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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional dos egressos da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará(2019) RODRIGUES, Joyce da Cruz; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383No Brasil, os arquivistas tiveram seu reconhecimento legal na década de 70, porém tanto a profissão quanto a Arquivologia ainda se encontram em processo de desenvolvimento e reconhecimento social, principalmente depois da inclusão da disciplina nas instituições de ensino superior do país nesta mesma década. Em 2011 o curso de Arquivologia é instituído na Universidade Federal do Pará, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem no Estado seja na iniciativa pública ou privada. A partir desta consideração esta pesquisa objetivou verificar a partir da experiência dos primeiros egressos do curso de Arquivologia da UFPA a preparação acadêmica e a atuação profissional no mercado de trabalho em oito anos de atividade. O universo amostral para obtenção de resultados compreende aos egressos das suas quatro primeiras turmas dos anos de 2015 a 2019 do curso de Arquivologia da UFPA. Para a compreensão deste estudo foram contemplados aspectos históricos nacionais e a participação do Estado do Pará no processo de desenvolvimento da Arquivologia. Esta pesquisa é de natureza quali-quantitativa cujo procedimentos metodológicos consistiram no levantamento de fontes bibliográficas e documentais, além da aplicação de questionário ao público alvo afim de levantar informações que mostre a opinião dos egressos sobre a formação acadêmica e a atuação profissional no mercado de trabalho nos órgãos e empresas do Estado do Pará. Os resultados obtidos com esta pesquisa apontaram para uma disparidade entre setor público Federal, setor público estadual e o setor privado e certa preocupação dos egressos para com seu futuro profissional por conta da falta de prática na academia e a flexibilização das exigências para o preenchimento do cargo de responsabilidade nos arquivos dos órgãos públicos do estado e município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Curso de licenciatura em educação do campo: a perspectiva dos discentes egressos sobre o processo de formação(2021-06-02) FRUTUOSO, Fagner Soares; RODRIGUES, Márcio Henrique Simião; http://lattes.cnpq.br/6694634683294750A educação no campo vem ao longo dos anos ganhando destaque no âmbito acadêmico por se mostrar fruto de resistência contra a opressão do homem e da mulher no campo, da resistência ao analfabetismo e do apreço pelas igualdades sociais. Nesta perspectiva, este trabalho é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as concepções dos sujeitos de pesquisa sobre o processo de formação no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, ofertado pela Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista, via formulário online, realizada com os egressos do curso e para tanto se fez uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A análise dos dados foi feita seguindo as etapas da análise de conteúdo para a realização de um comparativo entre as respostas dos sujeitos de pesquisa e as propostas do projeto pedagógico do curso analisado. Os resultados apontam para um bom processo de formação, visto que a maioria dos egressos entrevistados apontou que o curso foi essencial para a formação pessoal e profissional para uma atuação tanto no campo quanto fora dele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e trabalho docente em educação física: o que dizem os egressos sobre o mundo do trabalho no município de Belém-PA(2019-12-17) LAUREIRO, Lauriany Oliveira; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6147701581227207O presente estudo trata da Formação inicial e Trabalho docente em Educação Física no município de Belém-PA. Teve como objetivo Geral: é analisar a relação entre a formação inicial, o trabalho docente e seus campos de atuação profissional de egressos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Pará, contando com objetivos específicos: Analisar o campo da formação inicial em educação física no Brasil mediante o contexto da reestruturação produtiva e Analisar a formação inicial e a configuração do trabalho em Educação Física por meio do Projeto Pedagógico de Curso e pelos egressos. A questão problema que norteou o estudo foi: Qual a relação entre a formação inicial e o trabalho docente de egressos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará? A metodologia seguiu o percurso a abordagem crítico-dialética, conforme SanchezGamboa (2007), fazendo uso da pesquisa de campo com sujeitos participantes egressos do curso de Licenciatura de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), no total de 41 (quarenta e um) com o uso de questionário online ferramenta do Google Formes. Fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre o debate da formação inicial em Educação Física e seus reordenamentos no mundo do trabalho, foi feito um levantamento das revistas Motrivivência, Pensar a Prática, Movimento e Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RCBCE). O tratamento dos dados foi feito a partir da perspectiva da análise de conteúdo Franco (2011). Os resultados revelaram que existe a relação entre a formação inicial no curso e o seu trabalho docente dos egressos, porém com pouca compressão de análise do currículo proposto pela instituição, assim direcionando a formação para a fragmentação do conhecimento voltado para as demandas exigidas do mundo do trabalho. Concluímos que o estudo apresenta sua relevância pela temática e por contribuir com o projeto de formação em Educação Física da Universidade Federal do Pará, assim como compreender como os egressos revelaram suas compreensões sobre a formação inicial e o trabalho que desenvolvem em seus campos de atuação profissional no município de Belém-PA.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A identidade profissional dos egressos do curso de pedagogia do campus universitário de Abaetetuba - PA(2022-07-19) SILVA, Paula Inês Lobato; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente trabalho tem por objetivo a investigação de como egressos do curso de Pedagogia constroem sua identidade profissional docente, na região do Baixo Tocantins. O estudo se insere na rede das temáticas específicas da formação docente, da constituição da identidade profissional docente e da educação básica. O referencial teórico está assentado nos estudos de RAYMOND e TARDIFF (2000); TARDIF (2002); GATTI (2014; NÓVOA, 1999; SACRISTÁN, 1999; ROLDÃO, 2005. Para a coleta de dados foram enviados questionários via redes sociais, especificamente Whatsapp e Google Forms para os egressos do curso de Pedagogia, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará. Afim de pensar a prática da coleta de dados em campo, destinada a investigar em específico a construção da identidade de professores que atuam na Região do Baixo Tocantins.