos normativos da escola, além de recorrer ás fontes orais, necessárias para o bom desenvolvimento das investigações. Através das análises foi possível perceber os fatores que afetam a efetivação do ensino de história local na prática em sala de aula. Em decorrência disso, foi possível pensar e aplicar o projeto pedagógico “Feira Cultural” no espaço escolar com os discentes do 9° ano, como estratégia de viabilizar e valorizar os elementos locais através do ensino de história local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História
    (2023-08-29) COSTA, Bianca Karoline Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo busca analisar e problematizar a criação de uma história androcêntrica, que se estendeu para âmbitos educacionais a partir do nascimento da história como disciplina. O que gerou um grande impacto social para a vida das mulheres e fortaleceu o sistema patriarcal vigente no país desde o período colonial. Para além disso, este artigo busca discutir como esse silenciamento das mulheres na historiografia e o patriarcado corroboram para a prática da violência que aumenta cotidianamente mesmo com a conquistas legislativas do movimento feminista no país. É objetivo deste trabalho apresentar como solução de enfrentamento a essa violência, a reformulação do ensino de história visando as questões de gênero através de práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Questões estas, que estão sendo muito discutidas nos meios educacionais como debate primordial a ser colocado dentro das salas de aula para tentar conter o crescimento alarmante da violência dentro das escolas, e educar uma sociedade mais igualitária.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Paulo de Tarso no ensino de História Antiga: possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula
    (2018-08-10) BARROS, Alberto Daniel Pereira de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    O objetivo deste artigo é discutir possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula para auxiliar no Ensino de História Antiga, principalmente nas turmas do 1º ano do Ensino Médio, em cujo currículo os conteúdos sobre Antiguidade são apresentados e devem ser ensinados. Para tanto, será realizado, em princípio, um breve panorama do Ensino de História Antiga e suas dificuldades relacionadas à execução dos requisitos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que através dos seus pré-requisitos influencia nos conteúdos de História ministrados em sala, que precisam estar em harmonia com o que o exame exige. Também serão levantadas possíveis formas de emprego dos textos bíblicos relacionados com a vida e a obra de Paulo de Tarso, os usos desses escritos como documento histórico do primeiro século, que pode nos oferecer um cenário do cotidiano das pessoas na sociedade romana da antiguidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As potencialidades da história local para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-11-02) BELEM, Eloiza da Silva; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399
    Considerando-se que a disciplina História agrega conhecimentos imprescindíveis para a construção da identidade sociocultural e para o exercício da cidadania de alunos e alunas em processo de formação na educação básica, o presente artigo discute o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, sob a perspectiva de valorização da história local e da memória de moradores das próprias localidades em que os/as discentes estão inseridos, assim como, correlaciona a partir de relato de experiência a Festividade do Bom Odori em Tomé Açu com o ensino da história local . Trata-se de uma pesquisa qualitativa que inclui uma revisão bibliográfica abrangente e um ensaio de pesquisa histórica para potencializar o ensino de história nos anos iniciais do nível fundamental. Desta maneira, os resultados, apontam, que a valorização da História local nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância para assegurar a formação da identidade sociocultural e histórica dos estudantes, pois, por meio desta, os alunos têm a oportunidade de conhecer sua própria história, suas raízes ancestrais e as tradições que perpassam até os dias atuais. Conclui-se que a integração da história local nas aulas de História é crucial para uma educação integral e para a constituição das identidades histórica e sociocultural dos alunos, demandando uma implementação cuidadosa que inclua formação docente adequada e colaboração com a comunidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História
    (2021-10-30) CORDOVIL, Wendell Presley Machado; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700
    Este trabalho apresenta a análise de entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores de História do município de Ananindeua (PA Brasil). Busca compreender as percepções desses docentes sobre a relação da Educação Ambiental (EA) com o Ensino de História. Para isso se preocupa em analisar as representações dos 14 professores entrevistados sobre conceitos importantes para a EA: Natureza, Meio Ambiente e o próprio conceito de Educação Ambiental. Além disso, pretende se observar como esses docentes percebem a relação dos temas ambientais com os processos históricos e as aulas de História. Os resultados apontam para representações plurais sobre os conceitos de Educação Ambiental e Natureza, em muitos momentos sendo comparáveis com categorias de concepções apresentadas em bibliografias da área, mas em outros sendo necessária a construção de novas categorias. Mesmo com a maioria dos professores indicando a importância da Natureza para os processos históricos e da Educação Ambiental para o Ensino de História, indicam dificuldades para a inserção da discussão ambiental em suas aulas de História.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Quinhão da Vila de Pedrinhas (Santarém Novo, Pará) e o ensino de História: a vivência como estratégia de aprendizagem
    (2018-09-17) ALMEIDA, Eula Regina Cidade; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140
    A presente pesquisa aponta para a importância da história local no currículo escolar e a valorização da memória para a compreensão e resgate de sua identidade histórica e social. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos. O objetivo do artigo é expor a importância da história local no ensino de história, tendo como exposto a análise do Quinhão, uma prática comum na Vila de Pedrinhas, localizada na região nordeste do estado do Pará Vila de Pedrinhas, refletindo dentro do currículo do colégio Núcleo de Ensino Pequeno Príncipe localizado em Ananindeua. Desta forma, foi possível perceber a importância das muitas práticas que ainda existentes em vilas e como elas podem ser excelentes meios para o ensino e aprendizado na disciplina de história. Diante dessas evidências, observamos que a história local pode contribuir ao sentimento de identidade e pertencimento, além de que práticas como essas existentes em Pedrinhas, precisam ser conhecidas pela comunidade estudantil, pois demostram as continuidades e rupturas de um passado que muitas vezes para os alunos é apenas passado, no entanto, são características que fazem parte de uma construção em que todos participam, não podendo ser ignorada ou esquecida, como resultado houve a promoção de uma atividade em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História
    (2021-03-30) SOUZA, Elbia Cunha de; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159
    O presente trabalho destaca a Fronteira de Turiaçu que demarcava o limite entre as regiões do Pará e do Maranhão nos anos finais do século XVIII e início do século XIX e analisa a partir de trabalhos científicos de autores como Sueny Diana de Souza, Flávio Gomes, entre outros, aspectos das relações sociais dos sujeitos que ali habitavam a fim de construir um recurso didático para ser utilizado no Ensino Fundamental anos finais. Dessa forma, o debate entre a relação do saber acadêmico e o saber escolar se faz necessário, pois a proposta para a produção de um recurso didático para o ensino de história só será exequível a partir das pesquisas construídas na academia e adaptadas ao espaço escolar. Assim, por meio do recurso didático aqui proposto, há possibilidades de estudar diversos conceitos do Ensino de História, pois os aspectos selecionados para esse material permitem analisar através dessa região fronteiriça as noções de relações de poder, noções de espaço, noções de fonte, sujeitos históricos, organização social, territórios e fronteiras. Propondo assim conhecimentos atualizados e debatidos na academia chegarem à escola, pois acredita-se no potencial das temáticas e conceitos dessa região para exercício diário do docente e discente, por meio do compilado organizado nesse recurso didático.
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