Navegando por Assunto "Fake News"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fake news nas redes sociais: a importância da educação midiática(2023-05-15) LEÃO, Gleycy Kellen Gomes; CORDEIRO, Leonardo Zenha; lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112A presente pesquisa possui como título “As Fake News nas redes sociais: A importância da educação midiática”. Por meio de uma pesquisa narrativa, temos como objetivo geral: compreender a importância da educação midiática como auxiliar no processo de identificação de informações falsas. Como objetivos específicos, delimitam-se: identificar como as Fake News prejudicam processos de escolhas, discutir como a educação para as mídias influencia o processo de identificação de notícias online e apontar como a cibercultura impacta na vida da população brasileira. Levantamos a hipótese de que as pessoas aprendem com os processos de produção de mídia e com as redes sociais– desenvolvem uma leitura mais crítica e uma interpretação diferenciada dos fatos. Dessa forma, a problemática parte da questão : Como a educação midiática está sendo abordada nas salas de aula de acordo com as publicações acadêmicas sobre o assunto? No entanto, foi possível identificar que há debates sobre as fakes news e a importância da educação midiática, porém ainda é necessário mais discussões sobre o tema apresentado, assim como publicações de trabalhos nesse eixo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Fake News sobre a Covid-19 nas aulas de Química: uma abordagem didática na Monitoria das Práticas de Ensino(2022-08-26) CAPISTRANO, Francisco Frank Dourado; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este Trabalho de Curso está configurado conforme preconizou a Instrução Normativa Nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispôs sobre normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Destarte, será usado o Resumo Expandido submetido ao evento SEPEDUC como requisito de análise pela banca avaliadora deste presente texto. Tal produção escrita está pautada na proliferação de fake news sobre a Covid-19. A presente construção acadêmica é um relato de experiências realizado na Monitoria de Práticas de Ensino com Licenciandos em Química da UFPA que intencionou apresentar produções e análises de fake news de cunho científico. O trabalho desenvolvido possui natureza qualitativa, pautada em um viés investigativo acerca de fake news científicas. Como resultados alcançados, destaca-se a percepção crítica dos licenciandos quanto a elementos presentes em notícias fakes. Sobressaem-se nos achados também a relevância da temática para os licenciandos no tocante a aplicabilidade do conhecimento químico-científico e da reafirmação de seu papel como professor de química frente às narrativas fakes. Por fim, defende-se a realização de investigações envolvendo fake news científicas nas aulas de química visando o estabelecimento de um ensino mais crítico, aplicável e problematizador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência das fake news sobre a vacinação da covid-19 nos estudantes da UFPA - Campus Cametá(2023-10-19) NUNES, Vinicius Augusto Siqueira; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203Este estudo explana a influência das Fakes News sobre a vacina que combate a Covid-19 nos estudantes da UFPA – Campus Cametá. As tecnologias de comunicação e informação favoreceram de maneira direta a expansão de conteúdos fraudulentos sobre a vacina da covid 19, que afetaram o andamento da imunização de alguns indivíduos, acarretando problemas maiores para a sociedade. Assim, este estudo tem como objetivo discutir como a proliferação de Fake News afetou os programas de vacinação e qual a consequência dessa conduta para a saúde pública no município de Cametá/PA. A pesquisa tem como pergunta norteadora: de que forma as Fakes News sobre as vacinas da Covid-19 podem atrapalhar os programas de imunização no município de Cametá-PA? O estudo é de caráter exploratório-descritivo, quantitativo, com uso, nos seus procedimentos de aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 70 discentes, naturais dos municípios de Cametá, Baião, Limoeiro do Ajuru e Belém do Pará, e pertencem a sete cursos de graduação com ingresso de 2016 a 2022. Os resultados revelam que, com a propagação de notícias falsas sobre a vacina da COVID-19, as pessoas passaram a recusar o imunizante fazendo uso de procedimentos terapêuticos ou condutas preventivas inadequadas, que variaram desde o uso de chás caseiros até a administração da cloroquina/hidroxicloroquina, a azitromicina e a ivermectina.