Navegando por Assunto "Governamentalidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Governamentalidade e BNCC: problematizações sobre as competências socioemocionais(2023-12-27) ARAÚJO, Jaylson Javier Silva de; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263Nos últimos anos acompanhamos a reprodução de discursos a respeito das competências socioemocionais e sua relevância para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Diversas organizações, instituições e fundações posicionaram-se em prol dessas competências defendendo a necessidade de estarem incorporadas a um projeto de currículo unificado com garantias e promessas de alcance de metas e resultados, aumento de eficácia, de produtividade e melhora do desempenho na escola (e na vida profissional) por parte dos alunos. É necessário considerar que a escola produz práticas de governamento, conduz as condutas; nesse caso, as competências socioemocionais se manifestam como um dispositivo capaz de controlar os sujeitos, construindo subjetividades, o que corrobora com as práticas medicalizantes na educação escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é problematizar as competências socioemocionais realizando uma análise sobre a BNCC. Tal análise tem como referencial teórico-metodológico o pensamento do filósofo Michel Foucault baseado, em especial, nas obras A Ordem do Discurso (1999), A Arqueologia do Saber (2002) e Microfísica do Poder (1979). Este trabalho tem cariz qualitativo, bibliográfico e procurou examinar na BNCC a incidência das competências socioemocionais numa leitura de inspiração arqueológica, segundo os moldes foucaultianos. Foram pesquisas em base de dados de textos acadêmicos para realização da análise. E por fim, apresenta suas considerações com o intuito provocar outros questionamentos e sinalizar uma relação das competências socioemocionais com os estudos da medicalização da sociedade e a governamentalidade neoliberal no qual produziu-se o documento analisado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Governamentalidade: O estudo das competências socioemocionais a partir da resolução do CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019(2023-11-16) CUNHA, Larissa Kelly Moraes; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263Este trabalho é uma das reflexões desenvolvidas por meio do projeto “Resiliência e governamentalidade: o estudo das competências socioemocionais na formação de professores a partir da resolução do CNE/CP no 2, de 20 de dezembro de 2019”. A referida resolução tem como referência a implantação da Base Nacional Comum para a Formação inicial de professores da Educação Básica (BNC-Formação) e elenca competências socioemocionais que devem ser desenvolvidas pelos docentes em formação inicial. Essas competências promovem a ideia de que os professores, para ensinar habilidades, devem desenvolver suas competências, autorregular-se e regular seus alunos, enfatizando a resiliência como um comportamento desejado. O objetivo dessa pesquisa foi investigar de que modo os discursos presentes neste documento operam como estratégia política, dentro do regime de governamentalidade, por meio das competências socioemocionais sustentadas na BNC-Formação anexa à Resolução CNE/CP No 2, de 20 de dezembro de 2019. Utilizamos como ferramenta teórica-metodológica para análise dos documentos o legado do pensamento de Michel Foucault a partir de alguns de seus escritos na composição da Aquerologia do Saber (2000), Genealogia do Poder (2011) e Genealogia da Ética (2010). Esses três campos de produção demarcam os investimentos investigativos deste autor ao estudar o sujeito e os modos de produção de subjetividade, as incidências e dissidências políticas nas relações de poder e de saber. Selecionados documentos específicos para análise, foram recortados por meio de “séries discursivas” com o intuito de destacar e investigar as práticas discursivas e não discursivas que os compõem. As fontes primárias basearam-se em documentos nacionais e internacionais. As fontes secundárias foram compostas por teses, dissertações e artigos a fim de investigar as condições de possibilidades que permitiram a construção da Resolução, a amostra do que está sendo discutido no meio acadêmico e a investigação das interrelações entre os saberes que se articulam à operacionalização dos discursos sobre “resiliência” e “competências” presente na referida Resolução. Nesse sentido, essa pesquisa contribui com o movimento prático-teórico que tem se construído no Brasil a fim de questionar e resistir às diferentes estratégias políticas de esvaziamento da docência e da educação realizando análise dos interesses de poder envolvidos nas disputas pelas políticas curriculares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão como dispositivo econômico para o governo das pessoas com deficiência(2019-06-07) PEREIRA, Sara Bianca da Silva; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471O presente trabalho trata da inclusão e o governo das pessoas com deficiência, a partir de um olhar nos estudos foucaultianos. A elaboração deste trabalho teve como problema de pesquisa: como a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem se constituído em uma estratégia de governamentalidade? Como objetivo geral, definimos investigar como a inclusão de pessoas com deficiencia tem se constituído em uma estratégia de governamentalidade no campo econômico. Ao aproximar o conceito de governamentalidade com o de inclusão, fundamentamos a pesquisa a partir das análises produzidas pelo teórico Michel Foucault. Como referencial teórico para subsidiar a pesquisa, os principais autores utilizados foram: Foucault (1979), Gallo (2015), Lopes (2009), Rech (2013), Sardagna (2013), Santaiana (2013), entre outros autores que discutem o uso da governamentalidade no processo de inclusão das pessoas com deficiência. Para tanto, levantamos alguns questionamentos para subsidiar o problema de pesquisa, acerca de ações que legitimaram o processo de inclusão, partindo de que pressuposto a Declaração de Salamanca designa que a escola é responsável pela transição do aluno para o mercado de trabalho? Qual a contribuição da Lei de Cotas na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho? Qual o intuito da ONU ao produzir discursos de igualdade de direito entre as pessoas? O foco dado a estas questões teve como alvo de debate pressupostos legais e teóricos, proporcionando assim, um melhor entendimento as questões econômicas que atualmente tem cerceado o processo de inclusão, e que de forma ingênua não é percebido. O referente trabalho foi construído por meio da pesquisa documental e a análise do discurso, sob a perspectiva foucaultiana. Este tipo de pesquisa possibilitou estabelecer um olhar mais crítico e questionador da atualidade, contribuindo para a problematização acerca das práticas sociais vigentes. Partindo dos estudos e reflexões vivenciados no decorrer da construção desta pesquisa, concluímos que por meio dos discursos e práticas que visam promover a inclusão, vem-se conduzindo por meio da subjetivação, a vida da população que se deseja incluir, de uma forma que possam ser modificados de acordo com os moldes de uma sociedade capitalista, onde todos necessitam estar inseridos em jogos econômicos. Mensuro a relevância desta pesquisa, na medida em possibilita a ampliação das pesquisas teórico-científicas. contribuindo para novos saberes acerca da inclusão das pessoas com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) "Necropolítica e biopolítica na gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil: uma análise crítica da atuação do governo Bolsonaro"(2024-09-01) ALMEIDA, Louise Millany Lessa Oliveira de; TAXI, Ricardo Araújo Dib; http://lattes.cnpq.br/2208519070757294Este trabalho se propõe a analisar como a gestão do governo Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 contribuiu ativamente para produção de mortes em massa por meio de dispositivos biopolíticos de produção de discurso e normatividade, e como a omissão planejada permitiu que mortes preveníveis ocorressem, guiada por interesses neoliberais. Utilizando como referencial teórico obras de Michel Foucault e Achille Mbembe, este estudo objetiva evidenciar a acentuação da governamentalidade necropolítica durante a pandemia. No primeiro capítulo, desenvolvo o conceito de Biopolítica em Foucault, seguido pelo conceito de Necropolítica de Mbembe para compreensão da interseção entre poder de morte, racismo e neoliberalismo. Finalmente, no último capítulo, me valho das evidências constantes no Relatório da CPI da Pandemia para evidenciar o "fazer morrer e deixar morrer" do governo Bolsonaro.