Navegando por Assunto "Field school"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de crianças com transtorno do espectro autista numa escola do campo no município de Abaetetuba/PA(2022-12-27) SILVA, Thamyres Silva da; MATIAS, Erima Silva; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este trabalho trata das práticas pedagógicas docente com crianças com transtorno do espectro do autista em uma escola do campo no município de Abaetetuba/PA. Tem como problema de pesquisa compreender como uma escola do campo trabalha os conteúdos com as crianças do espectro autista. O objetivo do trabalho é analisar as práticas pedagógicas que as docentes titular e profissional de apoio escolar (PAE)se apropriam para trabalhar com alunos com transtorno do espectro autista. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo utilizado como ferramenta para coleta de dados,entrevista semiestruturada, fotos, observações e anotações. Como suporte teórico utilizamos Paulo Liberalesso (2020), Lucelmo Lacerda (2020), Mayra Gaiato (2018), Gustavo Teixeira(2018) que tratam da perspectiva da inclusão do aluno com TEA. Os resultados indicam que a escola não possui uma estrutura física adequada, ausência de uma sala recreativa. Em contrapartida os professores produzem o material didático adaptado e efetuam suas práticas pedagógicas na leitura tanto em sala de aula quanto no ambiente externo. A gestão da escola promove momentos de palestras e filmes com os professores e alunos com foco na discussão sobre a inclusão.