Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Ferro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Efeitos da exposição ao ferro sobre a morte neuronal na substância negra de ratos durante o período neonatal
    (2006) SANTOS, Bruno Lopes dos; YAMADA, Elizabeth Sumi; http://lattes.cnpq.br/7240314827308306
    O ferro (Fe) é um elemento químico que está diretamente envolvido em reações de oxi-redução por ser capaz de doar e ganhar elétrons em suas formas ferrosa e férrica, respectivamente. Em situações de sobrecarga, o ferro pode gerar radicais livres a partir de seu envolvimento nas reações de Haber-Weiss e Fenton, as quais fazem parte da cascata de geração de espécies reativas de oxigênio e produzem, no final, o radical hidroxila, o mais nocivo ao organismo. Neste contexto, sabe-se que o sistema nervoso central é altamente permeável ao ferro nas primeiras etapas da vida, e que as células dopaminérgicas são mais predispostas ao estresse oxidativo que outros tipos neuronais. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da administração crônica de ferro no período neonatal sobre a substância negra de ratos. Foram utilizados ratos (Rattus norvergicus) da linhagem Lewis, distribuídos em 3 grupos, de acordo com a duração do tratamento: (1) duração de dia pós-natal 1 (P1) até P7, (2) P8 a P14 e (3) P1 a P14, em grupos tratados com ferro e seus controles (total de 6 grupos). No tratamento, foi administrado 30mg de ferro elementar/kg de peso corporal (solução de sulfato ferroso) uma vez ao dia, no período já expresso acima. Foi feita análise do número de padrões picnóticos sugestivos de morte por apoptose de acordo com os trabalhos de Macaya e cols. (1994) e Marti e cols. (1997) e do número de neurônios marcados com imuno-histoquímica para tirosina-hidroxilase. O número médio de perfis picnóticos foi maior em animais tratados com ferro de P1-P7 do que em controles, sem diferenças no outros grupos de tratamento. O número total de padrões picnóticos foi maior no grupo tratado de P1-7 em relação aos controles. O número de neurônios dopaminérgicos TH-positivos foi menor em animais expostos ao ferro. Esses resultados sugerem que a exposição a um agente agressor (ferro) no período neonatal pode causar aumento na perda neuronal da substância negra, podendo implicar em déficits futuros que propiciem ao desenvolvimento de síndrome parkinsionana.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Influências da mineração de ouro e ferro nos ecossistemas florestais da área de Serra do Navio e Pedra Branca do Amaparí-AP
    (2010) MARTINS, Rodrigo e Silva; MATTA, Milton Antônio da Silva; http://lattes.cnpq.br/9053359402276755
    Avalia as possíveis agressões ambientais cometidas por empresas de mineração que operam no estado do Amapá, nos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amaparí, no ano de 2007. Baseia-se num Relatório Técnico solicitado pelo Ministério Público do Estado do Amapá (MPEA), através de contrato assinado com o Prof. Milton Matta (FAGEO-IG-UFPA). O objetivo principal é avaliar o grau dessa agressão sobre os ecossistemas florestais existentes nas áreas onde as empresas que realizam atividades de mineração estão atuando. As influências sobre a vegetação dos sistemas aquáticos se mostraram acentuadas somente nas áreas da bacia do rio William. Principalmente no trecho que se estende entre o rio Amapari e a mina de ouro da MPBA. Nos outros cursos hídricos presentes na área, os igarapés Silvestre, Mario Cruz e Taboca, as agressões no que concerne a vegetação são restritas às zonas de desmatamento para as atividades de mineração e ás zonas de construção de estradas para as diversas vias de acesso das mineradoras. Algumas agressões da mineração da empresa MPBA sobre a vegetação local são nítidas na área estudada, tais como, mudança da coloração da água dos igarapés devido ao grande aporte de sedimentos que são carreados para estes ecossistemas, o que acaba afetando a vegetação que ali se encontra. As principais recomendações incluem a recuperação das áreas degradadas, com a criação da complexidade dos ecossistemas emergentes que podem restabelecer os processos cíclicos, sugere-se iniciar a partir de ecossistemas monodominantes (e.g., domínio de gramíneas), progredindo para heterogêneos (mistos), visando alcançar a máxima complexidade estrutural e funcional, tanto nas áreas de lavra (remoção), como nas áreas alteradas (infra-estrutura industrial, apoio e sistema viário.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA