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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do game League of Legends sob o olhar da semiótica peirceana(2021-10-08) NEGRÃO, Jéssyca Cristien Carvalho; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho tem como objeto de estudo o signo game pela abordagem da semiótica Peirceana, analisado pela relação do signo com o seu objeto, considerando o aspecto Icônico, Indicial e simbólico. Para isso, escolheu-se o jogo League of Legends da Riot Games. A base teórica deste trabalho foi fundamentada no estudo da semiótica americana, tendo o game League of Legends como objeto. Por fim, apresentar a contribuição que o game League of Legends oferece para a semiótica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências(2021-06-17) GELL, Ana Júlia Franco; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no plano de trabalho de iniciação científica “Imaginações, saberes e performance nos Anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências” (PIBIC/CNPQ/UFPA) realizada no segundo semestre de 2019. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos com deficiência intelectual de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola que atende a duas comunidades quilombolas, no Baixo Acará-Pará e um aluno com surdez do 4º de uma escola Estadual localizada no município de Belém do Pará. A investigação partiu de estudos construídos por: Relvas (2012), Streiechen (2017), Santos (2016), Smolka (1991). A metodologia se baseou na Observação participante Angrosino (2009) tendo como objetivo discutir as formas de aprendizagem relevantes para os alunos. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de atividades com jogos, contação de histórias e mediação de leitura (em libras também), escrita e desenvolvimento da oralidade. Observou-se que a partir da contação de histórias e da mediação formamos um ambiente em que os alunos se sentiram mais à vontade e as turmas aderiram bastante às propostas de atividades. Além disso, os jogos foram objetos propositivos à introdução de atividades, atendendo as necessidades de cada aluno. A pesquisa também evidenciou a importância do trabalho docente ainda na graduação, ampliando as discussões articulando a tríade: oralidade, leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O jogo e a educação física em uma instituição de educação especial(2019-12-18) SOARES, Mariana do Nascimento; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900O jogo enquanto elemento da cultura esta presente em diversas civilizações e seus significados atribuídos dependendo da sociedade e contexto social. O ato de jogar é uma ação que antecede até mesmo a civilização. A Educação utiliza-se do jogo como recurso de ensino pelas contribuições resultantes do uso do mesmo. Podemos destacar aqui: desenvolvimento motor, cognitivo, psicológico, da sociabilidade, inteligência, raciocínio, agilidade, afetividade, entre outros. Assim como o ensino regular já reconheceu os benefícios do jogo no processo de ensino e aprendizagem, a Educação Inclusiva e Especial passou a inserir atividades lúdicas no conteúdo e nas metodologias desenvolvidas com alunos que possuem alguma deficiência. Partindo na necessidade em investigar a relação que o jogo tem com a Educação Física Inclusiva, surge a problemática de pesquisa: Qual a importância dos jogos na Educação Física Inclusiva. O objetivo geral da pesquisa é: investigar o jogo na Educação Física em uma Unidade de Ensino Especializado. Já enquanto objetivos específicos, delimitou-se: a) identificar os tipos, materiais, metodologias e processos avaliativos utilizados para abordar o conteúdo jogo; b) compreender a importância atribuída ao jogo pelos professores entrevistado; c) refletir sobre os limites e possibilidades do conteúdo jogo na Educação Física especial. A partir das analises foi possível identificar a importância que o jogo assume ao permitir que o aluno com deficiência possa não só participar do processo de ensino e aprendizagem, mais que isso, tornar-se agente ativo no processo. Capaz de atuar com suas limitações, não sendo mais aluno passivo que não era visto como capaz de desenvolver habilidades hoje presentes nas ações do mesmo. Sendo possível adquirir noções sociais importantes para as relações na comunidade em que o aluno convive.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Primavera X: gincana como ação mitigadora de problemáticas ambientais na Praia do Mangal em Tucuruí-PA(2022-07-11) ALMEIDA, Samayara Nayara Vieira de; LICÁ, Jamilly Marques Ribeiro; ROCHA, Davit Patrik Lima da; RIBEIRO NETO, Álvaro de Oliveira; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182As constantes alterações causadas pelo homem no meio ambiente podem resultar em prejuízos para os recursos naturais, inclusive os corpos hídricos. Os seguidos impactos gerados pela comunidade dificultam, assim, a recuperação da natureza por si só, necessitando mais uma vez da ação humana, atuando na recuperação de áreas devastadas e/ou poluídas. Este artigo trata da importância de ações voltadas para a preservação dos recursos hídricos. Também, da realização da gincana nacional em prol do cuidado com as águas, Primavera X. Nessa ação, foi removida grande quantidade de lixo do local de estudo, conhecida como Praia do Mangal, no município de Tucuruí. Este projeto foi realizado em parceria com um Clube de Desbravadores do município e obteve o apoio de pais e familiares das crianças e adolescentes envolvidas. A Primavera X contribuiu para envolver os jovens em uma atividade de recuperação de um corpo hídrico, cumprindo o objetivo principal da gincana.