Navegando por Assunto "High School"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafios e perspectivas referentes ao letramento acadêmico na transição do ensino médio para o ensino superior: percepções de alunos ingressantes no campus da UFPA em Bragança(2024-07-09) SANTOS, Adriane Reis da Silva; COSTA, Ana Paula; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578A entrada na Universidade é marcada por diversos desafios, levando os alunos ingressantes a vivenciarem momentos de apreensão, pois a transição entre ensino médio e ensino superior exige mudanças culturais e intelectuais para as quais muitas vezes não estão preparados. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva identificar os desafios e as perspectivas que alunos ingressantes da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança enfrentam com o letramento acadêmico, a fim de compreender que fatores interferem nesse primeiro contato com o ensino superior. O estudo foi feito por meio da análise de dois questionários que foram disponibilizados para alunos dos variados cursos do Campus, após dois minicursos ofertados como uma ação da área de Linguagem do “Programa Nivelamento da Aprendizagem nas Áreas de Linguagem, Ciências Exatas e da Natureza para os Discentes do Campus de Bragança – Pará”, iniciado em 2020 e encerrado em 2023. Este estudo foi fundamentado teoricamente em contribuições de alguns estudiosos, como Carlino (2017), Coulon (2017), Ferreira e Lousada (2016), Oliveira e Araújo (2017) e Pinho et. al (2015), entre outros. Quanto à metodologia, aproxima-se da pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam dois fatores principais na transição de estudantes do ensino médio para o ensino superior: o primeiro, interno, está relacionado à relação professor/aluno e ao formato da oferta de disciplinas adotado pelas faculdades; o segundo, externo, relaciona-se ao ensino básico defasado e a consequências da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de zoologia em escolas públicas do município de Bragança: o que dizem os professores?(2022-07-07) RIBEIRO, Luan Araújo; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661Este trabalho teve como principal objetivo analisar de que maneira está sendo trabalhado o ensino de Zoologia para os alunos do Ensino Médio em escolas da Rede Pública do município de Bragança, estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Considerando a pandemia do novo coronavírus, optamos por utilizar a plataforma Google Forms, para aplicação de questionários a professores que atuavam no Ensino Médio, com perguntas objetivas e subjetivas. Além disso, utilizamos a análise de conteúdo para análise dos dados. Dentre os principais resultados da pesquisa, notou-se que a maior problemática apontada pelos professores participantes foi a falta de infraestrutura e recursos didáticos nas escolas, como por exemplo, de laboratórios com boa qualidade e coleções zoológicas para realização de aulas práticas. Uma parcela dos professores apontou que o recurso didático fornecido pelo governo para os professores utilizarem em suas aulas práticas e teóricas é o livro didático, todavia ele não supre todas as necessidades dos alunos. Consequentemente, levando os docentes à busca de novas estratégias de ensino, por meio de cursos ou pesquisas por conta própria de outras metodologias para complementar suas aulas, na tentativa de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo Desafio Científico das Lendas Amazônicos para o ensino interdisciplinar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias(2025-02-19) PEREIRA, Kézia Cristina Rendeiro; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A Química ainda é uma das componentes curriculares mais temidas pelos estudantes do Ensino Médio, devido ao seu elevado nível de abstração e muitas vezes, pela prática de um modelo meramente expositivo de ensino. Nesta direção, este trabalho visa apresentar um Produto Educacional autoral intitulado “Desafio Científico das Lendas Amazônicas”. Ele é um jogo de tabuleiro octógono com perguntas e respostas pautadas na BNCC que contextualiza os conteúdos curriculares do Ensino Médio da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. É uma importante ferramenta pedagógica, pois integra saberes culturais de contação oral de histórias, mitos e lendas e conhecimentos científicos, utilizando as lendas amazônicas, como ponto de partida para explorar conceitos de forma contextualizada e lúdica. Foram selecionadas as seguintes narrativas para compor o jogo: Matinta Pereira, Curupira, Iara, Boto Cor-de-Rosa, Mandioca, Saci-Pererê, Corpo Seco e Vitória-Régia para a contextualização conceitual. De modo informal, isto é, semTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos(2024-08-02) ASSUNÇÃO, Rodrigo de sousa; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO presente trabalho se trata de um ensaio e realização de revisão da literatura sobre a inclusão e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da eletrostática no Ensino Médio no período de 2019 a 2024. Neste sentido, o trabalho busca compreender o impacto da utilização dessas ferramentas no ensino da eletrostática e de que maneira ela pode ser melhor integrada. Para tanto, a pesquisa buscou analisar estudos empíricos de revisões através de vários tipos de textos oferecidos através das plataformas: Periódicos, Google acadêmico e SciELO a fim de fornecer uma compreensão ampla da relação entre TIC’s e a eletrostática no período pedagógico abordado. A revisão destaca a ampla utilização e os benefícios das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino da eletrostática, mostrando avanços significativos nos últimos cinco anos. O uso de simulações virtuais e plataformas online tem proporcionado uma compreensão mais profunda dos conceitos eletrostáticos, promovendo a aprendizagem ativa e colaborativa. Embora haja progresso, desafios como infraestrutura tecnológica insuficiente e resistência dos professores ainda precisam ser superados. A personalização do ensino e a implementação de sistemas adaptativos são áreas promissoras para futuras pesquisas e desenvolvimentos, visando maximizar o potencial das TIC’s na educação em eletrostática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio(2023-06-23) BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A Física é considerada um grande desafio por parte dos alunos, por isso é importante compor estratégias metodológicas que propiciem uma aproximação do mundo da Física aos estudantes. Neste trabalho é apresentada uma sequência didática elaborada para o ensino de conceitos de calorimetria. A sequência didática, que tem como base o estudo da calorimetria com foco no Ciclo Hidrológico, foi estruturada para alunos da segunda série do Ensino Médio, para as aulas da disciplina de Física, visando à conscientização e conservação dos recursos naturais, bem como trazer melhoria para educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas e com seu entorno. O estudo teve como objetivo propor uma sequência didática visando um ensino interdisciplinar a partir de problemáticas socioambientais no contexto do ciclo hidrológico, calor e temperatura para aula de Física, possibilitando que esse aluno entenda o mundo ao redor e os fenômenos físicos que o cercam. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre a temática do ciclo da água.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Trabalho, formação e juventudes na Amazônia: uma discussão sobre integração de saberes(2025-02-21) PEREIRA, Maria do Socorro dos Santos; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484Este trabalho tem objetivo a ampliação das análises sobre a integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do trabalho docente realizado pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Cametá, no contexto de ensino médio vivido por esses jovens da região do baixo Tocantins, e considerando os procedimentos de ensino. Como procedimento metodológico a pesquisa configura-se pesquisa do tipo qualitativa com pesquisa de campo seguida de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados através da análise do conteúdo. Como resultado apresentamos as análises das entrevistas nessas duas categorias de ensino. E a partir disso, conclui-se que o contexto que se apresentam em ambas as categorias de ensino são de realidades distintas, pois ofertam ensino médio em diferentes categorias. Pertencem a uma classe trabalhadora que vivencia suas relações de trabalho no dia a dia, mas que pouco são explorado seu percurso formativo.