Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Field School"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino
    (2018-06-27) SACRAMENTO, Arinéia Ferreira; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    Esta pesquisa tem por objetivo ressaltar a importância de um ensino contextualizado dos conteúdos de Língua Portuguesa, nas regiões ribeirinhas, tendo como objeto de estudo o livro didático. Na tentativa de proporcionar uma reflexão a respeito das especificidades que precisam ser levadas em consideração no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, em uma educação em que o contexto cultural seja valorizado no sistema de ensino, estabeleceu-se, nessa perspectiva, a seguinte pergunta de pesquisa: “Como os professores fazem a apropriação do livro didático de Língua Portuguesa nas suas aulas, no Sistema Modular de Ensino, na localidade ribeirinha do Rio Maúba? Utilizou-se o método de pesquisa estudo de caso, do tipo etnográfico, a saber: pesquisa de campo, aplicando questionários a quatro professores de Língua Portuguesa, em uma análise de respostas de tais indagações; e, um exame, pormenorizado, dos conteúdos dos livros didáticos da coleção “Tecendo Linguagens”, dos autores: Tânia Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva, Cícero de Oliveira Silva e Luci Aparecida Melo Araújo, manuseados, do 6º ao 9º ano, na escola do campo, E. E. F. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lócus da pesquisa. Como fundamentação teórica para o desenvolvimento da investigação, utilizou-se os autores: Freire, (2004); Azzi (2000); PCNs (1998); LDB (2017); André (2005); Batista (2011); Rodrigues (2016); Brayner (2013); Azevedo (2012); Silva, Barros e Oliveira (2014), numa constatação de que o material didático em estudo apresenta limitações e não consegue atender às demandas dos alunos daquela localidade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA