Navegando por Assunto "Hipertextualidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise textual da argumentatividade no movimento virtual #vidasnegrasimportam(2021-10-18) TELES, Izabel dos Santos; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XEste trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a argumentação, quando as postagens nas redes sociais Instagram e Twitter se filiam ao movimento virtual representado pela hashtag vidasnegrasimportam. Adotamos, como base teórica sobre argumentação, a Análise da Argumentação no Discurso, de Ruth Amossy, e como base sobre hipertextualidade e sobre hashtag, as contribuições de Ingedore Koch e de Alves Filho et al., entre outros autores que serão importantes para a elaboração deste trabalho. Para a análise, foram escolhidas oito publicações, entre posts e tuítes, a fim de verificarmos como diferentes textos convergem no sentido de se identificarem antirracistas. Os resultados indicam que a argumentatividade empreendida pelo recurso da hashtag é caracterizada, principalmente, por uma diluição de argumentos operada pela multiplicidade de temas abordados nesses textos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Hipertextualidade e intertextualidade na construção da coerência em notícias do portal G1(2021-10-07) MORAES, Layandra Fonseca; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XO objetivo desta pesquisa é analisar como a hipertextualidade e a intertextualidade atuam na construção da coerência em notícias on-line publicadas no portal G1. Tal construção ocorre por meio de uma das principais inovações dos textos eletrônicos, que são os hiperlinks. O eixo teórico desta pesquisa está pautado nos pressupostos da Linguística Textual de Kock (2006), Marcuschi (2007), Cavalcante (2012) e Carvalho (2018), dentre outros autores. A análise das três notícias escolhidas para compor o corpus deste trabalho busca refletir sobre a possibilidade de navegar pelos links que o locutor da notícia coloca dentro de cada texto e que possibilitam uma ligação com outros textos, páginas, notícias, propiciando diferentes formas de construção de sentidos.