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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La casa de Bernarda Alba: la casa como representación de la ley y de la opresión, simbologías y metáforas del teatro lorquiano
    (2023-06-30) DIAS, Cláudio José; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
    Este trabalho tem como objetivo analisar a obra La casa de Bernarda Alba (1936) do autor espanhol Federico García Lorca, em seu gênero trágico a partir dos aspectos simbólicos e linguísticos de seu estilo presentes na obra. Desta forma, o corpus analítico desta pesquisa será a edição do ano (1985), com cento e quarenta e três páginas, de uma peça teatral na qual emergem elementos característicos da literatura trágica espanhola do século XX, que vem crescendo desde o século VI quando teve seu surgimento e desenvolvimento inicialmente na Grécia e posteriormente em vários países. Em compensação, reconhecendo a extensão desse gênero, a presente investigação delimitou-se em três temas: um ambiente de lei e opressão, a presença de diálogos carregados de símbolos e metáforas, e as características do estilo teatral de Lorca. Nesse sentido, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica según indica Marconi y Lakatos (2003), se trabalhará as teorias sobre a literatura trágica de Álvarez (2009), Lesky (2021), Autoridade e liberdade (GONZÁLEZ, 2012), Realidad y simbolos (MARTINEZ, 1965)., além dos estudos sobre a peça La casa de Bernarda Alba (1936), e diversos outros autores que contribuirão para este estudo de análise teórica. Assim, por meio desta investigação, busca-se demonstrar a presença do trágico lorquiano na obra. Uma vez que a tragédia é um gênero dramático e teatral criado na Grécia antiga no século IV aC, atingindo seu máximo esplendor nos séculos VI, mas através de Lorca se empreendeu uma profunda renovação teatral na Espanha. Seus principais argumentos giram em torno da combinação de verso e prosa, elementos cultos, expressão de sentimentos humanos, aproximação com o popular, ambientes opressores que condicionam a liberdade das personagens, protagonistas femininas, linguagem simples e direta, bem como a presença de símbolos e metáforas de extraordinária plasticidade, atribuindo ao teatro um papel profissional de integração social. Outro argumento importante é a liberdade que aparece exercida nos dramas del autor. Pretendo que este trabalho possa contribuir para fornecer novos dados sobre o estilo teatral trágico de Lorca e assim deixar novos recursos para serem utilizados por outros acadêmicos em seu crescimento no estilo de lorquiano.
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