Navegando por Assunto "Geometry - Study and teaching"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades de geometria com o uso do software Geogebra para alunos do 9º ano do ensino fundamental(2022-02-16) NASCIMENTO, Celso Herbert Alcântara Nazaré do; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O uso de softwares matemáticos como o GeoGebra tem beneficiado o ensino de geometria e também proporcionado novas vivências aos alunos, com oportunidades de experimentação, simulação e observação. A partir do exposto, este trabalho objetiva apresentar três atividades propostas, envolvendo a utilização do software de simulação GeoGebra, para o ensino de Geometria no 9o ano do ensino fundamental. Este trabalho trata-se de uma pesquisa propositiva e a construção das atividades foi baseada nos objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, disponíveis para o ensino da geometria no 9o ano e em anos anteriores do ensino fundamental. Cada atividade apresentada foi definida levando em consideração: os objetos de conhecimento da geometria a serem trabalhados; as condições essenciais para sua aplicação e orientação para a realização das mesmas. Com isso, espera-se que a interação dos objetos de conhecimento tratados nas atividades com o uso do software GeoGebra seja capaz de envolver, estimular e despertar o interesse de alunos do 9o ano em aprender Geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultura da carpintaria naval: saberes etnomatemáticos aplicados à construção de embarcações artesanais no município de Marapanim - PA(2017-12-16) MIRANDA, Kalilo Brasil; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este estudo versa a Etnomatemática como instrumento cultural na prática da carpintaria naval no município de Marapanim/PA, local da investigação e, teve por objetivo geral: estudar a origem dos saberes matemáticos aplicados pelos carpinteiros navais na construção artesanal de embarcações e, identificar elementos da Matemática, especialmente da geometria, compostos na estrutura das embarcações e, apresentar a forma que esses elementos podem auxiliar no ensino de geometria. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, alicerçada em suporte bibliográfico. No estudo etnográfico da cultura da carpintaria naval, foi identificado a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações e, aproximação do saber fazer matemático que possuem os carpinteiros navais com a Matemática aprendida em ambiente escolar. Todavia, durante a visita aos estaleiros, constatou-se que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, isto é, etnomatemáticos, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval e; e por meio da convivência em grupo familiar, passam esses saberes para as gerações posteriores. Este estudo também valoriza o conhecimento gerado em outras culturas, tendo por base a Etnomatemática, enfatizando a busca de novas descobertas ao ensino de Matemática, assim como a ligação desta ciência com as demais áreas do conhecimento.