Navegando por Assunto "Hidrovias"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Hidrovia do Amazonas: riscos à navegação no trecho de Santana (Amapá) à Belém (Pará), no período de 1986 a 2006(2011-02) CRIZANTO, Aline Cavalcante; SILVEIRA, Odete Fátima Machado da; http://lattes.cnpq.br/9671710605343277O Brasil possui mais de 40.000 km de hidrovias viáveis à navegação interior, aquela que é exclusivamente praticada em rios, envolvendo embarcações que transportam diversas cargas. No entanto, se percebe que este potencial tem sido subaproveitado, também porque se trata de um setor carente de estudos que contribuam para a sua utilização sustentável. Dentre os aspectos relevantes quanto ao uso de hidrovias, destaca-se a segurança da navegação. Uma hidrovia só pode ser considerada viável se esta estiver dotada de estruturas que garantam condições seguras aos que nela trafegam, o que faz do tema um aspecto relevante a ser estudado. A melhoria nas condições de uso de uma hidrovia significa um avanço no desenvolvimento da região em que esta se encontra. É notável, dentro de um contexto regional, a necessidade de estudos no trecho da hidrovia do Amazonas, que interliga as cidades de Santana-AP e Belém-PA. Assim, o presente trabalho foi elaborado, sob a perspectiva de mudança quanto à importância deste modal hidroviário, tendo como ferramenta para análise multitemporal compreendida no intervalo de tempo entre 1986 a 2006. Os dados obtidos no setor de inquéritos da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), e a utilização do Sistema de Informação Geográfica (SIG) foram utilizados para a espacialização das ocorrências registradas, além da delimitação da linha de costa existente nas diferentes épocas (1986 e 2006), necessária para interpretação visual da mudanças fisiográficas existentes, o que pode servir para futura constatação da relação dessas mudanças com a ocorrência de acidentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O transporte hidroviário urbano de passageiros em Belém e os fatores relevantes para sua implementação(2022-07-14) MONTEIRO, Kallyfer Natan Torrinha; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240A integração entre os modais de transporte hidroviário e rodoviário é uma importante característica das cidades que possuem grande potencial hídrico, devido a capacidade de aumentar a fluidez no trânsito e diminuir o tempo de viagem. No estado do Pará, apesar de possuir uma vasta bacia hidrográfica, o transporte hidroviário é pouco utilizado e não possui integração dos bairros periféricos com o centro econômico da capital. Este estudo investiga como os projetos propostos de integração entre o Distrito de Icoaraci e o centro de Belém não lograram êxito no passado e quais fatores são relevantes para que o usuário utilize o modo hidroviário em detrimento ao modo rodoviário, a partir de uma pesquisa realizada ao público alvo sobre o modal hidroviário. Os dados obtidos no estudo concluem que os usuários utilizariam o transporte hidroviário caso houvesse integração com diferentes modais para os seus destinos nos demais bairros da capital.