Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Física moderna"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios na criação de um projeto educacional: multiverso da física moderna
    (2024-01-03) RIBEIRO, Luis Maria Costa; SOARES, Pedro Henrique da Fonseca; FERNANDES, Leonardo José Nogueira; http://lattes.cnpq.br/2801637840937606; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O projeto intitulado “Multiverso da Física Moderna” foi desenvolvido por alunos do curso de Ensino de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Salinópolis, com o objetivo de apresentar os conceitos da Física Moderna de forma inovadora no contexto da alta Educação escolar. O projeto aconteceu na Escola Estadual Dr. Miguel de Santa Brígida e envolveu diversas atividades, que vão desde apresentações teatrais, jogos e experimentos até a criação de uma história em quadrinhos sobre física moderna. performance que levou os alunos a uma viagem no tempo, encontrando figuras icônicas da ciência como Aristóteles, Galileu Galilei, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Isaac Newton e Albert Einstein. Cada personagem apresentou seus estudos e teorias, orientados por um narrador. Posteriormente, o projeto abordou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein através de uma representação visual da curvatura do espaço-tempo utilizando um leito elástico. Os alunos também participaram de experimentos e dinâmicas sobre o efeito fotoelétrico, explorando o paradoxo dos gêmeos e vivenciando o experimento mental do gato de Schrödinger. Além disso, o projeto incorporou elementos lúdicos, como o uso de jogos eletrônicos, óculos de realidade virtual e um divertido desafio tipo torta na cara que incluía questões relacionadas às etapas anteriores do projeto. A avaliação do projeto levou em consideração as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Ciências Naturais, adequando-as ao contexto do ensino médio. explore os mistérios do universo de uma forma envolvente e significativa. O relato apresentado neste resumo visa auxiliar professores e futuros professores da rede de Ensino Básico no desenvolvimento de seus próprios projetos educacionais, destacando as características e diferenciais do projeto “Multiverso da Física Moderna” como um exemplo de sucesso de ensino de Física atrativo e contextualizado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Laboratórios alternativos de baixo custo no ensino de física: um mapeamento bibliográfico com ênfase em óptica e física moderna
    (2025-07-21) SILVA, Douglas Leite da; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562
    Este trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento bibliográfico sobre laboratórios alternativos de baixo custo voltados ao ensino de Física, com ênfase nas áreas de Óptica e Física Moderna, considerando especialmente o contexto das escolas públicas brasileiras. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo e exploratório, baseada em uma revisão sistemática da literatura. A busca foi feita nas bases Google Acadêmico e SciELO, utilizando os descritores: Ensino de Física; Laboratórios de Baixo Custo; Experimentação; Óptica. Dos 30 artigos identificados inicialmente, 64 foram selecionados para leitura integral, resultando em 37 estudos que atenderam integralmente aos critérios de inclusão definidos. Os resultados revelaram que existem inúmeros experimentos acessíveis, construídos com materiais recicláveis ou de baixo custo, cujos valores variam entre R$ 5 e R$ 120 para atividades ópticas e de R$ 50 a R$ 800 para propostas relacionadas à Física Moderna. A abordagem qualitativa demonstrou que esses experimentos podem proporcionar ganhos significativos na aprendizagem, no engajamento dos estudantes e no desenvolvimento de habilidades científicas e técnicas. Contudo, também foram identificados desafios importantes, como a necessidade de formação docente específica, limitações de infraestrutura nas escolas e escassez de materiais adaptados para alunos com deficiência. Por fim, este estudo sugere como melhorias a criação de plataformas digitais colaborativas, a ampliação da formação continuada dos professores e o desenvolvimento de kits experimentais adaptados às realidades locais e inclusivos para todos os estudantes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma visão conceitual sobre a estrutura da matéria
    (2018-02-01) PEREIRA, Rainara Moraes; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633
    Neste trabalho realizamos uma abordagem conceitual sobre a estrutura da matéria. Tratamos inicialmente os principais modelos atômicos, bem como os cientistas responsáveis por cada modelo. Abordamos a visão clássica de partícula e radiação, e os experimentos realizados para a comprovação da natureza quântica da luz. Enfatizamos a ideia de fóton proposta por Planck para descrevermos o problema de emissão e absorção da luz e relacionamos as camadas eletrônicas dos átomos com às propriedades magnéticas dos materiais que utilizamos em nosso cotidiano. Descrevemos o efeito fotoelétrico, em que novamente a proposta de fóton foi fundamental na compreensão deste fenômeno. Relacionamos o espectro atômico de linhas com os níveis de energia proposto por Bohr em seu modelo atômico. Trabalhamos a evolução dos modelos atômicos a partir do experimento de Rutherford até o modelo atual de forma detalhada para melhor entendimento sobre a estrutura da matéria, bem como as propriedades do núcleo atômico relacionadas com a força que atua sobre as partículas para que estas mantenham-se ligadas conservando o núcleo estável.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA