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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado IV: o uso do gênero textual glossário como recurso didático para o processo de letramento.(2024-07-09) QUEIROZ, Keise Samanda Lima; QUADROS, Suzane de Oliveira; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este artigo tem o intuito de relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Profª Argentina Pereira, em Bragança-PA. O estudo foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, composta principalmente por alunos oriundos do campo. A proposta pedagógica escolhida foi trabalhar o tema “Farinha de mandioca”, devido à sua relevância social, cultural e econômica na região Norte. Utilizando o gênero textual glossário, o objetivo para o plano de aula foi promover o letramento, desse modo valorizando a cultura local, e permitindo que os alunos se tornassem protagonistas na construção do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se em algumas contribuições de estudiosos, como: Marcuschi (1996, 2004), Kleiman (2005, 2007), Rodrigues (2015), Pimenta e Lima (2008), entre outros. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, a partir da utilização de observação participante e diário de campo (Prodanov; Freitas, 2013). Os resultados mostraram a participação ativa dos alunos, evidenciando seu orgulho pela transmissão de saberes e tradições e o sentimento de pertencimento ao campo. Destaca-se também a importância do estágio na formação profissional, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas à realidade e ao contexto social dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Glossário da terminológia da carpintaria naval Abaetetubense(2017-04) CARMO, Léa Pimentel do; MATOS, Alessandra Martins; http://lattes.cnpq.br/4919356253853403O presente trabalho apresenta a proposta de elaboração de um glossário terminológico ilustrado com 48 fotos, referente ao ofício da carpintaria naval – construção artesanal de embarcações de madeira de pequeno, médio e grande porte - praticado no estaleiro do Tacilo, localizado na zona urbana da cidade de Abaetetuba – PA, sob a coordenação geral da Prof.ª Ma. Alessandra Martins Monteiro da UFPA Campus Abaetetuba. A obra terminográfica aqui proposta, analisa e descreve a Terminologia da Carpintaria Naval - léxico especializado e traz o levantamento de 268 termos – entrada (termos e suas variantes lexicais) oriundos da pesquisa realizada no referido estaleiro em julho 2015 e fevereiro de 2017. No que concerne à linguística de campo, foram arrolados como informantes da pesquisa 10 informantes: 3 carpinteiros navais, 2 calafates, 1 fibrador, 1 torneiro, 1 pintor e 2 ajudantes, com mais de 05 anos no ofício da carpintaria naval, enquadrados em duas células de faixa etária, que correspondendo aos trabalhadores que possuem idades entre 18 a 30 anos e de 40 a 70 anos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Glossário terminológico do açaí: uma perspectiva socioterminológica(2017) OLIVEIRA, Raimunda Rodrigues de; LOURINHO, Débora de Sousa; MATOS, Alessandra Martins; http://lattes.cnpq.br/4919356253853403O presente trabalho intitulado Terminologia do Açaí: uma perspectiva socioterminológica consiste na elaboração de um Glossário Terminológico Ilustrado. Apresenta-se estruturado de forma semi-sistemática (alfabética) e em campos conceituais (semânticos), a partir do levantamento dos termos que caracterizam a terminologia (léxico especializado) utilizada por um grupo de profissionais, a saber: produtor, gerente do açaizal, peconheiros, casqueiro, embalador, operador de máquina, batedor, ensacador, carregador de túnel de congelamento e encarregado de produção que praticam a mais de 10 anos o ofício da plantação e beneficiamento do açaí no Sitio Santa Maria, situado na zona rural e na agroindústria Aça Vitanat zona urbana da Cidade de Igarapé-Miri/Pará. O trabalho desenvolve-se a partir dos pressupostos teóricos das ciências do léxico com ênfase na Socioterminologia e teve como base os estudos dos seguintes autores: Aragão (2009), Silva (2007), Krieger e Finatto (2004), Barros (2004), Cabré (1995), Faulstich (1995) e Silva e Koch (1995), que discorrem sobre os estudos linguísticos desenvolvidos pela Terminologia à técnica de elaboração de glossários especializados. Nesta perspectiva, este trabalho tem como principal objeto de análise e descrição linguística da unidade terminológica – o termo - lexia especializada presente no discurso de profissionais que compartilham uma mesma área do saber humano. A obra apresenta um levantamento de 200 verbetes (termos – entrada), com registro de variantes terminológicas (lexicais, morfossintáticas e socioprofissionais), cuja descrição e análise parte dos contextos: social, situacional e sociolinguístico em que os termos circulam.