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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo descritivo dos casos de diabetes mellitus e de hipertensão arterial sistêmica na comunidade quilombola médio Itacuruçá no município de Abaetetuba-PA no período de 2014 a 2018
    (2019-05) COSTA, Kayolane Coutinho da; PIRES, Carla Andréa Avelar; http://lattes.cnpq.br/4043070406676676; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922; https://orcid.org/0000-0003-1408-8384
    Introdução: Segundo a Política nacional de saúde integral da população negra, diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica estão entre as doenças genéticas ou hereditárias mais comuns da população negra. Objetivo: Descrever a real situação quantitativa e epidemiológica de casos diagnosticados de Diabetes mellitus e de Hipertensão Arterial Sistêmica na comunidade quilombola Médio Itacuruçá, bem como, verificar fatores associados. Métodos: Foi realizado um estudo com abordagem descritivo-quantitativa, através da análise de 83 prontuários de pacientes cadastrados no programa Hiperdia, de um total de 1.320 moradores da comunidade, nos períodos de 2014 a 2018. Os dados analisados foram: sexo, idade, presença de hipertensão e/ou diabetes, escolaridade, ocupação, tipo de moradia, fonte de abastecimento de água, escoadouro do banheiro sanitário, destino do lixo, consumo de bebida alcoólica e tabagismo. Resultados: Do total de pacientes avaliados, o número de casos de hipertensão na comunidade foi de 5,7%, e de diabetes foi de 1,6%. A maioria do sexo feminino (67%), faixa etária de 61 a 70 anos (30,1%), nível de escolaridade fundamental incompleto (54,2%), aposentado (43,4%), não consome bebida alcoólica (54,2%), não fumante (51,8%), moram em casa de alvenaria (59%), utilizam a caixa d’água da comunidade como fonte de abastecimento de água (57,8%), tem fossa séptica fechada em suas residências (61,4%), entregam seu lixo na coleta seletiva (66,3%). Conclusão: O número de casos diagnosticados na comunidade entre o período de 2014 a 2018 foi baixo, tanto de hipertensão como de diabetes. Entretanto, são necessários mais estudos, com amostras maiores para confirmar esses dados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores que influenciam a prática da introdução alimentar de crianças brasileiras.
    (2022) UCHÔA, Daniela Monteiro; COSTA, Alódia Brasil; http://lattes.cnpq.br/2521122451739178; https://orcid.org/0000-0001-7195-9305
    Por volta do sexto mês de vida, o grau de tolerância gastrointestinal e a capacidade de absorção de nutrientes atingem uma maturação oportuna para a iniciação de novos alimentos, no qual a criança vai se ajustando fisiologicamente para uma alimentação mais variada quanto a consistência e textura. A transição é feita com a disponibilidade de alimentos em forma de papa, passando para pequenos pedaços e, após os 12 meses, na mesma consistência consumida pela família. Deve­se priorizar alimentos in natura e incluir os diferentes grupos alimentares afim de suprir todas as necessidades nutricionais da criança. O início precoce de novos alimentos está associado a um maior número de episódios de diarreia, risco de desnutrição, alergias, menor absorção de nutrientes importantes presentes no leite materno e vem proporcionando problemas como o desenvolvimento da obesidade, principalmente com o consumo frequente de alimentos ultraprocessados. Já a introdução tardia, torna a criança mais vulnerável a alergias, deficiências nutricionais e déficit no desenvolvimento. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo investigar os fatores que influenciam a prática da introdução alimentar de crianças brasileiras. Foi realizado um estudo do tipo revisão integrativa da literatura, no qual determinou­se como critérios de inclusão artigos científicos em língua portuguesa, publicados entre 2017 e 2021, texto em sua totalidade disponível nas bases SciELO, Lilacs e Google Acadêmico. A partir da análise das características metodológicas, foram selecionados 14 artigos de relevância para o tema, estando presentes os da Região Sudeste, Região Nordeste e Região Sul. Diante disso, pôde­se verificar que os fatores que interferem na prática da introdução alimentar em crianças brasileiras, incluem o conhecimento materno, a rede de apoio, fatores socioeconômicos, sociodemográficos, idade e escolaridade materna e acesso aos serviços de saúde. Pode­se concluir que a prática do aconselhamento nutricional representa um desafio, devido ao seu caráter multifatorial. A implementação de estratégias para a promoção do aleitamento materno exclusivo, e da adequada alimentação complementar deve levar em consideração estes fatores, para tentar obter os impactos positivos reconhecidos destas práticas no estado nutricional e na saúde de lactentes, sendo crucial o trabalho da equipe multiprofissional na Saúde Pública, com ênfase no nutricionista, promovendo educação nutricional.
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