Navegando por Assunto "Health education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem sobre as práticas de higiene íntima feminina em uma unidade básica de saúde no município de Altamira - PA: relato de experiência(2023-06-23) CORDEIRO, Elizandra Nogueira; CAVALCANTE, Rosiane Luz; http://lattes.cnpq.br/5196290385634018; https://orcid.org/0000-0002-4701-4245; DAMASCENO, Helane Conceição; http://lattes.cnpq.br/4329945081636048Introdução: A ausência de informações sobre os cuidados com a região íntima feminina ainda é considerada um tabu na nossa sociedade atual. A higiene íntima feminina diária é de suma importância para a prevenção de infecções e para o bem-estar da mulher. No entanto, percebe-se que ainda existe uma carência de conhecimentos pela parte das mulheres ao abordar tal tema. Objetivo: O objetivo é relatar a experiência em ações educativas sobre as práticas de higiene íntima feminina em uma UBS no município de Altamira, buscando ampliar o acesso às informações das usuárias e com isso avaliar o nível de conhecimentos das mulheres acerca da importância do autocuidado. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo educação em saúde, sendo o público-alvo mulheres que frequentam a Unidade Básica de Saúde selecionada no município de Altamira-PA, mais precisamente tendo como local de aplicação a UBS da Brasília, no bairro Brasília onde serão desenvolvidas ações saúde com auxílio de banners ilustrativo, folders educativos e as palestras que serão ministradas em linguagem simples e objetiva, sobre o conteúdo abordado na intervenção educativa. O presente trabalho servirá como uma ferramenta para ampliar a compreensão da adoção do autocuidado como medida preventiva, promovendo a conscientização e promoção da saúde. A temática esplanada se apresenta favorável visto que rotineiramente as mulheres buscam os serviços de saúde para consultas que envolvem o seu autocuidado, tornando-se válida a disseminação de informações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação entre o impacto do ensino presencial e do ensino remoto na saúde vocal dos professores(2022) SILVA, Breno Roberto Reis de Souza; BENTES, Natália Henriques Menezes; PALHETA NETO, Francisco Xavier; http://lattes.cnpq.br/5875006792210017A pandemia do coronavírus e a consequente política de quarentena provocaram alterações na dinâmica do trabalho para diversas categorias. Nesse sentido, instituições de ensino de todos os níveis utilizaram das aulas a distância para seguir com suas atividades anteriormente presenciais. Compreendeu-se que a configuração dos dois modelos de aprendizado conta com instrumentos, espaços e dificuldades diferentes. Diante disso, o presente trabalho – na forma de estudo transversal e descritivo – questionou o impacto dos modelos de educação presencial e remoto na saúde vocal de professores do ensino básico no estado do Pará. A resposta de tal dúvida deu-se através de um questionário virtual auto avaliativo com o público-alvo da pesquisa, no qual foram coletadas informações de identificação social, aspectos comportamentais e parâmetros de saúde dos docentes tanto no método tradicional quanto no a distância. A amostra obtida foi de 64 formulários, dos quais três foram excluídos devido a erro de preenchimento. Além disso, os critérios de exclusão foram idade inferior a 18 anos ou participante que não tenha atuado na metodologia a distância. Assim, a configuração da amostragem deu-se pelo restante de 61 professores de gênero autodeclarado, com idade mínima de 18 anos e atuantes no ensino básico do estado do Pará; verificou-se, em seguida, que 44 dos voluntários apresentavam ao menos uma queixa vocal. Continuamente, os dados foram submetidos a testes estatísticos – teste exato de Fisher, qui quadrado e teste G – de validação de sua significância. Ao final conclui-se que, apesar da troca de método, a grande maioria dos voluntários manteve a existência de desordens vocais. Além disso, o estudo encontrou limitações – recorte temporal, tamanho da amostra, subjetividade da avaliação vocal – que demarcaram pontos nos quais futuros trabalhos possam melhorar para a produção de um resultado científico mais adequado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de jogo educativo como estratégia de educação alimentar e nutricional(2018) FERREIRA, Cibele da Conceição Oliveira; SILVA, Jackson Thiago de Lima da; GONZAGA, Irland Barroncas; http://lattes.cnpq.br/4404609403033945O presente trabalho teve como objetivo elaborar um jogo educativo de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a importância dos jogos educativos como estratégia de educação alimentar nutricional. Para a realização deste trabalho a busca à literatura foi imprescindível. Visando o que os autores apontam com relação à temática sobre hábitos alimentares, gosto e escolha dos alimentos, por que usar jogos em educação e pôr fim chegar à construção do jogo educativo. O presente trabalho se formou em duas etapas de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e na segunda fase da pesquisa houve a construção do jogo, orientado pela planilha de design de jogos em geral, que contém informações estruturantes para a elaboração do jogo. Diante da ampla necessidade de informações concisas sobre a importância da alimentação saudável, fazse necessária a busca de novas estratégias para promoção de Educação Alimentar e Nutricional. Nesse contexto, o uso de tecnologias como estratégia nutricional é de extrema relevância uma vez que a brincadeira e jogos promovem interação social e criatividade em todos os ciclos da vida. E como proposto cumpriu-se o objetivo: a construção do jogo educativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de tecnologia educacional sobre crenças e tabus alimentares no período gestacional(2022) ARAÚJO, Aléxia Maria Santos; FIGUEIREDO, Sandra Maria dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8530470051297070; https://orcid.org/0000-0002-4556-9554; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653Durante o período gestacional experimentase diversas alterações, tanto fisiológicas, quanto anatômicas e bioquímicas, bem como dos hábitos alimentares, devido as crenças e tabus as gestantes se privam do consumo de alimentos importantes para a sua nutrição. Elaborar uma tecnologia educacional digital através de evidências científicas sobre as crenças e tabus alimentares para mediar atividades de educação alimentar e nutricional em gestantes. Estudo de abordagem qualitativa realizado por meio de revisão integrativa da literatura, no período de outubro a novembro de 2022, critérios para seleção: artigos originais publicados em inglês e português, entre 2006 e 2022, disponíveis online e com aderência a temática. Foram encontrados seis artigos nas seguintes bases de dados: Scielo, BVS e ResearchGate. O estudo se sucedeu descrito em duas etapas: a contextualização da tecnologia educacional e o desenvolvimento da cartilha. Observouse de acordo com os artigos selecionados, que as crenças e tabus alimentares estão presentes em alguns períodos, entre eles o gestacional, o que leva a algumas restrições na alimentação, como por exemplo: de proteínas, frutas cítricas/amargas, café, canela, comida pesada e, até mesmo, de comportamentos, como o comer por dois e os desejos da gravidez. Após a estruturação dos resultados foi elaborada a tecnologia educacional do tipo cartilha digital, dividida em introdução, gestação, alimentação saudável na gestação, nutrição, o que é crença e tabu? e crenças e tabus alimentares, com elementos facilitadores da leitura, de fácil compreensão e com recursos visuais atrativos ao leitor. A importância da elaboração da tecnologia educacional acessível às gestantes para desmistificar esses preconceitos em relação às crenças e tabus alimentares, melhorando a assistência do profissional nutricionista na Atenção Primária à Saúde na educação alimentar e nutricional adequada e segura à mãe e ao bebê.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e uso de tecnologia leve para prevenção do câncer de boca(2020-10-01) SILVA, Amanda Thayse Silva e; LOPES, Adalberto Lírio de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8014583577212766; NASCIMENTO, Liliane Silva do; http://lattes.cnpq.br/1267238580647081; https://orcid.org/0000-0002-5943-6314O câncer de boca se apresenta como um prevalente problema de saúde pública com taxas de morbidade impactantes. A detecção precoce é uma das melhores estratégias para seu enfrentamento, assim a educação em saúde tem espaço de destaque no cuidado deste agravo. Nessa lógica, este estudo propôs a criação de tecnologia leve baseada nos princípios da educação popular em saúde que tem como finalidade a disseminação de conhecimentos prévios sobre a doença, contribuindo para a sua prevenção. A tecnologia leve desenvolvida foi em formato de banner de lona contendo uma linguagem didática e adaptada a educação popular, abordando a temática do autoexame de boca, os sinais e fatores de risco contendo imagens, garantindo a literacia em saúde para a população. O material apresentou bom desempenho de uso e se mostrou eficaz no diálogo, nas rodas de conversa e interação comunitária. Portanto, o uso da tecnologia leve tende a ser efetivo na literacia sobre a prevenção do câncer de boca para a população, podendo ser aplicada em condições adversas e nas comunidades da Amazônia que possibilita a interação do cirurgião-dentista com o público sobre a patologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de um guia de orientação para celíacos(2019) GOMES, Ana Luisa Bezerra Soares; BEZERRA, Carolina Vieira; http://lattes.cnpq.br/4220877664593885; https://orcid.org/0000-0003-3374-5597Objetivo: Desenvolver um guia de orientação destinado a celíacos recém diagnosticados e cuidados para auxiliar na adoção de um estilo de vida e de alimentação sem glúten. Método: Trata-se de um estudo metodológico, o qual visa a elaboração de um guia de orientação voltado para celíacos e/ou para os responsáveis de celíacos. O conteúdo apresentado no guia foi definido por meio do levantamento e definição do referencial teórico, selecionando os tópicos que fariam parte inicialmente do guia; consulta direta ao público alvo sobre os tópicos propostos e estruturação final do guia, com a seleção de imagens e os elementos gráficos. Resultados: O guia foi composto por 14 tópicos, 16 imagens e um total de 25 páginas. Foram consultados 30 documentos técnico-científicos sobre doença celíaca (artigos e livros) para redação e fundamentação dos tópicos, utilizadas imagens para reforçar a informação textual. Em cada página, foram utilizados tópicos curtos, de formação simples para facilitar o entendimento do público. Conclusão: Com a escassez de materiais educativos auxiliadores no contexto de doença celíaca (DC), a criação de uma ferramenta que aborde este assunto é fundamental para a disseminação do conhecimento da doença celíaca. O guia de orientação proposto pode ser uma importante ferramenta para a promoção da saúde, por meio de informações e dicas imprescindíveis que ajudam na autonomia dos celíacos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de um manual de atividades educativas para a promoção da saúde dos idosos(2021) OLIVEIRA, Beatriz Lopes de; FIGUEIREDO, Sandra Maria dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8530470051297070; https://orcid.org/0000-0002-4556-9554; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653Tendo em vista a necessidade de um trabalho voltado para os idosos, que tem apresentado cada vez mais Doenças e Agravos Não Transmissíveis, foi elaborado um Manual de Educação Alimentar e Nutricional para a Terceira Idade, a fim de promover educação em saúde, melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida desta população. Para tanto, é necessário sua divulgação e reprodução por parte dos alunos e profissionais da área da saúde para que o público idoso possua conhecimento acerca da alimentação saudável e seja multiplicador de conhecimento para com as pessoas de seu respectivo convívio, gerando um envelhecimento saudável e ativo. Realiza-se, então, um estudo do tipo relato de experiência que almeja proporcionar saúde e bem estar aos idosos. Diante disso, verifica-se que o corpo do material educativo, do modelo e-book, está disposto em eixos temáticos que antecedem e explicam com fundamentação teórica as atividades de Educação Alimentar e Nutricional que estão presentes no material de maneira detalhada, com abordagem simples e de fácil reprodução, o que impõe a constatação de que é possível a comunicação linear entre o saber técnico e popular.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de uma cartilha com orientações nutricionais para pacientes diagnosticados com fenilcetonúria(2023-03-09) CARDOSO, Caroline de Morais; SILVA, Luiz Carlos Santana da; http://lattes.cnpq.br/6161491684526382; https://orcid.org/0000-0003-1017-6221Introdução: A Fenilcetonúria (PKU) é uma doença genética do metabolismo em que há uma atividade reduzida da enzima que converte a fenilalanina em tirosina. O diagnostico é feito pelo teste de triagem neonatal e seu tratamento deve ser iniciado mais cedo possível e mantido ao longo da vida. A base do tratamento é a restrição de alimentos que contenham fenilalanina de acordo com a tolerância do paciente, diante disso o objetivo do presente trabalho é desenvolver uma cartilha com orientações nutricionais para pacientes diagnosticados com PKU, para ser utilizado como suporte em seu tratamento Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura, realizado no período de agosto a novembro de 2022. Foram selecionados artigos das bases de dados Lilacs, Pubmed, Google acadêmico e Scieloe além de manuais do Ministério da Saúde (MS), no período de 2017 a 2022 a partir das seguintes palavras-chaves: educação em saúde, dietoterapia em PKU, aleitamento materno na PKU e saúde da criança, foram excluídos artigos não disponibilizados na integra, não relacionados ao tema, além de teses e dissertações. O estudo foi feito em duas etapas, o levantamento de informações cientificas e a construção da cartilha. Resultados: Foram utilizados na construção da cartilha três artigos e Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Fenilcetonúria do MS. Foi então elaborada a cartilha digital dividida em: Introdução, Grupos alimentares, Aleitamento Materno, Alimentos Permitidos, Alimentos de consumo moderado e Alimentos Proibidos. Conclusão: A cartilha é uma tecnologia educacional que auxilia na orientação nutricional de crianças com PKU.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel das palestras educativas sobre a necessidade do uso de equipamentos de segurança em alunos do ensino médio e sua influência na prevenção de sequelas neurológicas decorrentes de traumatismos do sistema nervoso(2019-05) SOARES, Ana Laura Pinto; SOARES, Laurivaldo Pinto; PEREIRA, Edmundo Luís Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3203390331999651; https://orcid.org/0000-0001-8594-9642O traumatismo crânio encefálico (TCE) é um evento agudo relacionado a acidentes que acomete a caixa craniana e seu conteúdo. Trata-se de uma das causas mais frequentes de morbidade e mortalidade dentre os adultos jovens, constituindo um grave problema de saúde pública e previdenciária, posto que as lesões resultantes do mesmo geralmente comprometem funções cognitivas, sensoriais e motoras, com severo prejuízo para o desempenho das tarefas cotidianas e profundo compromisso na qualidade de vida dos indivíduos afetados e de seus parentes. No Brasil a ocorrência do TCE é estimada em aproximadamente meio milhão de vítimas todos os anos, das quais a maioria requer algum tipo de atendimento hospitalar. Dentre os fatores que podem melhorar esses números, incluem-se as medidas de prevenção, dentre as quais se destaca a educação preventiva dos grupos mais expostos da população, a grande maioria adultos jovens. Especialistas no assunto indicam que a uma medida bastante eficaz inclui educar preventivamente indivíduos mais jovens por meio de palestras educativas realizadas periodicamente nas escolas, com o objetivo de alertar sobre os riscos a que podem estar expostos e ao mesmo tempo conscientizar sobre a necessidade de adotarem atitudes proativas, como por exemplo, o uso de equipamentos de segurança em situações de vulnerabilidade. Atualmente existem inúmeros projetos que por meio de atividades diversificadas auxiliam educadores e autoridades competentes a implementar medidas capazes de reduzir a incidência de lesões traumáticas do sistema nervoso em adultos jovens, dentre as quais a metodologia aqui apresentada. OBJETIVO: Analisar, por meio de formulário próprio desenvolvido para esse fim, o grau de conhecimento e a consciência sobre a exposição aos riscos de acidentes e incidentes e a necessidade do uso de equipamentos de segurança entre os estudantes do ensino médio da rede educativa pública na cidade de Belém, e demais métodos preventivos capazes de reduzir acidentes automobilísticos potencialmente lesivos ao sistema nervoso, antes e após a intervenção por meio de palestras educativas. CASUÍSTICA E METÓDOS: Estudo de campo, transversal utilizando questionário de múltipla escolha e questionamentos discursivos aplicados antes e após palestra expositiva acerca da importância do uso de equipamentos de segurança utilizados nos veículos automotivos, realizado em salas de aula de 04 Escolas Públicas, com 350 alunos devidamente matriculados do Ensino Médio no Município de Belém. RESULTADOS: Dos 350 estudantes participantes, 18% possuem Carteira Nacional de Habilitação, dos quais 22,2% na categoria A, 11,1% na categoria B e 66,6% categoria AB. 2% já se envolveram em algum acidente de trânsito, dos quais 1,2% são do sexo masculino e 0,8% do sexo feminino. 50,3% alunos conhecem alguém que já foi vítima de acidente de trânsito, dos quais 22,9% se recuperaram completamente e 27,4% ficaram com alguma sequela. Destes, 20% acreditam não ser fundamental o uso de cinto de segurança em ônibus intermunicipais, e 11,7% afirmaram não haver necessidade para o uso do cinto de segurança por passageiros que ocupam bancos traseiros dos carros, enquanto que 26,6% das pessoas consideram desnecessário o uso de capacetes durante a direção de motocicletas. Do total, 96% afirmaram que a ação educativa efetivada pela equipe do projeto melhora os hábitos de comportamento no trânsito e 4% que talvez cause mudança. Ademais, questionou-se a respeito do entendimento do assunto abordado e dinâmica usada, 97,2% classificaram como boa ou excelente e 2,8% como regular. CONCLUSÕES: A análise dos dados colhidos na investigação infere que uma significativa porcentagem da população jovem de maior risco para acidentes potencialmente lesivos ao SN não possui a consciência acerca da necessidade da utilização dos equipamentos de segurança, como capacetes e cintos de segurança, primariamente porque desconhecem a importância desses instrumentos de proteção e seu papel na prevenção das injúrias potencialmente mórbidas ligadas ao TCE. O presente trabalho enfatiza a necessidade de incluir a metodologia aqui empregada como instrumento de intervenção preventiva de acidentes potencialmente lesivos ao SN, através da educação e conscientização da população de maior risco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil epidemiológico dos participantes da campanha Julho Amarelo 2021 em hospital de referência em doenças hepáticas(2022) SARGES, Dayanne Coutinho; MÓIA, Lizomar de Jesus Maués Pereira; http://lattes.cnpq.br/8335502787825672; https://orcid.org/0000-0002-6755-8725Introdução: Devido a evolução para doença hepática crônica, as hepatites B e C destacam-se como doenças infecciosas de forte impacto para a saúde pública. Diante disto, as ações de testagem, vacinação e educação em saúde são fundamentais no combate às hepatites virais. Objetivos: Avaliar o perfil epidemiológico dos participantes da campanha Julho Amarelo 2021 na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Material e Método: Estudo epidemiológico, retrospectivo, quantitativo e transversal. Foram avaliadas 246 fichas de participantes da campanha, armazenadas no banco de dados da Secretaria de Saúde do Pará, nos meses de janeiro e fervereiro de 2022. Os dados coletados foram armazenados em um banco de dados pelo Microsoft Excel 2016. A análise de dados foi realizada com base na estatística descritiva. Resultados: Observa-se uma predominância do sexo feminino (64,64%) em detrimento ao sexo masculino (35,36%). Em relação ao estado civil, 139 participantes (53,5%) são solteiros, 72 (29,26%) casados, 17 (6,91%) divorciados, 16 (6,5%) participantes em união estável e 2 (0,81%) viúvos. A faixa etária mais participativa foi de 42 a menores de 48 anos com idade média de 44,87 anos. Destaca -se que 98,78% residem no município de Belém e região metropolitana com maior número de residentes (13,33%) no bairro do Guamá. Cerca de 87,80% eram trabalhadores da instituição hospitalar com predomínio de trabalhadores do setor administrativo (61,5%). Foram realizados 246 testes HbsAg e 246 testes anti-HCV com detecção de 01 caso reagente para hepatite B e nenhum caso reagente para hepatite C. Constatouse uma prevalência de 0,4 % de casos reagentes para hepatite B durante a campanha. Cerca de 81,31 % relataram que estavam com a carteira vacinal atualizada para hepatite B, na qual não foram vacinados pela equipe de profissionais da SESPA. Conclusão: Ratifica-se a importância da campanha Julho Amarelo, pois foi detectado um caso reagente para hepatite B, o qual desconhecia ser portador dessa infecção crônica. A campanha contribuiu para esse diagnóstico e cumpriu seu objetivo no acesso, diagnóstico precoce e na prevenção dos agravos relacionados a essa infecção. Além disso, possibilitou a vacinação de 18,69% dos participantes na qual demonstrou que mais da metade dos profissionais do serviço hospitalar encontram-se com a vacinação atualizada para hepatite B.