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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Androginia: la deconstrucción de género en Alejandra Pizarnik, un análisis de la obra Diarios (2013)(2019-12-06) REIS, Francidalva Araújo; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Tendo em vista a necessidade de contribuir com os escassos trabalhos que abordam a vertente: androginia-literatura, relacionados entre si e a relevância em tratar da luta das mulheres contra os estereótipos patriarcais, tanto em sociedade quanto no âmbito literário. Esta investigação objetiva abordar o carácter andrógino presente na poeta Alejandra Pizarnik, a qual realiza por meio deste elemento uma desconstrução de gênero manifestada em si própria como escritora e como mulher. Assim, o corpus analítico trabalhado será a segunda edição da obra Diarios (2013) constituída por 934 páginas, em que devido a tal extensão serão analisados especificamente os cadernos pertencentes aos anos de 1954; 1955; 1958; 1959; 1960; 1963; 1965;1968 y 1970. Os quais correspondem a momentos da vida de Pizarnik, onde os aspectos andróginos se encontram mais evidentes. De este modo, a presente pesquisa é de carácter qualitativo e tem como suporte teórico autores como Molina (2009), Butler (2003), Flores Depardieu (2017), entre outros. Se buscará evidenciar a aversão que a poeta demonstra aos estereótipos que a sociedade molda para o papel do homem e da mulher, onde rechaça em seu diário as mulheres que aceitam as imposições. Assim, o estilo andrógino de Alejandra Pizarnik constitui em uma forma de resistência às convenções sociais, em uma época na qual a mulher ainda ocupa um espaço de inferioridade tanto em sociedade quanto na literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência(2022-07-07) CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas, relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Constitucionalidade e tributação no Brasil: desigualdades de gênero, patriarcado e o exemplo do estado do Pará(2023-12-14) IGREJA, Victória Caroline Aranha; SILVEIRA, Alexandre Coutinho da; http://lattes.cnpq.br/7902423151331560; https://orcid.org/0000-0002-8218-7336O objetivo deste estudo é examinar a complexa relação entre tributação, gênero e justiça fiscal, principalmente com relação ao sistema tributário brasileiro, utilizando o Estado do Pará como exemplo. O estudo inicia com as implicações do patriarcado e do liberalismo na formulação de políticas fiscais, sublinhando como essas ideologias podem contribuir para disparidades de gênero no âmbito tributário. A pesquisa explora uma análise da constitucionalidade da tributação, destacando os princípios fundamentais da dignidade humana e igualdade constitucional como elementos cruciais para uma abordagem equitativa. A motivação surge pela construção do gênero feminino a partir do consumo, e, pela parcela feminina ser onerada por sua condição biológica, haja vista, os gastos e tributação correspondente em determinados produtos essenciais não se submetem ao público masculino. Dessa maneira, foi adotado como objetivo geral verificar os desafios para a promoção da justiça tributária de gênero no Brasil e no contexto do estado do Pará. Como objetivo específico, verificar a constitucionalidade das políticas tributárias atuais à luz dos princípios da igualdade e dignidade humana. Para tanto, foi estudado aporte teórico de escritores do pensamento liberal, em busca das raízes do pensamento e sua influência no que compreendemos como sistema tributário atualmente; bem como os princípios e doutrinas constitucionais, construído com a participação do movimento feminista. Outrossim, tem como questões centrais: identificar como o liberalismo influencia a estruturação das políticas tributárias em relação a gênero; analisar, o entendimento constitucional sobre a questão da igualdade entre os sexos; bem como, a possibilidade de a tributação ser empregada com o propósito de buscar a redução de desigualdades socioeconômicas de gênero no Brasil; quais as soluções que podem ser empregadas para atingir este objetivo, e por fim, seria possível afirmar que o Sistema Tributário Nacional está descompassado com o dever de promover a igualdade de gênero? Em conclusão, o método científico empregado foi o teórico, combinado com a pesquisa quantitativa, para esta finalidade, foi feita revisão bibliográfica e a coleta de dados oficiais sobre a realidade do Brasil, com foco na discriminação de gênero no contexto do direito tributário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Didatização dos gêneros: análise procedimental das sequências didáticas em trabalhos realizados por graduandos em língua portuguesa a partir do ano de 2018, do campus da UFPA de Abaetetuba-PA(2022-02-09) LIMA, Aldeneide Barbosa de; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho traz como discussão a didatização dos gêneros a partir da análise procedimental das sequências didáticas, buscando averiguar como o conteúdo da didatização dos gêneros é apresentado nos trabalhos realizados por graduandos em licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, do Campus de Abaetetuba, a partir do ano de 2018. Foram 5 trabalhos analisados sob a perspectiva da importância de se trabalhar com a didatização dos gêneros a partir dos saberes procedimentais, a partir de uma sequência didática, como uma ferramenta metodológica que possa contribuir no desenvolvimento do ensino da língua materna. Desta forma, justifica-se a magnitude desta pesquisa, na medida que pode vir a colaborar para que o trabalho com gêneros na educação básica possa ser realizado pelos futuros profissionais de Língua Portuguesa, de uma forma bastante didática, que leve em consideração ferramentas como os saberes procedimentais para que a sequência didática seja aplicada com eficiência. Os procedimentos metodológicos se apresentam como pesquisa aplicada, bibliográfica, com abordagem qualitativa, com procedimento coleta de dados na pesquisa documental, como documentos escritos por graduandos em licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, que foram produzidos entre 2018 a 2019. Nesses trabalhos os autores desenvolvem sequência didática conforme pressupostos de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), seguindo as seguintes etapas: Atividades Preparatórias, Apresentação da situação, Produção inicial, Módulos e Apresentação Final. Após analisar os trabalhos realizados, percebemos que os autores seguiram a didatização dos gêneros por meio da sequência didática, o que proporcionou uma organização no ensino, que motivou os alunos a compreender o conteúdo do gênero proposto, realizar as tarefas, e estimular o aprendizado de uma forma significativa. E, sobretudo, as estratégias de sequência didática apresentadas nas 5 pesquisas, observamos que são propostas que se encaixam nas novas diretrizes do processo pedagógico proposto pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o que nos permite entender que as sequências didáticas são positivas para o letramento na educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades da prática docente sobre gênero e sexualidade na escola(2019-12-26) ALHO, Francimary Teles; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente Trabalho de Curso - TCC discorre sobre o tema “As Dificuldades da Prática Docente sobre Gênero e Sexualidade na Escola”. Tendo como objetivo principal analisar como os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Antônia de Paiva que está situada no município de Acará na rua Luiz Miranda, número 629, com Travessa Ernesto Geisel, Bairro Cacoal no município de Acará. A escola vem trabalhando com a temática gênero e sexualidade, na busca de identificar o porquê desse tema não fazer parte da prática pedagógica dos professores da escola acima mencionada. A proposta é que o tema em discussão passa fazer parte do cotidiano da escola. Foi através de um levantamento bibliográfico e em seguida ouvindo alguns educadores que foi possível fazer a coleta de dados realizado meio de entrevistas, assim como observando o cotidiano da escola. Foi uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas dos docentes em sala de aula bem como a relação entre os educadores e os educandos. O trabalho está organizado em cinco seções onde se aborda o tema em discussão. Como resultados alcançados podemos afirmar que a escola em questão ainda está muito distante da discussão sobre gênero e sexualidade que possa de fato, ajudar as crianças a construírem uma identidade sexual. Os preceitos religiosos ainda são muito fortes na vida e nas práticas dos professores, o que leva a uma prática conservadora cheia de tabus quando se trata da sexualidade. Este trabalho está fundamento com a colaboração de alguns autores como: Falabelo (2005), Felipe (2007, 2012), Filha (2012), Frison (2008), Moreira (2003) entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Docência na educação infantil: uma voz masculina numa “profissão feminina”(2019-07-02) MIRANDA, Anderson de Jesus de Sousa; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344A pesquisa sobre “docência e gênero” traz reflexões e discussões, mostrando assim, a presença e resistência do profissional masculino na atuação docente com crianças pequenas. O tema busca analisar a resistência de gênero na docência da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental São José no Município de Abaetetuba/PA. Nessa direção, o problema de pesquisa construído foi: Como ecoa a voz de um homem na docência na Educação Infantil, sendo esta considerada uma “Profissão Feminina”? De que modo docentes do sexo masculino nos ambientes de Educação Infantil são visibilizados pela escola e pelas famílias? Os objetivos foram: analisar o trabalho de um homem na docência na Educação Infantil, sendo esta considerada uma “Profissão Feminina” e problematizar o modo como um docente do sexo masculino no ambiente de Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental São José no município de Abaetetuba/Pa é visibilizado pela escola e pelas famílias. Na pesquisa foi repensada a atuação masculina na Educação Infantil e sua atuação profissional mostrando que professores (homens) podem atuar na docência infantil, identificando as relações de gênero e como influenciam na inserção e permanência do professor na condição de docente, quais os desafios que este profissional enfrenta na sala de aula já que é um espaço predominantemente feminino e analisar a relação entre professor/aluno(a), aluno(a)/professor, professores(as)/escola, escola/professores(as), professor/família e família/professor na docência da Educação Infantil. Segundo Louro (1997), Oliveira (2005), as relações de gênero são relações de poder, nelas sempre vai ter embates, mas não podem promover desigualdades, exclusões na escola, buscando sempre a reflexão acerca das relações existentes na docência de crianças pequenas. Na pesquisa foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados a aplicação de questionário semiestruturado e observação in lócus da pesquisa. Nossa análise considera que a docência infantil deve ser exercida tanto por professores/as homens quanto mulheres, fazendo com que a pluralidade de gênero esteja presente na sala de aula, afastando todo e qualquer tipo de preconceito e de exclusão social de gênero nas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Elas são feras na arte de driblar”: um estudo sobre as mulheres futebolistas no campo desportivo paraense(2020-01-02) FONSECA, Bruna da Silva; FELDMAN, Ariel; http://lattes.cnpq.br/0970470588236137; https://orcid.org/0000-0002-8894-8554O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas na prática do futebol feminino paraense. Para tanto, foi realizado um estudo de caso dentro das dependências da ESMAC, time feminino que vem se destacando no cenário desportivo paraense, que mesmo sem investimentos, salários e outros fatores que serão percebidos no decorrer dessa pesquisa, ainda sim é um dos times femininos que mais vem apresentando resultados nos últimos anos. Metodologicamente adotou-se o estudo de caso, sobe uma abordagem qualitativa a fim de trazer maior veracidade às informações aqui prestadas mediante os dados coletados das entrevistas de campo. O auxílio de autores como: Silva (2015); GUIMARÃES (2008); KNIJNIK e SOUZA; SCOTT (1995) e outros que se ocupam do tema em questão foi fundamental na construção dessa pesquisa. Os dados da pesquisa apontam que mesmo havendo inúmeras dificuldades no desenvolvimento da modalidade do futebol feminino paraense, ainda sim existe esperança que a modalidade seja valorizada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “(...) Eles me falam que eu tinha que ter nascido homem, mas eu respondo, não deus me fez mulher mesmo”: uma reflexão sobre o ofício das mulheres marisqueiras em São João de Pirabas(2025-04-02) Nayara Sousa de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo é resultado da pesquisa realizada com mulheres marisqueiras do município de São João de Pirabas, com o objetivo de investigar e compreender o trabalho realizado por essas mulheres neste município, localizado na região nordeste do Pará, microrregião do Salgado. O estudo, além de discutir a importância desse ofício e a invisibilidade dessas mulheres ao longo dos anos, também aborda a relação de gênero presente na pesca artesanal e, por fim, a relevância desse trabalho historiográfico para o ensino de História no município. O método utilizado para a realização da pesquisa foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa cinco marisqueiras. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação e a entrevista com perguntas semiestruturadas. Acredito que este trabalho possibilitou uma compreensão da vida dessas mulheres e de seu trabalho, reconhecendo sua importância como trabalhadoras e como mulheres que desempenham um papel fundamental para a economia do município. Além disso, o estudo permitiu a elaboração de um registro histórico dessa atividade realizada pelas mulheres de São João de Pirabas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre o cuidar dos filhos e estudar: o caso da vila comissário, Concórdia do Pará(2019-12-13) COSTA, Adelâine Vaz Feio; COSTA, Raquel de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9728375093054509; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036O interesse por este estudo surgiu durante um Estágio de Observação. Na ocasião, observou-se que muitas alunas já eram mães, em sua maioria, ainda muito novas. As estudantes passavam por dificuldades ao ter que estudar e cuidar dos filhos. Por conseguinte, o trabalho objetiva analisar a realidade das meninas da Vila Comissário que se tornaram mães ainda em período escolar. A pesquisa foi realizada a partir de abordagem qualitativa, com nove mães estudantes que estiveram grávidas ou com filho até cinco anos de idade. Utilizou-se questionário de perguntas fechadas e abertas. As mulheres têm entre 24 e 36 anos, em união estável e casadas, e apenas uma não estuda. Seis mulheres engravidaram ainda no ensino fundamental. Seis obtiveram incentivo dos familiares para dar continuidade aos estudos, as outras três receberam pouco ou nenhum. As escolas de alguma maneira as recebem (maioria entre regular e bem), mas apesar do acolhimento, a escola ainda é despreparada para lidar com essa situação. O sonho de estudar não é negado pois elas continuam estudando mesmo com as dificuldades. Os familiares e colegas de classe costumam ajudar e dar apoio, ajudando na árdua tarefa de estudar e cuidar dos filhos. Todas sonham em continuar estudando.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Esporte e mulher: o fisiculturismo feminino para além das aparências(2021-10-26) LIMA, Jefferson Dornelas de; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648O presente trabalho traz como tema: Esporte e Mulher: O fisiculturismo feminino para além das aparências, que tem como objetivo identificar os principais limites e dificuldades do gênero feminino em ser atleta de fisiculturismo. Analisa através das respostas de atletas, qual o limite para o fisiculturismo feminino relatado por atletas vinculadas a IFBB-Pa?. O percurso metodológico partiu de pesquisa do tipo estudo de campo que focalizou na comunidade de atletas de fisiculturismo do gênero feminino. Por meio de roteiro semi estruturado, elaborado pela plataforma do Google Forms e, enviado para quinze (15) atletas, foi possível fazer a coleta de dados virtualmente por conta do atual estado de pandemia, e era composto de perguntas nos seguintes eixos: dados pessoais, âmbito esportivo - vida de atleta, condições para treinamento e, dificuldades como mulher em uma modalidade majoritariamente masculina. O resultado da pesquisa foi que existem dois limites encontrados por essas atletas, são eles: a falta de patrocínio e falta de reconhecimento/apoio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva(2018-12-21) SANTOS, Daniela Machado; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Devido à falta de utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Língua Portuguesa, este estudo visa abrir propostas para que se insira estes recursos como elemento pedagógico para o ensino. Em observações feitas, notou-se que a maioria dos discentes faz uso da rede social Facebook, portanto, aproveitou-se dela para apresentar aos discentes do 2º ano do Ensino Médio, o post como um novo gênero textual presente nos meios midiáticos. Para a possível realização da didática aplicada, criou-se um Facebook exclusivo para a turma, funcionando como suporte para as postagens pedidas pela regente. Tudo isso com objetivo de ampliar o conhecimento destes alunos de maneira instigante, usando ferramentas presentes em seu cotidiano. Notou-se que o ensino e a aprendizagem foram ampliados de forma ágil e eficaz. Para a realização deste projeto, fez-se uma pesquisa de campo, através de aulas ministradas para analisar os resultados da didática, em comunhão comuma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionários. Os gestores e alunos da escola trabalhada, E.E.E.F. M Terezinha de Jesus Ferreira de Lima, acharam o método interessante e inovador. A perspectiva é de que se abram diversas possibilidades de estudos da Língua Portuguesa que insiram recursos tecnológicos para que a educação avance junto com a tecnologia. Dessa forma, fazer uso de recursos tecnológicos para o ensino da língua materna fez com que os discentes se interessassem em aprender de forma inovadora para eles, inserindo-os em seu contexto social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Frida Vingren – a pioneira silenciada: uma análise do ministério eclesiástico feminino nas Assembleias de Deus no Brasil na primeira metade do Século XX(2022-01-24) OLIVEIRA, Isabela Costa de; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625; MIRANDA, Rosinda da Silva; http://lattes.cnpq.br/5266118102531397A presente pesquisa tem como tema a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) como a primeira igreja pentecostal na Amazônia, que na sua origem apresentou um forte protagonismo feminino na pessoa da sueca Frida Vingren de 1917 a 1940. O objetivo principal da pesquisa é narrar a trajetória de vida de Frida, analisando a sua atuação como líder, levando em consideração a problemática dos fortes conflitos de gênero existente entre ela e a liderança masculina de sua época. Fato este que trouxe como consequência o silenciamento em relação ao seu protagonismo, após ter sido considerada “louca”. O que provocou o esquecimento em relação a sua importância para a igreja, sendo lembrada pela história durante muito tempo apenas como esposa de um dos fundadores, o sueco Gunnar Vingren. Nesse sentido os estudos sobre a vida de Frida Vingren se tornaram bem relevantes para entender como se deu a participação da liderança feminina na história das Assembleias de Deus nos seus primeiros momentos de sua existência. Pois, em um tempo bem adverso Frida rompeu com paradigmas estabelecidos a respeito do papel de homens e mulheres na Igreja. Com isso, estudos recentes retomam a história da AD com um outro olhar sobre a atuação feminina no período de sua fundação e observam a liderança desenvolvida por Frida nas áreas literárias, pastorais e da música, que tem como legado inspirar outras mulheres a vencer o patriarcado, preconceito e a misoginia existente nas relações de gênero nas Igrejas. Desse modo, para este trabalho, utilizou-se como metodologia a análise das fontes como o Diário do Pioneiro; os jornais Boa Semente, O Som Alegre e Mensageiro da Paz; e de autores, Gedeon de Alencar, Isael de Araújo e Valéria Vilhena, que são essenciais para essa pesquisa para entender as questões de gênero, a atuação de Frida e seu silenciamento e esquecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O gênero charge como ensino aprendizagem(2023-07-19) SILVA, Renata Medeiros; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho, terá como proposta central conhecer um pouco sobre os gêneros textuais, qual a importância deles na licenciatura e trazer vertentes de suas práticas pedagógicas. Será trabalhada proposta através do gênero charge com a temática política do ano de 2022, levando em consideração o seu papel no contexto ensino-aprendizagem voltadas com proposta para alunos do 7° ano do ensino fundamental II. Ao longo do texto, será mostrado no caso das charges que um dos requisitos é a interpretação textual, pois requer muito conhecimento não só sobre a política que será o tema abordado, mas também como fatos históricos, geográficos e de linguagem. A charge é um instrumento de caráter humorístico, informativo e opinativo de extrema importância para a formação de alunos críticos e reflexivos, nessa concepção, o gênero charge tem contribuído para o alcance desse objetivo, pois com a aplicação do gênero em sala de aula, o aluno passou a compreender melhor a função do texto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Heterogeneidades discursivas sobre gênero e feminismo no posicionamento de professoras universitárias(2018-06-08) RODRIGUES, Aline Matos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho procura analisar o posicionamento de professoras universitárias sobre gênero e feminismo. Para tanto, levantou enunciados de mulheres docentes de uma Universidade no interior do Nordeste Paraense a partir de uma entrevista estruturada. O objeto de estudo, então, são os discursos, e o que se pretende analisar são as possíveis heterogeneidades presentes e as relações de poder que se concentram nas formas de dominação masculina em diversas esferas sociais, entre elas, instituições de ensino superior. A abordagem teórico-metodológica utilizada tem como base os estudos de Authier-Revuz (2004), para conceituação e constituição do corpus de análise e para compreendermos a noção de discurso faremos um curto delineamento desse conceito sob a perspectiva da ACD proposta por Van Dijk (2008). A análise nos mostrou algumas características de como as relações de dominação de gênero aparecem, para determinadas entrevistadas, no interior do espaço universitário. Assim, constatamos ao longo deste trabalho que a universidade, é um lugar enunciativo permeado de discursos construídos historicamente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) História, mulher e política: uma análise sobre mulheres de Concórdia do Pará e seus lugares de fala e poder nos processos eleitorais(2022-06-17) OLIVEIRA, Dilane Cavalcante de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O objetivo do artigo é analisar, através de depoimentos de mulheres políticas, quais mecanismos estruturais e culturais permeiam os espaços políticos e quais foram às dificuldades de inserção e sua permanência nos espaços legislativos ocupados na câmara municipal de Concórdia do Pará. O estudo dessa pesquisa apresenta os avanços da ocupação feminina nos espaços legislativos, seus desafios e experiências ligadas às construções sociais que incentivaram o desejo pela disputa dos cargos eletivos, desde a emancipação territorial do município em 1988. Para isso, dialogo com autoras como Michelle Perrot (2019), Margareth Rago (1995), Joan W. Scott (1995) e Simone Beauvoir (1967), para dobrar esta pesquisa enquanto uma pesquisa em gênero e política, Luis F. Miguel (2014), Flávia Biroli (2014) e Dphane Patai (2010), para articular a história aos processos de vida e fazer político e, da mesma maneira, a história oral como fonte de resultados em conjuntos sociais e culturais, que dialogam com autores e estudos da área e fontes históricas, como Marieta de M. Ferreira (2018), Carla B. Pinsky (2018), Hebe Mattos (2016), Brenda Oliveira (2017). Como resultado, observo que há muitas dificuldades e desafios que ocasionam um baixo índice de mulheres aos cargos eletivos ocupados, assim como uma construção social machista, misógina e patriarcal que dificulta a equidade nas ocupações dos cargos políticos. Além disso, verifico que por meio da educação política no ensino é possível realizar uma transformação do conhecimento histórico para uma desconstrução da imagem de inferiorização refletida nas mulheres e suas competências para as disputas eleitorais e a ocupação aos cargos legislativos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância da formação de professores para a promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual no ambiente educacional(2023-08-10) ANDRADE, Luena Samilly Gonçalves de; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; https://orcid.org/0000-0003-2618-3346Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as questões de gênero, com foco na problemática da sexualidade no ambiente educacional, em especial no curso de Pedagogia, buscando compreender a trajetória percorrida até o momento e o que ainda está por percorrer sob a perspectiva da pedagogia cultural. Utilizando como metodologia a abordagem qualitativa da pesquisa bibliográfica. A pedagogia cultural é apresentada como um campo relevante para compreender as questões socioculturais envolvidas nesse debate. A formação de professores é um tema central nesta pesquisa, sendo motivada pela experiência pessoal da pesquisadora como mulher lésbica e a necessidade de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. A pesquisa busca contribuir para a desconstrução de padrões e preconceitos, promovendo uma educação mais igualitária e diversa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas autobiográficas: um olhar de gênero, sexualidade e heteronormatividade na escola(2021-02-26) SILVA, Nailson Ítalo Crispim da; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219Esse trabalho decorre de um estudo autobiográfico sobre minhas experiências na educação básica. O objeto de estudo da pesquisa focalizou nas experiências relativas a minha construção de identidade de gênero e sexual, ocorridas no cotidiano escolar. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar violências que enfrentei em ambientes escolares na educação básica e suas relações, com uma visão de sexualidade e gênero pautada na heteronormatividade. O trabalho adota a metodologia da pesquisa autobiográfica ao analisar episódios relevantes da minha vida alinhado ao propósito desta pesquisa, fiz uso também da pesquisa memorialística que tem como função crucial vincular conexões entre o passado e o presente, e a pesquisa narrativa, a qual possibilitou expressar minhas experiências a partir de uma perspectiva holística. Os resultados obtidos a partir das análises das narrativas demonstram como o bullying homofóbico, as desigualdades de gênero e a heteronormatividade podem interferir negativamente na aprendizagem dos alunos. No episódio 1 (O bilhete) notou-se que os professores devem ser capacitados para lidar com os casos de bullying, pois afetam diretamente o processo de ensino, seja pela motivação, baixa autoestima e/ou desempenho escolar reduzido, que contribuem para o índice de evasão escolar, por isso é dever da escola abolir as violências ocorridas ali. No episódio 2 (A Quadra), constatou-se que a classificação e separação dos sujeitos em grupos contribui para a marginalização ou ascensão de um sobre o outro, estabelecendo relações de poder. Por último, no episódio 3 (O Teatro) é exposto a forma que eu me via refém do meio heteronormativo, sendo necessário moldar a nós próprios para se adequar as normas da heterossexualidade, sendo necessário problematizar as normatizações que separa e estranha as diferenças das identidades hegemônicas. Portanto, a teoria queer foi essencial nesta pesquisa, pois entendo a necessidade da escola assumir uma pedagogia que não apenas ensine a tolerância e respeito a diversidade e diferença, mas também visibilize e problematize as mazelas implicadas na dispersão e necessidade de efetivação das regras e dos padrões culturais, desigualdade e hostilidade em volta da formação do “normal” e “anormal”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de escolarização: experiências familiares e escolares de uma jovem transexual(2019-12-19) SILVA, Joicy Cardoso da; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Este trabalho que tem como título “Narrativas de escolarização: experiências familiares e escolares de uma jovem transexual” buscou responder os seguintes questionamentos: Como se deu o processo da experiência transexual no contexto familiar durante a infância e adolescência da jovem trans1? E quais foram às experiências vivenciadas pela aluna transexual durante o seu processo de escolarização? Com isso, objetivou-se levantar reflexões em torno das experiências vivenciadas da infância até a adolescência da jovem transexual, evidenciando o contexto familiar e escolar. Para dar encaminhamento, optou-se como metodologia a abordagem pós-crítica e análise do discurso para dar embasamento a esta pesquisa, tendo como instrumento de coleta de dados a técnica da entrevista narrativa semiestruturada que foi realizada a partir das narrativas da jovem transexual Evelyn Sofhia, que ao nascer foi designada com o gênero masculino, como homem, mas se identifica e se considera uma mulher. A pesquisa tem como referencial teórico: Scott (1995), Louro (1997), Bento (2008), Foucault (1988), Coutinho Jorge e Travassos (2018). Os resultados alcançados mostram que é necessário ampliar o debate acerca do tema aqui abordado, a transexualidade. A partir das análises das narrativas da entrevistada, percebemos que ainda é preciso lutar e resistir diante de uma sociedade que em sua maioria pratica violência física e psicológica contra pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao nascer. De acordo com as narrativas da aluna, notamos que tanto a comunidade escolar quanto a família e a sociedade precisam de formação quanto as questões de gênero e sexualidade, bem como reflexões sobre a identidade transexual. Essa discussão se torna necessária diante das inúmeras dificuldades de reconhecimento da identidade transexual perante a esse sistema padronizado, heteronormativo e de relações de dominação historicamente pré-estabelecidas.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Onde está Tereza?: a “presença” da mulher negra no livro didático(2018-08-17) SENNA, Daniela de Oliveira; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255Recai sobre a mulher negra o silêncio das fontes. A historiografia ocultou, na maioria das vezes, as ações femininas de maior relevância restringindo-se a citar alguns fatos mais simples e a colocar as mulheres, em geral e, em particular, as negras, em lugar de subordinação, ou seja, sempre na retaguarda dos homens ou esperando por eles. Essa construção histórica materializa-se nas representações presentes no livro didático, instrumento tão difundido nas escolas brasileiras. Nesse sentido, um dos objetivos deste trabalho é compreender como a mulher negra tem sido abordada no livro didático de História (LDH). Ele expressa um corpo de ideias e de percepções que são correntes na sociedade e no meio acadêmico, é um instrumento pedagógico de grande alcance que tem sido disputado por diversos campos de saberes, nele a presença da mulher é subsumida, da mulher negra é praticamente invisível. Contudo, ficou evidente a importância que adquire no cotidiano escolar, constituindo uma ferramenta pedagógica de grande amplitude e alcance, o que representa, por si só, um ganho positivo. No entanto, ele requer atualizações e, quem sabe, apoio. Nesse sentido, e de forma propositiva, buscou-se a construção de um recurso pedagógico complementar, as tiras em quadrinhos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História(2023-08-29) COSTA, Bianca Karoline Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo busca analisar e problematizar a criação de uma história androcêntrica, que se estendeu para âmbitos educacionais a partir do nascimento da história como disciplina. O que gerou um grande impacto social para a vida das mulheres e fortaleceu o sistema patriarcal vigente no país desde o período colonial. Para além disso, este artigo busca discutir como esse silenciamento das mulheres na historiografia e o patriarcado corroboram para a prática da violência que aumenta cotidianamente mesmo com a conquistas legislativas do movimento feminista no país. É objetivo deste trabalho apresentar como solução de enfrentamento a essa violência, a reformulação do ensino de história visando as questões de gênero através de práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Questões estas, que estão sendo muito discutidas nos meios educacionais como debate primordial a ser colocado dentro das salas de aula para tentar conter o crescimento alarmante da violência dentro das escolas, e educar uma sociedade mais igualitária.