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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano
    (2024-02-07) SILVA, Cleudiane Priscila Silva da; COSTA, Leonoura Reis da; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O processo de ensino e aprendizagem de Geometria é um grande desafio tanto para professores quanto para alunos dos mais diferentes níveis. A presente investigação tem por objetivo explorar o processo de ensino-aprendizagem utilizando o geoplano para o ensino dos Polígonos Regulares para alunos do 6º ano, estabelecendo uma conexão como os alunos podem aprender a relacionar o conhecimento concreto com o abstrato, de forma significativa e duradoura. Para isso, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo do tipo descritiva. O trabalho foi realizado através de pesquisa de campo, em uma turma do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Orlando Moisés, localizada na zona rural do município de Salinópolis no estado do Pará. Ao final, conclui-se que ao longo da realização deste trabalho aplicado em sala de aula o geoplano constitui-se como um meio dinâmico para os alunos explorarem os desafios propostos, na medida em que podiam fazer, refazer e desfazer figuras e calcular área e perímetro com grande facilidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso do geoplano no processo de ensino e aprendizagem de um estudante surdo
    (2025-04-03) SANTANA NETO, José Luis; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712
    O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de ensino de conceitos e procedimentos de cálculo de área por meio da utilização do geoplano como recurso pedagógico para estudante surdo. Nesse contexto, esta pesquisa assumiu uma abordagem de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Nesta investigação, a metodologia adotada envolveu uma atividade prática com geoplano, adaptada para atender à necessidade de um estudante surdo do ensino médio da rede estadual no município de Castanhal-PA, priorizando a interação e a ludicidade no processo de aprendizagem. O trabalho evidenciou que o uso do geoplano contribuiu para a compreensão de conceitos geométricos e procedimentos de cálculo de área, além de ter promovido maior interação e engajamento do estudante em sala de aula. Com isso, pode-se inferir que metodologias inclusivas, como a utilização de materiais manipulativos, potencializam o aprendizado de conceitos e procedimentos matemáticos, especialmente em contextos de educação matemática inclusiva. Portanto, esta pesquisa fomentou a importância de práticas pedagógicas que dialogaram com as especificidades do estudante, destacando-se como uma contribuição relevante para o processo de ensino e aprendizagem matemática para estudantes surdos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano
    (2024-02-02) SOUZA, Mara Nayara Monteiro de; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O objetivo é explorar como a combinação as ferramentas podem aprimorar a compreensão dos conceitos geométricos e influenciar positivamente o desempenho dos estudantes. Este estudo foi realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio em uma escola pública do município de Salinópolis – PA. No início, os estudantes são introduzidos aos conceitos básicos de coordenadas cartesianas. Em seguida, o Google Maps é incorporado como uma ferramenta interativa, permitindo que os alunos escolham pontos geográficos reais como referência. O geoplano funcionou como um elemento tangível, proporcionando uma conexão física com os conceitos abstratos das coordenadas. Sugerimos aos alunos posicionarem elásticos no geoplano para representarem pontos no plano cartesiano, criando uma ponte entre a representação digital no mapa e a manipulação prática no geoplano. Durante as atividades, os estudantes foram desafiados a traçar rotas entre diferentes pontos no mapa, utilizando as coordenadas cartesianas aprendidas. Como resultados deste estudo, podemos concluir que: este promoveu não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise espacial e resolução de problemas. A proposta oportunizou não apenas consolidar o entendimento das coordenadas cartesianas, mas também estimulou o pensamento crítico e a aplicação prática desses conhecimentos em situações do mundo real, utilizando a tecnologia do Google Maps como um recurso educacional enriquecedor.
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