Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Gibi"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração de gibi como instrumento de educação celíaca
    (2021) SIMÕES, Amanda Antunes Lucas; BEZERRA, Carolina Vieira; http://lattes.cnpq.br/4220877664593885; https://orcid.org/0000-0002-0243-8941
    Sensibilizar as pessoas sobre a doença celíaca tem direta relação com a qualidade de vida de celíacos. Cuidadores de celíacos e celíacos são rotineiramente incompreendidos por adotarem a rigorosa alimentação sem glúten. Esta falta de empatia está diretamente relacionada a agravos emocionais, exclusão social e depressão. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um gibi com a temática celíaca para sensibilizar crianças e adultos, gerando uma postura mais empática frente a condição celíaca. O presente trabalho faz parte de um projeto de extensão que possui aprovação do comitê de ética da Universidade Federal do Pará (n° 899.717). Para a construção do roteiro foi elaborado um questionário online para coletar histórias vividas pelos celíacos que eles julgassem importantes para serem contatadas em formato de gibi. As respostas foram transcritas para o Excel para a seleção das temáticas que seriam consideradas no roteiro, após a construção do roteiro o mesmo foi enviado a um cartunista. Uma personagem fictícia foi criada (Lina) para embalar o enredo do gibi. Ao total foram coletadas 39 histórias, com temáticas que variaram desde situações de diagnóstico até o convívio social. O gibi foi organizado em 7 episódios (Lina e sua descoberta; visita ao nutricionista; mudanças; festinha de aniversário; ida ao supermercado; quero ficar em casa; formatura da mamãe), que narraram o diagnóstico difícil, as etapas para confirmação da doença, os detalhes no momento da compra de alimentos, as frustrações e dificuldades e algumas situações rotineiras de festinha de aniversário e o comer fora de casa. O formato final do gibi constou de 80 figuras e 20 páginas, tamanho a3. Podemos concluir que compartilhar histórias reais é uma via interessante de divulgar a informação e como são reais o impacto sobre a empatia acaba sendo mais positivo. A narrativa do gibi oportuniza ao leitor uma aproximação a realidade celíaca, mostrando que, situações tão comuns e simples do dia a dia podem ser um tormento na vida do celíaco e de sua unidade familiar e que nós podemos auxiliá­-los nesse manejo da doença com atitudes positivas e empáticas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    TÉTANO: uma abordagem em historias em quadrinhos (HQs) sobre o ensino do tétano nas aulas de ciências naturais
    (2015-03-24) TENÓRIO, Kesy dos Santos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    O presente trabalho de conclusão de curso visa verificar como as Histórias em Quadrinhos (HQs) podem auxiliar o processo de ensino/aprendizagem do tétano. As Histórias em Quadrinhos vêm sendo alternativa de ensino/aprendizagem eficaz comprovado por vários estudos, sendo que seu código de formação própria e a linguagem universal utilizada tem influenciado a formação cultural de várias gerações. Dado ênfase, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a utilização da História em Quadrinho como instrumento no ensino do tétano. Desse modo, foi construído uma História em Quadrinho que abordasse sobre o tétano e foi distribuído junto a alunos do ensino fundamental para que pudesse ser analisado o entendimento dos alunos sobre o tétano prévio e pós aplicação das histórias em quadrinhos. Como objetivo específico, propomos fazer uma análise se a história em quadrinho apresentado aos alunos fez com que os mesmos compreendessem as principais características do tétano, bem como os meios de prevenção e tratamento. Caracterização do tétano: doença infecciosa aguda, não contagiosa, resultante do binômio solução de continuidade de pele/mucosa e contaminação pelo bacilo Clostridium tetani. Ciclo de vida: o período de incubação em média é de 10 dias, variando de 24 horas a 30 dias. Alguns casos chegam a meses. Prevenção: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a vacina antitetânica, quando garantida a sua produção, conservação, aplicação, doses completas da vacina, conformerecomendação do esquema vacinal e resposta imunológica. Quando todos estes fatores ocorrem,a sua eficácia está em torno de 99%. Tipo de pesquisa: foi escolhida a abordagem qualitativa,sendo que o tipo de pesquisa foi a pesquisa de campo em uma escola do ensino fundamental da zona urbana do município de Breves-PA. Coleta de dados: questionário com questões fechadasaplicadas com 22 alunos do ensino fundamental. Resultados da pesquisa: os resultados da pesquisa apontam que após aplicarmos a história em quadrinhos junto aos alunos do 6ºano do ensino fundamental, os mesmos apreenderam conhecimentos acerca do tétano. Vale ressaltar que ao levar a história em quadrinhos junto aos alunos, os mesmos se mostraram dispostos a estarem apreendendo sobre o tétano a partir da leitura do gibi. Nesse sentido, posso afirmar que após os alunos lerem a história em quadrinhos, os mesmos demonstraram ter apreendido mais ainda sobre o tétano, bem como os meios para a sua prevenção.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA