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Navegando por Assunto "Geometria - Estudo e ensino"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atividades de geometria com o uso do software Geogebra para alunos do 9º ano do ensino fundamental
    (2022-02-16) NASCIMENTO, Celso Herbert Alcântara Nazaré do; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    O uso de softwares matemáticos como o GeoGebra tem beneficiado o ensino de geometria e também proporcionado novas vivências aos alunos, com oportunidades de experimentação, simulação e observação. A partir do exposto, este trabalho objetiva apresentar três atividades propostas, envolvendo a utilização do software de simulação GeoGebra, para o ensino de Geometria no 9o ano do ensino fundamental. Este trabalho trata-se de uma pesquisa propositiva e a construção das atividades foi baseada nos objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, disponíveis para o ensino da geometria no 9o ano e em anos anteriores do ensino fundamental. Cada atividade apresentada foi definida levando em consideração: os objetos de conhecimento da geometria a serem trabalhados; as condições essenciais para sua aplicação e orientação para a realização das mesmas. Com isso, espera-se que a interação dos objetos de conhecimento tratados nas atividades com o uso do software GeoGebra seja capaz de envolver, estimular e despertar o interesse de alunos do 9o ano em aprender Geometria.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cultura da carpintaria naval: saberes etnomatemáticos aplicados à construção de embarcações artesanais no município de Marapanim - PA
    (2017-12-16) MIRANDA, Kalilo Brasil; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Este estudo versa a Etnomatemática como instrumento cultural na prática da carpintaria naval no município de Marapanim/PA, local da investigação e, teve por objetivo geral: estudar a origem dos saberes matemáticos aplicados pelos carpinteiros navais na construção artesanal de embarcações e, identificar elementos da Matemática, especialmente da geometria, compostos na estrutura das embarcações e, apresentar a forma que esses elementos podem auxiliar no ensino de geometria. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, alicerçada em suporte bibliográfico. No estudo etnográfico da cultura da carpintaria naval, foi identificado a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações e, aproximação do saber fazer matemático que possuem os carpinteiros navais com a Matemática aprendida em ambiente escolar. Todavia, durante a visita aos estaleiros, constatou-se que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, isto é, etnomatemáticos, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval e; e por meio da convivência em grupo familiar, passam esses saberes para as gerações posteriores. Este estudo também valoriza o conhecimento gerado em outras culturas, tendo por base a Etnomatemática, enfatizando a busca de novas descobertas ao ensino de Matemática, assim como a ligação desta ciência com as demais áreas do conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
    (2023-06-29) COSTA, Celso Nonato Xavier da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O Trabalho de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para compreender de que forma estes podem ser vistos como mediadores no ensino do conhecimento matemático formal escolar. Esta pesquisa é abordagem qualitativa, e fundamentada em suporte bibliográfico. A pesquisa teve como sujeito colaborador, o Mestre Nonato que desenvolve seu ofício na carpintaria naval, no município de Abaetetuba -Pará. Durante o período em que estivemos no campo de pesquisa, constatamos que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, ou seja, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval. Os resultados apontam, a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações, apontam ainda que esses saberes são passados de gerações em geração e que devemos valorizar os conhecimentos gerados em outros ambientes não-formais, enfatizando a importância desses conhecimentos para o ensino da Matemática formal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Professores que ensinam geometria nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2018-04-30) SILVA, Eduilson Jose e; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Este estudo intitulado de “Professores que ensinam Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem como objetivo analisar a dificuldade encontrada por este profissional da educação e compreender quais as estratégias auxiliadora para o ensino da Geometria este usar. A pesquisa apoiou-se primeiramente em conhecer um pouco da historicidade da Geometria, depois em alguns teóricos que refletem sobre o ensino desta, tendo como sujeitos docentes da educação do ensino fundamental. A opção metodológica teve caráter qualitativo e bibliográfico que permitiu análises relevantes. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Participaram deste estudo três professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Vila de São Sebastião da Boa Vista, no munícipio de Marajó – Pará, visando conhecer as estratégias usadas por esses professores para trabalhar a Geometria para estudantes dos Anos Iniciais, considerando a dificuldade de trabalhar este conteúdo, muitas vezes sendo gerado pela falta do aporte pedagógico, pela formação inacabada do professor e pela carência de aproveitamento do estudante na aprendizagem do saber geométrico, proporcionado, como viu-se na pesquisa, na negligencia familiar em acompanhar o processo de aprendizagem de seus pais o que contribui na voz do professor na qualidade do ensino escolar. Os resultados obtidos, apontam que há necessidade de ações de intervenção mais eficientes, na perspectiva de contribuir para a melhoria do ensino de Geometria nos Anos Iniciais das escolas que serviram de ambiente para novas ações que minimize essa dificuldade do educando em aprender a geometria assim como outros tópicos matemáticos para qualidade da educação básica.
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