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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ações para a conservação do pescado no rio Açaí, Porto de Moz, Pará
    (2019-06-13) CONCEIÇÃO, Martinha dos Santos; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    Esse trabalho abordou o tema da conservação do pescado com o objetivo de promover ações educativas em ambientes escolar e comunitário para contribuir com o fortalecimento do acordo de pesca criado pelas famílias que residem e desenvolvem suas atividades econômicas, culturais e religiosas em três comunidades ribeirinhas às margens do rio Acaí, município de Porto de Moz, Pará. Trata-se de trabalho que envolveu a pesquisa, o ensino e a ação comunitária. A pesquisa de cunho qualitativo envolveu entrevistas a seis comunitários para entender as visões dos mesmos sobre o acordo de pesca estabelecido desde 1992. A atividade na escola Nossa Senhora Aparecida foi construção coletiva e execução de um plano de ensino voltado para a discussão da conservação do pescado com duas turmas multiano do 6º e 7º e do 8º e 9º anos do ensino fundamental. E a ação com os comunitários foi uma reunião com participação de 36 pessoas para refletir sobre o acordo de pesca e discutir propostas para revitalizá-lo. Atualmente há uma divisão entre os comunitários em relação a apoiar o Acordo de Pesca Comunitário oficializado na Instrução Normativa nº 03 de 21 de setembro de 2011 da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura. Entretanto, há o reconhecimento que após o acordo de pesca ocorreu o aumento da quantidade e da diversidade de peixes. O principal questionamento está na falta de fiscalização dos órgãos competentes, o que leva ao descumprimento das regras estabelecidas e a entrada de pescadores de fora das comunidades nas áreas protegidas do rio Açaí. As ações mostraram que a luta em defesa da conservação do pescado continuará, sabendo que a educação tem possibilidade de motivar para que os jovens sejam portadores da transformação para melhor cuidar do meio ambiente e se obter a melhoria na qualidade de vida. Os estudantes e professores darão continuidade ao tema em seus planos e projetos didáticos, assim como será retomada a discussão da fiscalização por meio de agentes ambientais comunitários.
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