Navegando por Assunto "Experimentation"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa(2018-07-19) BELO, Lucidéia Cordeiro; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Com o objetivo de estudar a experimentação no ensino de ciências, sob uma ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, foi possível contatar que a experimentação deve conter, em sua prática, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atividades experimentais na educação do campo: uma abordagem da aprendizagem significativa na escola Frei Carmelo, ramal do Cataiandeua(2018-11-01) BRITO, Ana Cristina Muniz de; MEDEIROS, Robson André Barata de; http://lattes.cnpq.br/8857811579956287; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Com o objetivo de estudar a relevância da experimentação no ensino de ciências, sob a ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais, serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. O lócus da pesquisa foi a escola de ensino fundamental Frei Carmelo, localizada no Cataiandeua, comunidade rural do município de Abaetetuba. Desse modo, foi possível constatar que a experimentação deve apresentar, em seu procedimento, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aula experimental sobre misturas químicas: uma abordagem no ensino de Química(2023-12-08) BATISTA, Renata Gabriela da Cruz; CASTRO, Ana Carla Gomes; http://lattes.cnpq.br/1893508281977206; https://orcid.org/0000-0003-0461-9225; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736O presente trabalho refere-se a uma atividade experimental realizada com duas turmas de alunos do 9º ano da Escola EEEFM Zulima Vergolino Dias. Seu objetivo foi mostrar experimentos sobre misturas químicas que podem ser observadas no dia a dia, bem como estimular os alunos a se interessarem pelo ensino de química experimental e investigativa. Além disso, o propósito do trabalho foi fazer com que os alunos compreendessem os conceitos relacionados ao conteúdo. Nesse contexto, por meio dessa aula prática, pode-se afirmar que os alunos obtiveram um melhor desempenho no assunto. Isso pode ser observado ao comparar os resultados antes e depois da aplicação dos questionários, o que revelou um aumento no conhecimento dos alunos sobre o assunto. Além disso, o trabalho serviu de inspiração para que eles se interessassem pelo estudo das ciências naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estudo do Índice de Massa Corporal (IMC) por meio da experimentação e de aplicativo (APP) nas escolas da Região Metropolitana de Belém - PA(2020-02-17) PUREZA, Eva Maria Joana Cruz da; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Neste trabalho é apresentada uma atividade prática do Índice de Massa Corporal (IMC) através das equações de Quételet, Melão Jr. e Trefethen como objeto de conhecimento da unidade temática “Vida e Evolução” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos nas escolas da região metropolitana de Belém e em outros ambientes (UFPA e praças). Incialmente, participaram dessa atividade 10 alunos voluntários, sendo 5 do gênero feminino (F) e 5 do masculino (M), com médias de idade 171 anos e 161 anos; peso 55,055,15 kg e 67,3519,95 kg; altura 1,590,09 m e 1,650,15 m, respectivamente. Ao final, eles aprenderam a usar o método antropométrico e as 3 equações do IMC, cujas médias foram obtidas para F e M. Assim, é possível fazer o monitoramento preliminar da saúde dos alunos a partir da medida da massa, do peso e do IMC. Posteriormente, aumentamos a amostra em outra escola, UFPA e praça e obtivemos resultados satisfatórios para essas medidas. Por fim, testamos o aplicativo Biofísica – IMC para a realização desses cálculos e obtivemos os valores mais rápidos para as medidas do IMC que eram determinadas a mão ou via calculadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A experimentação em sala de aula promovendo a associação entre teoria e prática(2019-12-23) SOUSA, Félix Júnior Pantoja de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Este estudo teve como objetivo inserir a experimentação em sala de aula para promover a associação entre teoria e prática de conceitos de Hidrostática. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estatual Pedro Teixeira – Anexo I/ Abaetetuba – PA, com os alunos do 1º ano do ensino médio e o professor de Física da turma. Junto a esse grupo amostral, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista com o educador, pré-teste, duas aulas teóricas, oficina, pós-teste e questionário investigativo. Na oficina foram realizadas experiências com materiais acessíveis e de baixo custo junto aos alunos para auxiliar no entendimento dos conceitos estudados nas aulas teóricas. Como a instituição de ensino não possuía laboratório de ciências, as demonstrações foram feitas na própria sala de aula e contou com a participação de todos os discentes. Além do aspecto motivacional verificado, notou-se que o uso das experiências ajudou na compreensão significativa dos conceitos lecionados, uma vez que houve um melhor rendimento dos alunos no pós-teste e os próprios alunos relataram no questionário investigativo que a oficina teve papel importante na compreensão do conteúdo trabalhado. Para além disso, esta pesquisa mostrou que as condições estruturais e materiais da escola afetam o trabalho docente, principalmente no que se refere à realização de atividades experimentais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIENCIAS: desafios e pespectivas de alunos e professores no processo ensino aprendizagem em Breves-Pará(2016-08-26) MERCÊS, Paulo Santana das; ARAUJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491O presente trabalho de pesquisa tem por objetivos analisar o processo da experimentação voltada ao ensino de Ciências dentro do contexto escolar no município de Breves, estado do Pará. O trabalho analisa a ação de professores e alunos da rede pública de ensino com foco voltado as práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores de ciências em turmas de 6 ao 9 ano do ensino fundamental. O mesmo busca fazer uma reflexão da figura do professor dentro desse processo, já que ele deve ser o principal instrumento responsável por utilizar das melhores práticas pedagógicas afim de contribuir de maneira satisfatória com o processo de formação dos alunos. A fundamentação teórica do trabalho se apoia na leitura de artigos científicos, publicados acerca do tema da experimentação dentro do processo educacional voltada ao ensino de ciências. O trabalho também se apoia em pesquisas de entrevistas realizada com alunos e educadores. Os questionários utilizados foram aplicados após a utilização de alguns experimentos em sala de aula que exemplificam e esclarecem, principalmente aos alunos o que é a experimentação em sala de aula. O trabalho aqui apresentado tem como principal objetivo enfatizar as práticas voltadas a experimentação no ensino de ciências, apurar as práticas utilizadas pelo professor, além de verificar a atuação do aluno seu ponto de vista sobre a utilização de experimentos em sala de aula com foco na relação ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior(2020-02-17) SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A abordagem de tópicos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) nas aulas de Física do Ensino Superior ainda é tema de debates e discussões entre pesquisadores da área. Embora nos dias atuais seja reconhecida sua importância para as tecnologias que encontramos em nosso cotidiano, ainda observamos inúmeros problemas para tratar desse tema em sala de aula. Vários fatores influenciam na abordagem da FMC no Ensino Superior, a começar pelo formação dos professores para com o tema, falta de tempo para aplicar um currículo extenso e aulas tradicionais que desinteressam os alunos. Tendo em vista esta perspectiva, o presente trabalho propõe alguns recursos didáticos diferentes dos habituais, visando facilitar o trabalho do professor e um modo de incentivar o aluno para assuntos de FMC. Para tal, trataremos do Efeito Fotoelétrico através de sua história, do contexto da luz até sua aplicabilidade hoje em dia, utilizando-se de experimento de baixo custo – um eletroscópio caseiro e uma fonte de radiação ultravioleta – além de uma proposta de aplicação da simulação do Efeito Fotoelétrico no site Vascak, buscando realizar uma aprendizagem ativa e significativa em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia do ensino de Química com experimentação em sala de aula na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio/PA(2019-10-11) FREITAS, Neliel Cardoso de; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395Tendo em vista que uma das dificuldades dos alunos em assimilar o conteúdo de Química é devida a mesma ser considerado por muitos, como uma disciplina complexa. Para melhorar esse entendimento o uso da “experimentação” passa a ser uma ferramenta facilitadora para melhor compreensão dos conceitos químicos estudados em sala de aula, pois aproxima o cotidiano dos alunos. Nessa perspectiva o presente trabalho teve por objetivo compreender de que maneira a experimentação pode auxiliar na aprendizagem do ensino de Química. Para tanto, é necessário identificar a metodologia utilizada atualmente no ensino de Química, analisar quais as dificuldades dos alunos no uso de atividades experimentais e utilizar a experimentação como ferramenta auxiliadora nas aulas de Química. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários semiestruturados para os alunos a fim de coletar as informações necessárias. Os resultados mostraram que os alunos da Casa Familiar Rural se sentiram motivados com as aulas experimentais no ensino de Química, sendo tal fato detectado através dos questionários aplicados, que estes consideraram a experimentação importante para processo de ensino e aprendizagem. Concluímos com este trabalho que o uso da experimentação em sala de aula contribui para uma aprendizagem significativa, haja vista que ao ver na prática o fenômeno acontecendo é muito importante para sua compreensão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de experimentação de baixo custo no ensino de física(2021-10-13) PEREIRA, Josimara Lobato; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O objetivo deste trabalho é abordar e analisar a questão do uso da experimentação no ensino de física, com propostas de experimentos de baixo custo, com o intuito de estimular os professores a utilizar os experimentos nas aulas de física, e também de promover a participação ativa dos alunos nas aulas. Para obter esses objetivos propostos foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica em artigos, teses, dissertações, voltados para esta temática. De acordo com as pesquisas analisadas o ensino de física enfrenta uma realidade muito difícil, pois as aulas ainda são predominantemente teóricas, com aulas expositivas, pouco atrativas e longe da realidade dos alunos, fazendo com que eles não se interessem pela disciplina, pois as aulas se resumem a aplicação de fórmulas e conceitos. Em função disso, pesquisadores e educadores tem defendido o uso da experimentação, como uma ferramenta eficaz por estimular o interesse do aluno pela disciplina. Em geral, a experimentação raramente está presente nas aulas de física, devido à falta de laboratório, de equipamentos, e de preparo dos professores, ou quando é utilizada é de forma equivocada. Com isso, uma das alternativas defendida pelos autores para enfrentar a ausência de equipamentos e também a falta de laboratório, está no planejamento e na execução de atividades experimentais de baixo custo. A experimentação no ensino de física ainda é um desafio a ser vencido. Apesar disso, a maioria dos trabalhos analisados demonstraram uma visão mais positiva do que negativa para a experimentação no ensino de física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino(2019-12-20) CUNHA, Douglas Barros da; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604Neste trabalho é discutido o contexto atual do ensino de Física, e alguns desafios enfrentados por professores, especialmente os da Educação Básica, mas não se restringindo a eles, levando em consideração os avanços tecnológicos e a utilização dos mesmos em sala de aula. Em seguida apresenta-se a plataforma de hardware Arduino, suas principais características, bem como os recursos oferecidos por ela e as vantagens em utilizá-la para o estudo e comprovação dos conceitos físicos. Discuti-se então o papel central da experimentação no processo de ensino aprendizagem de Ciências, mais especificamente na Física e como o Arduino pode ser útil nesse processo de aquisição de dados, associados à construção de toy models. Apresenta-se na sequência alguns artigos da área de pesquisa em Ensino de Física que abordam propostas para a o uso do Arduino como recurso didático para dinamizar o ambiente em sala de aula. Finalmente, como um exemplo de experimento de baixo custo, apresenta-se um circuito com placa Arduino e sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica(2023-12-21) SILVA, Elizama Félix da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O Trabalho de Curso cumpre os aspectos estruturais baseados na instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará, que assegura de forma excepcional e temporária sobre as atividades relativas ao Trabalho de Curso, flexibilizadas em consequências decorrente da pandemia da COVID-19. Sendo assim, foram utilizados os relatórios semestrais entregues à CAPES, feitos em decorrência de minha atuação como bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022/2024), como quesito de análise pela banca avaliadora para cumprimento do crédito. Isto posto, destaca-se que os relatos produzidos abordam as experiências de dois semestres de imersão no referido Programa executado pelo núcleo da UFPA/Campus Ananindeua. Sobre isso, apresento experiências vivenciadas dentro e fora da escola-campo, como, por exemplo, a participação no Programa Futuras Cientistas feita em parceria entre a Universidade Federal do Pará, Secretaria de Estado de Educação do Pará e o Governo Federal. Também apresento as experiências vivenciadas em turmas da terceira série do ensino médio divididos em três momentos. O conteúdo do relato aborda sobre a importância da construção e utilização de sequência didática no processo de ensino-aprendizagem para atribuir sentido aos conhecimentos e colaborando para uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Como resultado geral das reflexões, observo um grande êxito em aplicar cálculos químicos atrelados à poluição atmosférica tornando o ensino de química mais aplicável e atrativo para os estudantes. Para além disso, também ressalto que minha participação como Residente possibilitou várias situações desafiadoras na formação deste lidar com a sala de aula, escrever relatórios, produzir uma cartilha, atuar com projetos de investigação e projetos de vida dos estudantes.