Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Fake news"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Mediação da informação nas redes sociais e o papel dos bibliotecários no enfrentamento à desinformação
    (2025-03-28) MARTINS, Regina Célia Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904
    Introdução: Analisa o papel do bibliotecário na promoção da competência informacional em um contexto marcado pelo excesso de informações e pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais. Destaca-se a crescente dificuldade em identificar fontes confiáveis devido ao ambiente saturado de informações, o que leva à necessidade de habilidades e competências específicas para avaliação das informações. Objetivo geral: Investigar o papel do bibliotecário na mediação da informação e na promoção da competência informacional no âmbito das redes sociais digitais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, por meio do método Pesquisa Bibliográfica, com levantamento de dados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com critérios de seleção de publicações de 2019 a 2024 e palavras-chave específicas, para analisar o papel do bibliotecário na mediação da competência informacional, nesse cenário. Resultados: A análise revelou que a atuação do profissional bibliotecário vai além do gerenciamento das bibliotecas, englobando ações educacionais de capacitação junto aos usuários a fim de discernirem entre informações verdadeiras e desinformação. A relevância da pesquisa é corroborada pela evidente necessidade de colaboração interdisciplinar entre bibliotecários, educadores e outros profissionais na luta contra a desinformação. Além disso, o trabalho aponta para a importância de programas e materiais educativos que promovam a conscientização sobre desinformação e recomenda uma formação continuada para bibliotecários, abrangendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades culturais e comunicacionais, a fim de prepará-los para os desafios contemporâneos da sociedade da informação. Considerações finais: O bibliotecário deve ser visto como um mediador eficaz e um agente transformador, capaz de promover um ambiente informativo mais justo e crítico, destacando a necessidade de reavaliação das práticas de formação e capacitação destes profissionais para que possam atuar de forma estratégica em um mundo digital em constante evolução.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ferramentas digitais disponíveis em sites de checagens e nos populares aplicativos de redes sociais para detecção de fake news
    (2023-12-01) LIMA, Rogério Gonçalves; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    expressão notícias falsas (Fake News), é um modelo de propagação de informações que tem por objetivo espalhar boatos, notícias falsas, parcialmente falsas, conteúdo exagerado ou fora de contexto, com propósito principal de atrair um público para determinada exposição viral. Difamando imagem de pessoas, influenciando processos eleitorais, radicalismo ideológico. Logo, tem sido motivo de preocupação por parte de organizações e pensadores de diferentes áreas de conhecimento. Contudo, através de pesquisas, considero que há formas eficientes de detecção e enfrentamento por meio de ferramentas digitais presentes nos próprios aplicativos de comunicações e em sites de checagens como Fato ou Fake, ou Lupa. Este trabalho pretende abordar e analisar sobre esse tema através da pesquisa por esses instrumentos, tomando como base aplicativos populares largamente utilizados pelas pessoas, também, comparando com estes sites já citados que são especializados nesse assunto, propõe-se, assim, apresentar ferramentas úteis e já validadas para que possíveis usuários tenham conhecimento e possam aplicá-las em seu uso, reforçando o direito à informação confiável. Por isso tudo, as fake news podem ser consideradas como conteúdo nocivo, mas que tem excelentes meios utilizáveis para minimizar seu alcance, propagação ou danos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA