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Navegando por Assunto "Finite element method"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dimensionamento de um pórtico para sistema de linha de vida móvel
    (2025-01-24) CATÃO, Paulo Henrique Corrêa; CATÃO, Pedro Henrique Corrêa; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620
    Este trabalho apresenta o dimensionamento de um pórtico giratório para sistema de linha de vida móvel, utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF) como ferramenta de análise estrutural. O objetivo principal foi avaliar a resistência mecânica e a viabilidade do pórtico para garantir a segurança de trabalhadores em altura, conforme as normas NR-35, NBR 16325-1 e NBR 16325-2. A estrutura foi modelada e analisada considerando as condições reais de uso, com foco na identificação de tensões, deformações e deslocamentos máximos. A análise incluiu a verificação da conformidade com os requisitos de segurança e resistência dos materiais utilizados, como aço ASTM A36 e A572, além de tubos conforme a NBR 8261:2010. Os resultados demonstraram que a estrutura atende aos critérios de segurança, com tensões abaixo dos limites admissíveis e deslocamentos dentro das faixas aceitáveis. O estudo também avaliou os elementos de fixação, como parafusos, e o contra peso, comprovando sua eficácia na estabilização do sistema. Conclui-se que o pórtico dimensionado é seguro e adequado para a atividade proposta, atendendo às normas técnicas e garantindo a integridade dos usuários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de uma bancada didática para a determinação do fator de amortecimento para amortecedores viscosos
    (2022-07-13) FERREIRA, Élisson Muniz; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040
    Sendo o amortecedor veicular um dispositivo desenvolvido para auxiliar no contato entre pneu e o solo, controlar o movimento das molas contidas no sistema de suspensão e propiciar conforto aos ocupantes do veículo por meio da dissipação das vibrações, saber os seus parâmetros de funcionamento e operação é algo importante. Os fabricantes do mesmo, na maioria das vezes, não fornecem dados como o coeficiente de rigidez das molas e a constante de amortecimento. Com base nisso, este trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada didática para a medição do coeficiente de amortecimento de amortecedores viscosos. O dispositivo foi projetado baseando-se em um modelo massa-mola-amortecedor, com um grau de liberdade, que funciona com as oscilações resultantes da ressonância de uma viga bi-apoiada com carga concentrada no meio, onde o amortecedor absorve as vibrações e o analisador de sinais fornece os dados necessários para a definição do fator de amortecimento por meio do método matemático. O dimensionamento dos componentes foi feito considerando não apenas o aspecto matemático, mas também a versatilidade que o equipamento deveria possuir para permitir o uso de diversos amortecedores. O comportamento do dispositivo foi analisado por meio do método dos elementos finitos, em relação às frequências naturais de vibração (análise modal) e à amplitude da viga e do comportamento do amortecedor (análise harmônica) podendo assim validar o seu funcionamento, apesar da dificuldade de obtenção de dados sobre amortecedores, para comparações, o resultado obtido é confiável, uma vez que os dados utilizados possuem incertezas relativamente pequenas.
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