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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comunidades de práticas: da informalidade do saber matemático no cultivo do Passiflora Edulis ao saber matemático formal escolar
    (2022-11-30) ARAÚJO, Danillo Nascimento; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente Trabalho de Curso (TCC) é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo identificar os conhecimentos matemáticos usados nas práticas informais de produtores no cultivo do maracujá, na perspectiva de aproximar esses conhecimentos ao conhecimento formal escolar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como qualitativa; quanto aos objetivos, é de caráter exploratório, e como esta foi realizada em uma comunidade específica, aponta para a modalidade de Estudo de Caso. Participaram como nossos colaboradores dois produtores aqui identificados como seu Júlio e seu Nicolas, que são moradores da comunidade São Pedro do Caratateua localizada no município de Aurora do Pará/PA e produtores do cultivo do Maracujá. A pesquisa está fundamentada em estudos bibliográficos que discutem a temática, especialmente o que se refere ao Programa Etnomatemática, que serviu de embasamento para investigar os conhecimentos matemáticos dos produtores, bem como, relacioná-los com os conhecimentos matemáticos escolares. Para obter as informações, inicialmente realizamos a observação in loco, para conhecer de que forma o processo de cultivo do Maracujá é desenvolvido pelos produtores. E para consolidar a observação, realizamos entrevistas com os dois produtores de Maracujá já informados. Os resultados apontam que mesmo que estes agricultores não tenham conhecimentos formais da matemática por não terem frequentado os bancos escolares, detém um conhecimentos próprio, produzidos a partir das necessidades surgidas e adquiridos nas experiências vivenciadas ao longo da vida. Estes conhecimentos e/ou saberes, são repassados de pai para filho, o que garante a continuidade do saber desenvolvido pelo grupo social investigado. Portanto podemos inferir que nosso objetivo de fazer a aproximação desse conhecimento matemático informal ao conhecimento matemático escolar, pressupõe mudanças consideráveis no tocante ao ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Diversidade produtiva a partir de sistemas agroflorestais: uma experiência vivenciada a partir de uma visita de campo realizada durante o estágio institucional do curso de Agroecologia, UFPA - campus Abaetetuba
    (2023-09-05) SILVA, Ivone Rodrigues da; MACÊDO, Naiane da Silva; MAIA, Ricardo Eduardo de Freitas; http://lattes.cnpq.br/1679371180659052; CASTRO, Roberta Rowsy Amorim de; http://lattes.cnpq.br/3349132570131093
    O presente trabalho tem por objetivo relatar sobre uma visita de campo, que ocorreu a partir das atividades curriculares do Estágio Institucional e as disciplinas de Comunicação e Extensão Rural e Avaliação da Sustentabilidade de Agroecossistemas Familiares, ofertadas para a turma concluinte de Tecnologia em Agroecologia, da Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba, no ano de 2023. A visita ocorreu em uma propriedade de um agricultor familiar da Comunidade Agroextrativista Cataiandeua, localizada a 15 km da sede municipal e teve como propósitos compreender a importância de integrar distintas atividades curriculares a fim de possibilitar processos de ensino-aprendizagem mais inter e multidisciplinares, permitindo também a construção e a troca entre os saberes popular e científico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental: vivências socioculturais e visões de estudantes e educadores, Acará-PA
    (2019-09-02) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    As interações dos sujeitos com o meio natural fazem-se fundamental para a promoção de uma educação ambiental de respeito à natureza humana e planetária. Esta pesquisa discorre sobre os conhecimentos referentes à educação ambiental e suas práticas são parte do repertório de estudantes da EJA e educadores da escola de Ensino Médio Profª. Deusalina da Cunha e Sousa Carneiro, na cidade de Acará (PA). Trata de estudo de natureza empírica e bibliográfica, com aspectos metodológicos que abarcou além dos referenciais teóricos concernentes ao tema, observações nos espaços do entorno do espaço escolar, e pesquisa com os estudantes da EJA e com os educadores da escola. Os resultados apontam uma concepção dos estudantes externa à sua prática, onde até compreendem a importância da natureza humana e planetária, porém com ínfimas práticas cotidianas difundidas nas suas vivências, o que difere dos sujeitos do entorno da escola, os quais possuem uma predominância na atuação com a natureza demonstrando que há uma prática ambiental frequente, porém pouco considerada pelos citadinos daquele espaço bem como pelo poder público local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB em tempos de pandemia
    (2022-06-29) MARTINS, Daniel de Sousa; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    O estágio é parte imprescindível do currículo de qualquer curso de graduação, considerado pelos alunos como “a parte prática do curso”, interligando os conhecimentos teóricos contextualizados em sala com a prática profissional em que o estagiário atuará futuramente. Contudo, após o início da crise de saúde pública que abalou o planeta (Pandemia da COVID-19), a realização dos estágios teve que ser repensada metodologicamente para se adaptar à nova realidade. No caso dos cursos de licenciatura a dificuldade foi bem maior, já que o estágio proporcionava um encontro direto com o ambiente escolar, em que o estagiário participava presencialmente das atividades; assumindo a gestão da classe e vivenciando a prática docente e suas várias formas didáticas. Dessa forma, este trabalho busca evidenciar a vivência da disciplina de Estágio Supervisionado IV realizada no período letivo 2021.3 da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB nas turmas da 1ª e 2ª etapas na modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA do Ensino Médio durante a pandemia de COVID-19. Tem como objetivo apresentar as dificuldades e metodologias utilizadas no processo de ensino e a influência da pandemia durante a realização do estágio supervisionado IV, bem como expor a percepção tanto do estagiário quanto do professor, além de mostrar a importância de uma escola que utiliza o ensino via rádio para levar educação para centenas de alunos que não têm ou não tiveram a oportunidade de estudar durante a juventude. Bom, com isso espera-se obter informações de como a pandemia pode ter influenciado na forma educacional de uma escola que utiliza o sistema de rádio como forma de ensino, bem como expor a importância e apresentar as contribuições que o estágio realizado em uma escola radiofônica pode proporcionar para a formação do estudante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Experiência de docentes em formação: desafios na docência e na vida
    (2022-11-14) PEREIRA, Marciley Mesquita; ANDRÉ, Risete de Fátima Rodrigues; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O presente trabalho diz respeito aos relatos de experiência de docentes-estudantes do curso de pedagogia ofertado pelo Plano Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR), pela Universidade Federal do Pará. Objetivou elucidar o percurso formativo de cinco docentes-estudantes destacando os desafios, aprendizados, vividos durante o curso, sobressaindo a árdua tarefa de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Para isso, foi adotado a capatação dos relatos das docentesestudantes concomitante ao estudo e aprodundamento teórico, ambos nos auxiliou na descrição das experiências mediado pelo embasamento teórico. Com base nas leituras, na nossa própria experiência e de outras docentes-estudantes foi possível constatar que os desafios foram constantes, de natureza diversa e fundamental para o êxito acadêmico das docentes-estudantes quanto a aprender/saber conciliar a vida acadêmica, pessoal e profissional. Apesar dos desafios, o que mais se destaca nessa jornada é o crescimento profissional adquirido através da articulação da teoria aprendida no curso e a prática ocasionada pelo trabalho docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A farinha do cruzeiro: territorialidade sobre ameaças no Baixo Tocantins/PA
    (2023-07-20) MORAES, Nívea Maria de; FERREIRA, Milena Silva; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174
    Este trabalho fez análise da relação do processo artesanal da torração da farinha, considerando os aspectos relevantes para uma boa qualidade do produto, dadas as variedades da mandioca e pelas técnicas de produção empregadas. Também evidenciamos os aspectos educativos que ocorrem nas roças e no retiro, no decorrer do processo da produção de farinha, na comunidade Caeté Cruzeiro, município de Barcarena, no estado do Pará. Assim como as diversas formas lexicais criadas dentro desses espaços de saberes culturais e de aprendizagens não escolares. Nesse sentido o objetivo do trabalho é cartografar o processo de produção da farinha de mandioca na comunidade em estudo, suas linguagens específicas do trabalho, as dinâmicas de aprendizagens e seus modos de produção desde o plantio à colheita, perpassando o meio onde é cultivada até a torração da farinha. Tendo como base a preocupação de ameaças do desaparecimento de tal atividade e técnicas artesanais que contribuem para a alimentação, como por exemplo, a atividade remunerada em empresas multinacionais instaladas na região, as linhas de transmissão de energia, a venda de terras para fazendeiros. Utilizamos o método qualitativo, com o auxílio do aplicativo timestamp1 , para mapear as roças de mandioca, as casas de farinha (retiros). Para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas com os agricultores da comunidade rural e observação in loco.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A identidade profissional dos egressos do curso de pedagogia do campus universitário de Abaetetuba - PA
    (2022-07-19) SILVA, Paula Inês Lobato; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente trabalho tem por objetivo a investigação de como egressos do curso de Pedagogia constroem sua identidade profissional docente, na região do Baixo Tocantins. O estudo se insere na rede das temáticas específicas da formação docente, da constituição da identidade profissional docente e da educação básica. O referencial teórico está assentado nos estudos de RAYMOND e TARDIFF (2000); TARDIF (2002); GATTI (2014; NÓVOA, 1999; SACRISTÁN, 1999; ROLDÃO, 2005. Para a coleta de dados foram enviados questionários via redes sociais, especificamente Whatsapp e Google Forms para os egressos do curso de Pedagogia, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará. Afim de pensar a prática da coleta de dados em campo, destinada a investigar em específico a construção da identidade de professores que atuam na Região do Baixo Tocantins.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial de formação: um olhar retrospectivo com reflexões sobre vida e docência
    (2017-04-24) SOUZA, Márcia Andréa Santana de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    Este Memorial de formação visa descrever retrospectivamente acontecimentos vividos por uma vida transformada pela educação: A minha vida. Como autora desses escritos, compartilho experiências ao longo de minha vida familiar, ao passo que conto meu processo de formação escolar, acadêmica e profissional. São vivências que, sob o olhar de hoje, pude redimensionar, tendo em vista toda a formação internalizada neste caminhar. Mostro a construção de conhecimentos científicos na academia e como tais saberes levaram-me à reflexão de práticas docentes na perspectiva de suas mudanças, em particular, da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Uma trajetória de vida que perpassa o sofrimento causado pelo bullying, e outras recordações, em meio a esses processos de formação e desenvolvimento como pessoa e docente. Mostro a compreensão de teorias que auxiliam meu pensar acerca de uma práxis na educação como professora que se forma finalmente para retomar essa práxis. Relato crenças e valores e as contribuições delas na conquista do maior sonho profissional: a docência. Em momento de reflexão e ressignificação da ética, amor e respeito, pude compreender o valor da experiência como um saber num movimento de ser tocada e transformada por acontecimentos vividos. Acontecimentos que me levaram à procura de respostas especificamente em meu próprio eu e fizeram-me refletir sobre meu papel como agente de mudança na educação. Enfim, todas as experiências relatadas neste memorial- com reflexões sobre momentos dolorosos, desafiantes, felizes e recompensadores- propiciaram a mim um movimento de ressignificação da maneira de ser, estar, pensar e agir no mundo em prol da educação. Ao final dele, posso dizer que venci e que finalmente serei graduada professora para então continuar minha caminhada docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias de aprendizagem e sua relevância na infância, juventude e prática docente
    (2018) BECHIR, Maryellen Cavalcante; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462
    Este memorial tem o objetivo de apresentar a escrita de si de uma professora, dando ênfase a trajetória educacional, analisando a sua trajetória desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio/magistério até a formação acadêmica no Campus Universitário de Abaetetuba Pará. Articulando os seus saberes adquiridos no contexto de sua experiência docente, onde busca compreender os processos dessa trajetória de vida estudantil e sua relação com a vida profissional, mostrando os desafios da educação formal e informal. Esse trajeto de descobertas salienta também a importância da teoria nas análises bibliográficas, identificando alternativas e formas de aprimoramento no desenvolver da prática, tanto no eixo da prática docente, como também na discente dentro do espaço universitário, atribuindo avanços na formação, o que possibilitou um novo olhar sobre a educação básica em diferentes espaços considerando as estratégias de ensinar e de aprender. A metodologia utilizada nessa investigação científica foi a pesquisa autobiográfica, pois esta pesquisa vem focar a questão das narrativas para a aquisição da coleta de dados, e as técnicas de pesquisa desenvolveram-se pela pesquisa de campo, analise documental, entrevistas e pesquisa bibliográfica. Os resultados vem ampliar o conhecimento teórico/prático que temos em relação á docência, dando suporte para que possamos analisar como se efetiva a prática pedagógica dos profissionais da educação e ainda nos remete a um novo olhar para o ambiente familiar e escolar diante da prática vivenciada como um fazer criativo e transformador e ainda vem somar como subsídio aos profissionais da educação para reflexão sobre os desdobramentos da educação básica entendendo as diferentes modalidades de ensino bem como a relação com o superior.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias: o retrospecto de minha história educacional e uma breve reflexão de atuação profissional
    (2018) PINHEIRO, Regina da Conceição Quaresma; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941
    O presente memorial foi solicitado como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como objetivo registrar minhas memórias procedentes da infância, da vida escolar, vivência e prática docente e o ingresso no curso superior, resgatando momentos que são relevantes no percurso de minha vida pessoal e profissional. Reflete ainda o processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as transformações que ocorreram em minha prática educativa, diante de uma nova compreensão das teorias, busco rever minhas concepções pedagógicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mercado do Porto do Sal: perspectivas de musealização do espaço por meio da presença de mulheres artistas
    (2019-07-11) COSTA, Paloma Silva da; COUSTON JÚNIOR, John Fletcher; http://lattes.cnpq.br/7793272958380509
    Mercado do Porto do Sal - Perspectivas de Musealização do Espaço Por Meio da Presença de Mulheres Artistas é um trabalho que tem por objetivo analisar este espaço em função das dinâmicas socioculturais que ele detém a fim de desenvolver perspectivas de musealização deste lugar a partir das práticas e interações que as mulheres artistas constroem nessa paisagem, as quais, de maneira consequente, implicam sobre o Mercado do Porto do Sal ressignificações que vão para além de sua categorização enquanto espaço comercial. Esse estudo parte de questões que buscam entender quais as potencialidades de musealização, a partir do conceito do Museu de Território, que o Mercado do Porto do Sal vem adquirindo com estas personagens – mulheres artistas; quais são e de que maneira estas relações entre este patrimônio e estas pessoas ressignificam os sentidos que o Mercado possui em seu contexto sociocultural na contemporaneidade? Como fundamentação teórica me utilizei dos estudos de Diana Lima (2012), Mário Chagas (2014), Joice Berth (2018), Helena Dodd (1991), Gabriela Figurelli (2011), Veronique Isabelle (2014), Aida Rechena (2014) e Celma Chaves (2013). A metodologia é qualitativa e se desdobra em processos que estão ligados à pesquisa e análise bibliográfica, em coleta e organização documental de arquivos provenientes da pesquisa de campo e na realização de entrevistas. A relevância deste trabalho centra-se na importância que o Mercado do Porto do Sal tem neste tempo presente por meio da presença destas artistas que cumprem com o papel de vozes ressonantes, as quais evocam a materialidade e a imaterialidade que este espaço possui a partir de ações que denotam um discurso e uma prática ligada às formas de resistência feminina em um espaço conflitante mas que, também, constrói sentidos de valorização do patrimônio, de comprometimento com o direito à cidadania, à dignidade social e, sobretudo, a serviço da comunidade de pessoas que constituem identidades e memórias afetivas entrelaçadas a esta edificação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ritmo e dinâmica: : A interseção sobre vivências de uma bailarina clássica oboísta
    (2022-12-14) SILVA, Andréia Caroline Assunção da; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Este trabalho de conclusão de curso, desenvolveu sua pesquisa, a partir dos incômodos gerados nas aulas de Ballet Clássico. Há alguns anos atrás, na Escola de Dança Arte em Movimentos. Mas que enfim, teve a construção de conhecimentos, acerca desta inquietação, por meio das vivências nas linguagens Musical, no Conservatório de Música Carlos Gomes. E desta dualidade, ora Dança ora Música, sugeri a organização desta pesquisa, pelo Diagrama de Veen, nomeado aqui de Diagrama das Artes. Destacando então, como objetivo geral, analisar os componentesda interseção/intersecção (ritmo e dinâmica). Afim e mostrar que estes, convergem, paracom, os conjuntos Dança e Música. E para este processo, foram registradas minhas vivências, nas aulas de Ballet Clássico e aulas de Música. E como principais norteadores desta pesquisa, conversaram os seguintes autores: Débora Pinheiro em seus aspectos, da Sinfonia “MUSIDAN” que caminha nas duas linguagens Dança e Música; Agrippina Vaganova, em sua fundamentação da Dança Clássica, mestra regente em meus estudos no Ballet Clássico; Le Breton, como o estudo do corpo em sua inserção social. E para a linguagem musical, conversaram os autores principais: Bohumil Med, com os conceitos básicos da teoria Musical e Roy Benett, para com a organização histórica da Música. A pesquisa mostrou se reveladora, quanto aos aspectos enriquecedores, deste corpo em constante pesquisa.
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