Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "HQ"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A HQ como ferramenta de multiletramentos na escola: reflexões sobre a implementação de uma sequência didática no estágio de iniciação à docência no Pibid
    (2022-06-17) FARIAS, Samara de Brito; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Este trabalho enfoca uma experiência didática de ensino do gênero textual história em quadrinho (HQ) desenvolvida durante o estágio de iniciação à docência realizado no âmbito do subprojeto “Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental”. O referido subprojeto integrou o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na versão relativa ao Edital CAPES nº 7/2018, em vigência no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, e foi desenvolvido por meio da parceria colaborativa entre o curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Capanema e a escola municipal Profa. Maria Natividade. A problemática central da pesquisa se traduz na seguinte indagação: como trabalhar o ensino de HQ na escola com vistas a viabilizar os multiletramentos dos estudantes? Neste viés, o objetivo geral é discutir os resultados da aplicação de uma sequência didática para o ensino do gênero história em quadrinhos como atividade de multiletramentos na escola. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se utilizou de procedimentos metodológicos adequados à pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio da observação participante realizada na turma do estágio de iniciação à docência nos diferentes momentos de implementação da sequência didática. Os registros foram anotados sistematicamente em um diário de campo e complementados com fotografias capturadas em um aparelho celular, com o intuito de ilustrar os diferentes momentos da experiência focalizada. A pesquisa pretende contribuir com o processo de multiletramentos das crianças e estimular os docentes do ensino fundamental a desenvolverem a conectividade dos estudantes com o mundo digital, buscando nos aparatos tecnológicos maneiras de impulsionar a aprendizagem dos estudantes. Do ponto de vista acadêmico, há o compromisso de dar visibilidade às experimentações didáticas proporcionadas no contexto do Pibid, assim como estimular o trabalho com os gêneros textuais durante o processo de alfabetização e multiletramentos dos estudantes, além de sugerir atividades para serem desenvolvidas nos laboratórios de informática. Ademais, este trabalho também pode ser um interessante material de consulta para os estudantes do ensino fundamental e médio interessados em conhecer mais sobre as HQ e as ferramentas do software educativo Hagáquê.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vírus influenza A (H1N1) : conhecer para se proteger
    (2016-02-19) COSTA, Jaydson Alves da; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    A influenza ou gripe é uma doença respiratória que atinge o homem e várias espécies de animais, podendo provocar surtos e epidemias. Tem a capacidade de sofrer mutações e dar origem a novos subtipos virais. O presente trabalho tem como objetivo sensibilizar os alunos a se prevenir contra o VÍRUS A H1N1, bem como: Propor o gibi como uma estratégia para resgatar o interesse à leitura da comunidade escolar e familiar sobre doença endêmica da região de Portel; Orientar os alunos das consequências do vírus A (H1N1). Mostrar aos alunos que hábitos de higiene saudável previnem não só a gripe influenza A (H1N1), mas também outros vírus prejudiciais a nossa saúde. Demonstrar através do gibi de forma ilustrativa e lúdica como se previne, como se contrai e como trata a doença. O trabalho apresentado em caráter exclusivamente bibliográfico, teve como base artigos e teses publicados em revistas científicas, elaboração do método pedagógico dinamizado (gibi). O trabalho vem fomentar a necessidade de se aplicar métodos práticos nas aulas de ciências no 7º ano do ensino fundamental das escolas de Portel, para incentivar a prática assídua desses métodos de ensino aprendizagem que comprovadamente proporcionam uma eficácia maior na mediação do conhecimento e na interação em sala de aula entre professor mediador e educando, tendo em vista que toda atividade feita na prática se torna, mas interessante, pois proporciona ao educando uma aprendizagem significativa, alegre e divertida o mesmo aprende brincando sem contar que aumenta a participação ativa de toda a turma. Contudo o trabalho ligado à prevenção pode desenvolver nos alunos a forma a consciência de que um simples ato de lavar as mãos pode ser considerado assim um passo muito importante para saúde de todos que estão envolvidos de forma direta e indireta. Assim tivemos uma reciprocidade de aprendizagem conhecimento mudando diante dos problemas e da sociedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA