Navegando por Assunto "Gênero do discurso"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano(2018-05-29) SILVA, Loana Farias da; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O artigo pretende discutir uma proposta de ensino de língua portuguesa, desenvolvida para a educação básica do município de Tomé-Açu, nordeste paraense, em uma turma de 6º ano, por meio do procedimento Sequência Didática, dos autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta surgiu a partir da observação de duas aulas de língua portuguesa, turma 6º ano, em uma escola particular do município, durante a disciplina Estágio I do curso Letras-português, ministrada no ano de 2017. Após a observação e elaboração, o trabalho foi aplicado em sua versão inicial na disciplina Estágio II, com resultados significativos, e ampliado para uma versão final sem aplicação, neste artigo. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, habilidades de leitura e escrita do gênero conto. Para alcançar tal objetivo, pretende-se levar o aluno a compreender a estrutura e as características do conto, entender os elementos da narrativa e desenvolver habilidades de compreensão e produção do gênero. Para discutir sobre gênero do discurso utilizo a concepção Bakhtiniana (1997). Utilizo os estudos de Móises (2000) no que concerne ao gênero conto. A consideração acerca da tipologia textual narração baseia-se nos estudos de Vieira (2009) e o procedimento Sequência Didática, fundamenta-se em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para tanto, espera-se que a proposta final da sequência didática o gênero conto como proposta de ensino para o 6º ano venha contribuir para a compreensão e produção escrita do gênero conto, nas aulas de português em geral. Que os alunos compreendam as principais características do gênero; desenvolvam uma escrita consciente e reflexiva sobre o que produzem; percebam a importância dos elementos constituintes do conto; percebam a importância da narração no texto e aprendam a utilizar os elementos adequadamente em busca de um estilo próprio.