Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Freire, Paulo, 1921-1997"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
    (2018-08-31) SILVA, Maria Lilian Batista da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    Este trabalho insere-se nas discussões da temática alfabetização de Jovens e Adultos. Com base na concepção freireana de alfabetização analisa-se as práticas pedagógicas de alfabetização de adultos desenvolvidas por professores no âmbito do Programa Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. O estudo fundamentou-se nos pressupostos do paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-analítico. A coleta de dados se deu através de levantamento de documentos que orientam o Programa GETI, bem como por meio da observação da prática de alfabetização utilizadas pelos professores em uma turma de 2ª etapa da EJA, vinculada ao programa. A realidade estudada foi discutida como base no pensamento de Freire (1963; 1979; 1987; 1989), Brandão (1984; 2005), Gadotti (1996), Almeida e Corso (2015), dentre outros. Considerando a análise dos dados empíricos foi possível constatar que os professores da turma têm consciência da existência da teoria de Paulo Freire no que se refere à parte crítica e social da mesma, porém, em relação a concepção freireana que se exige para alfabetização, ainda é pouco conhecido e praticado pelos referidos docentes, apontando para a importância de uma formação continuada para esses docentes, de modo a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas de alfabetização, especialmente no campo do ensino da leitura e escrita.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA