Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Financial mathematics"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira nas séries iniciais do ensino fundamental
    (2023-07-15) CRUZ, Ethianne Trindade da; CRUZ, Ethiele Trindade da; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272
    O presente trabalho tem por objetivo, mostrar a importância do tema educação financeira nas series iniciais, pois durante o desenvolvimento do trabalho e das pesquisas realizadas foi possível observar que o assunto ainda é pouco abordado nas escolas, e essa é uma falha na educação, pois, o tema da educação financeira se for discutido em sala de aula, ajudará as crianças a se tornarem cidadãos mais conscientes e comprometidos no futuro. Diante do acima exposto, foi abordado sobre os conceitos de Matemática financeira e educação financeira, ressaltando-se que o tema precisa ser trabalhado não somente nas escolas mais também na sociedade, pois nos dias atuais é possível observar que a imensa maioria das pessoas não sabe lidar com suas necessidades financeiras, isso acontece por diversos fatores, dentre eles a falta de organização e conhecimento. Com o desenvolvimento do artigo também se propõe algumas atividades em que há a possibilidade de serem trabalhadas nas escolas. E por fim foi realizado um pequeno questionário voltado para os representantes de cinco escolas das séries iniciais do ensino fundamental da área urbana do município de Acará, com o intuito de verificar se o tema já vem sendo trabalhado nas escolas. Diante dos relatos analisados foi possível observar, que a educação financeira no município ainda não está em evidência, mas quando os representantes falavam sobre o tema era notório o interesse para que a mesma seja inserida, pela relevância que o assunto possui na vida das pessoas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Financiamento imobiliário: uma abordagem por meio da planilha eletrônica Microsoft Excel
    (2023-08-04) GOMES, Ana Paula Oliveira; SOUSA, Irlan Ivisson Melo de; LUCENA, Elizardo Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/0726671417445350
    Matemática Financeira encontra-se muito presente em nosso cotidiano, como por exemplo, quando realizamos uma compra com pagamento à vista ou parcelado, ou até mesmo quando efetuamos o financiamento de um automóvel ou imóvel. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o Financiamento Imobiliário, nesse contexto, vamos discutir as opções viáveis para a convenção do pagamento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Matemática financeira do ensino médio com o uso da calculadora HP 12c em Smartphones
    (2022-12-15) SILVA, Patrícia da Silva Vaz da; FONTINELE, Laila Conceição; http://lattes.cnpq.br/6496332340254962
    A Matemática Financeira possui um importante papel na vida das pessoas, por esse motivo este trabalho tem como objetivo propor aos professores do ensino médio o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no ensino de matemática financeira, a fim de compreender como os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Matemática financeira do ensino médio. A partir disso, optou-se pela utilização de aplicativo em smartphone da calculadora financeira HP 12C, como recurso didático. Para isso, fezse uma revisão bibliográfica de trabalhos voltados para este contexto, priorizando aqueles que utilizassem recursos tecnológicos como: calculadora e aplicativos para o ensino de Matemática Financeira nas escolas. Sendo assim, realizamos uma abordagem de conceitos básicos como juros, porcentagem, taxas de juros até assuntos como regimes de capitalização, taxas equivalentes e proporcionais, descontos e sistemas de amortização, todos esses de forma a abranger o cotidiano dos alunos, trabalhando questões como empréstimos, cheque especial, compras à vista ou a prazo, o uso do cartão de crédito, amortização de dívidas e outros. Deste modo, elaboraram-se atividades seqüenciais aos conteúdos contendo situaçõesproblemas contextualizadas, seguidas de solução sem e com a utilização do aplicativo HP 12C.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A matemática financeira e as estratégias de investimentos: poupança e títulos públicos federais
    (2019-09-02) NASCIMENTO, Luís Otávio Andrade; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568
    Este trabalho, de natureza qualitativa, aborda a matemática financeira no contexto das estratégias de investimentos, a fim de contribuir para um maior conhecimento a cerca dessa prática financeira, que está muito alheia da população. Nesse sentido, a abordagem desse tema é capaz de proporcionar informações, desse aparentemente mundo complexo dos investimentos. Desse modo, a matemática financeira é essencial para quem deseja conhecer e aplicar valores, já que é capaz de oferecer instrumentos de utilização das operações que envolvem juros, taxas, investimentos e outros elementos do mercado financeiro de maneira clara e objetiva. É bastante recorrente, a utilização da poupança, como a única ou melhor forma de realizar investimentos, isso porque há um grande desconhecimento sobre outras formas de investimentos. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão da matemática financeira na economia, especialmente na área dos mercados financeiros. Essa abordagem se faz necessária para fundamentar a abordagem teórica realizada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de tecnologias como ferramenta de ensino da matemática financeira: revisão bibliográfica
    (2023-12-21) MACEDO, Rubem Gilson Correa de; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075
    Este presente trabalho discutir a forma como a tecnologia é utilizada para ensinar matemática financeira a alunos do segundo segmento do ensino fundamental. O estudo discuti a forma como a compreensão e a aplicação de ideias financeiras pelos alunos podem ser melhoradas através da utilização da tecnologia num ambiente em que a educação financeira é cada vez mais importante. Com base num levantamento de literatura mais recentes publicadas entre os anos de 2020 a 2023, a investigação destaca uma série de abordagens atuais que investigam a integração da tecnologia na educação, incluindo a utilização do Excel, jogos digitais, vídeos e plataformas interativas. Essas tecnologias digitais têm sido destacadas por muitos investigadores que mostram como a tecnologia pode contextualizar as ideias financeiras e torná-las mais compreensíveis e aplicáveis, associando-as a cenários reais. O estudo destaca a utilização destas tecnológicas digitais, bem como a forma como incentivam os alunos a participarem ativamente no processo de aprendizagem, criando uma base sólida para o desenvolvimento do estudo da matemática financeira.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA