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Navegando por Assunto "Gerenciamento da prática profissional"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração do rol de competências dos enfermeiros da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
    (2019-07-09) SANTOS, Rayssa de Cássia Maués dos; FIGUEIREDO, Maria Clara Costa; http://lattes.cnpq.br/8438468621018746
    Para a consecução dos objetivos das organizações, é necessário o desenvolvimento de competências nos níveis individual e organizacional. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos: Elaborar o Rol de Competências dos enfermeiros atuantes no hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório descritivo, que foi desenvolvido a partir do projeto de extensão “Introdução de ferramentas estratégicas a gestão do pessoal de enfermagem”, ao qual esse estudo está vinculado. Utilizou-se a metodologia de pesquisa ação, onde criou-se o grupo de Seminário, responsável pelas decisões norteadoras da pesquisa. A coleta de dados foi dividida em etapas, em que a primeira (Análise documental) buscou identificar as competências necessárias para o enfermeiro, através da análise dos documentos institucionais. Na segunda etapa (Validação de Conteúdo), foram realizadas entrevistas com os enfermeiros através de um questionário online na Plataforma Survey Monkey, com o objetivo de mensurar a importância das 18 competências selecionadas. A terceira etapa (Validação Semântica), constituiu-se da análise semântica das 12 competências consideradas mais importantes e da tríade CHA (conhecimentos, habilidades, atitudes), através da instalação do grupo focal. A quarta etapa consistiu na aplicação de um novo questionário (Validação Estatística), para confirmação da importância das descrições das competências e o nível de desempenho dos profissionais em relação a elas. Verificou-se que a competência Ética foi classificada como “extremamente importante” pelo maior quantitativo de pessoas. Já as competências “Educação em Saúde, Resolução de Conflitos, Delegação, Produção Científica e Educação Permanente” foram selecionadas como pouco desempenhadas por alguns profissionais, e a competência “Sistematização da Assistência de Enfermagem” foi a única selecionada como não desempenhada por um pequeno número de pessoas. Em suma, a identificação desses elementos permite o planejamento de estratégias a fim de reduzir as discrepâncias entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.
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