Navegando por Assunto "Grammar of the visual designer"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gramática do designer visual em propagandas publicitárias(2013-08-19) SIQUEIRA, Márcia Denise dos Santos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Neste artigo teremos como foco principal a análise de textos publicitários multimodais. O objetivo é mostrar que, nas propagandas, as escolhas das cores, formatos de letras, texturas, sons, incluindo todos os modos semióticos, são dotados de significação e que os elementos composicionais das imagens não são escolhidos de forma aleatória. Para analisar as propagandas, retiradas da revista Marie Claire das edições de dezembro de 2012 e de janeiro de 2013, foram aplicadas as categorias da Gramática do Designer Visual, de Kress e van Leeuwen. Os resultados mostram que assim como os interlocutores precisam de uma Gramática específica para conseguir ler e escrever textos verbais, a mesma coisa acontece com os textos multimodais: é preciso eleger algumas regras e normas para produzir e decodificar textos dessa natureza.