Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Family-school relationship"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A relação família e escola na educação infantil
    (2019-07-08) CONCEIÇÃO, Helen Karin Palheta da; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957
    O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento bibliográfico para discutir resultados de pesquisa sobre o papel da relação entre a família e a escola. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, para análise de dados foi aplicada a análise de conteúdo, por meio da técnica de categorização. Dentre os resultados destacam-se as situações-problemas, entre as quais se encontram a rivalidades e culpabilidade, resultando no decréscimo da participação dos pais na escola e a ausência de atividades e propostas que promovam aproximação destas duas instituições. Diante disto, tem-se o desafio de promover novas pesquisas e trazer novas propostas de intervenção para serem trabalhadas com as famílias, com as crianças e com a escola.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências
    (2023-07-10) SILVA, Beatriz Rech da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761
    Neste trabalho questionou-se como a relação família-escola influencia na escolarização de crianças com deficiência e quais suas contribuições para seu desenvolvimento no ensino e aprendizagem. Para isso, teve como objetivo geral refletir sobre a relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência e suas contribuições para seu desenvolvimento no ensino e aprendizagem. A pesquisa utilizada foi qualitativa, desenvolvida no município de Brasil Novo (BN) – Pará (PA), com autorrelato e como técnica a entrevista com roteiro semiestruturado, na qual abordamos quatro núcleos familiares de forma separada. Os resultados mostraram que quando a família está dentro do convívio de escolarização da criança ela tende a ter uma grande evolução no processo de ensino aprendizagem, sendo importante a presença dos familiares em todo o processo de aprendizagem da criança na escola. Para tanto, foi e é fundamental a relação família-escola pois as duas são bases para o desenvolvimento educativo de pessoas com deficiência, tendo em vista que os resultados mostraram que quando a família está dentro do convívio de escolarização da criança tende a ter uma grande evolução no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a mesma ao acompanhar o processo de ensino aprendizagem do aluno, apoia a escola que foca nas particularidades de cada estudante, gerando assim, resultados positivos acerca do desenvolvimento escolar, familiar e social.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA