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Navegando por Assunto "Finite element method (FEM)"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Estudo comparativo entre modelos estruturais para dispositivos de ancoragem submetidos a aumento significativo de carga
    (2025-04-03) SOUZA, Everton Viana de; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Este trabalho apresenta um estudo técnico de modificação estrutural em um dispositivo de ancoragem originalmente projetado para suportar cargas máximas de até 300 kg, com o objetivo de elevá-lo à capacidade de 1 tonelada. A necessidade da modificação surgiu a partir de novas exigências operacionais em sistemas de contenção biológica, especialmente em atividades de descida na sucção de estruturas hidráulicas. O dispositivo original era composto por duas vigas do tipo perfil I, fabricadas em aço ASTM A36, e possuía uma mão francesa tubular que suportava o braço principal. Inicialmente, foi realizada uma análise estrutural utilizando o método dos elementos finitos (FEA), com base no critério de Von Mises, avaliando o desempenho da estrutura sob carga máxima concentrada. Os resultados indicaram tensões próximas ao limite de escoamento do material, sugerindo a necessidade de reforços. A modificação envolveu a substituição da mão francesa por uma viga do tipo perfil I, a ampliação dos olhais de ancoragem, a inclusão de uma viga perfil T na parte superior e reforços inferiores para redistribuição dos esforços. A nova configuração foi validada por meio de simulações adicionais em FEA, com carga distribuída entre dois pontos de ancoragem. Os resultados revelaram tensões de até 218,12 MPa e uma deformação total de 3,1656 mm, mantendo-se dentro dos limites admissíveis do material utilizado. Conclui-se que as modificações propostas são eficientes e seguras, com potencial de aplicação em sistemas sujeitos a solicitações similares, proporcionando maior confiabilidade operacional e segurança estrutural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de fixação de absorvedor de impactos acoplado ao chassi de caminhão para transporte de bombas anfíbias em terreno de mina
    (2023-12-20) BARROS JUNIOR, Cloves Augusto Coelho; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040
    O isolamento de vibração é essencial para prevenir desgaste e falhas em máquinas, concentrando-se na redução da vibração transmitida da base para a máquina. Reduzir a vibração sofrida por uma bomba submersível durante seu transporte em terreno de mina significa prolongar sua vida útil e reduzir gastos em manutenção. O projeto busca suprir essa necessidade com objetivos como a seleção de amortecedores, ensaios mecânicos, modelagem para simulações computacionais e avaliação do comportamento vibratório pós-instalação dos amortecedores. Baseado nas bibliografias e por meio do método dos elementos finitos (MEF), dá-se início ao projeto, gerando o modelo 3D dos componentes do sistema e realizando ajuste nos modelos, se necessário, para a simulações em software de elementos finitos. Foi selecionado o coxim que atende às exigências do projeto, sendo posteriormente obtidos a rigidez e do módulo de elasticidade em testes de compressão em laboratório. Foram desenvolvidos modelos equivalentes para o coxim e a bomba, ajustando dimensões e massa para simulações precisas. Sob carga estática, a base apresentou desempenho satisfatório com deslocamento pequeno, tensões equivalentes de Von Mises abaixo do limite de escoamento um aço estrutural e o fator de segurança indica adequação da estrutura para o projeto. Os seis primeiros modos de vibração do conjunto coincidiram com movimentos de translação e rotação com frequências entre 8,6334 e 33,173 Hz. A análise harmônica revelou desempenho satisfatório em três pontos, contrastando com a rigidez anterior do sistema visto que introdução de um elemento de elasticidade reduziu a transmissão de vibração. Na análise transiente, o sistema mostrou-se subamortecido com redução nas forças de amortecimento e de mola ao longo do tempo, tendendo a zero, em conformidade com as teorias das vibrações. A adição de um sistema amortecedor à bomba indica claramente benefícios à saúde da máquina, reduzindo intervenções de manutenção e economizando custos para a empresa.
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