Navegando por Assunto "Experience report"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades pedagógicas: relato de experiência em ambientes não escolares(2022-02-04) HENCHEN, Eliane; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Neste estudo tive como objetivo geral relatar minha experiência no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-escolares, realizado no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), da cidade de Altamira – Pará. Esse estágio faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira. Alinhado ao objetivo geral, foram delimitados como objetivos específicos: compreender como se dá a atuação do pedagogo em ambientes não escolares; discutir a importância do estágio supervisionado na formação inicial do pedagogo; e relatar a execução do projeto de intervenção realizado durante o estágio. Tal trabalho, de natureza qualitativa, teve como orientação metodológica a pesquisa-ação, pelas particularidades e funções da instituição na qual ela ocorreu e pela necessidade da elaboração de um projeto de intervenção pedagógica para atender ao Regulamento que rege a atividade de estágio do curso. Nesse sentido, considerando as orientações pré-estabelecidas no Regulamento e, principalmente, levando em conta as experiências e vivências durante o estágio, os resultados apontaram que as atividades curriculares de Estágio Supervisionado se constituem não apenas como espaços nos quais o estudantes relacionam teoria-prática, mas também um espaço de possibilidade de reflexão sobre o que é educação – entendida aqui como mais do que os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem dentro das instituições formais de ensino – e sobre qual o papel social que o pedagogo vai exercer futuramente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação de jovens e adultos: uma perspectiva para o ensino regular(2019-12-19) BRAGANÇA, Eduardo Cezar de Sousa; GOMES, Ana Silvia Alves; http://lattes.cnpq.br/8931710609650724; https://orcid.org/0000-0003-0310-0413; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma prática pedagógica realizada na Escola estadual de ensino fundamental e médio Santos Dumont (no segundo semestre de 2019), no âmbito do Estágio de Docência III, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA. Este tema consiste no desenvolvimento de atividades de prática profissional assistida e supervisionada em escolas da rede pública, tendo em vista a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas etapas 1 e 2 do ensino fundamental. Esse trabalho, em formato de artigo, visa relatar e refletir sobre vivências ocorridas na referida escola, no período de sua realização. A proposta didática da aula aplicada tinha propósito alertar os alunos o perigo deste produto a margarina, onde foi trabalhado de forma interdisciplinar para que houvesse um aprendizado mais significativo a respeito do assunto abordado e como resultado a proposta foi bem aceita pela turma, havendo uma maior interação e socialização entre os alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência.(2023-07-18) BRITO, Waldir Wellington Nascimento; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O texto apresentado descreve um relato de experiência de estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em uma escola municipal em Bragança, Pará, no período de setembro de 2019. O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória do curso e tem como objetivo proporcionar a ligação entre teoria e prática, permitindo que os futuros profissionais observem, participem, reflitam e troquem ideias com professores e alunos. O relatório de estágio foi estruturado em quatro partes. A primeira parte apresenta a caracterização da escola, localizada em Bragança, com suas instalações e recursos disponíveis. A escola oferece educação para jovens e adultos, atendendo às diferentes etapas da EJA. O Projeto Político Pedagógico da escola busca conhecer e respeitar as necessidades e realidades dos alunos, utilizando-se de temas geradores e contextualização para melhorar o processo de aprendizagem. A segunda parte do relatório descreve os sujeitos da EJA, que são trabalhadores adultos de diversas ocupações e condições socioeconômicas. Muitos desses alunos enfrentam dificuldades de aprendizagem devido às suas atribuições diárias e ao cansaço. A terceira parte aborda as características pedagógicas observadas durante as aulas. A professora responsável pelo estágio utiliza estratégias como relacionar o conteúdo com as experiências de vida dos alunos, apresentar pequenos conteúdos escritos no quadro e propor atividades de leitura e escrita para que os alunos pratiquem autonomamente. A interação entre professor e aluno é fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Na última parte, é descrito o projeto de intervenção elaborado pelos estagiários, que se baseou nas atividades realizadas em sala de aula. O projeto tinha como tema "Gêneros textuais e etnomatemática" e buscou abordar as dificuldades dos alunos na leitura, escrita e noções básicas de matemática, buscando alternativas para auxiliá-los na compreensão dos conteúdos. Foram realizadas atividades que articulavam o projeto com o cronograma escolar, visando desenvolver práticas de intervenção sobre gêneros textuais e etnomatemática para os alunos da EJA. Em resumo, pretende descrever a experiência dos estudantes de Pedagogia em uma escola municipal, mostrando a importância do estágio como uma oportunidade de aprendizado, reflexão e conexão entre teoria e prática. Destacando a caracterização da escola, os sujeitos da EJA, as características pedagógicas observadas nas aulas e a elaboração e aplicação de um projeto de intervenção. Essa experiência permitiu aos estagiários vivenciar a realidade escolar, compreender os desafios da EJA e contribuir para a construção do conhecimento docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Fake News sobre a Covid-19 nas aulas de Química: uma abordagem didática na Monitoria das Práticas de Ensino(2022-08-26) CAPISTRANO, Francisco Frank Dourado; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este Trabalho de Curso está configurado conforme preconizou a Instrução Normativa Nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispôs sobre normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Destarte, será usado o Resumo Expandido submetido ao evento SEPEDUC como requisito de análise pela banca avaliadora deste presente texto. Tal produção escrita está pautada na proliferação de fake news sobre a Covid-19. A presente construção acadêmica é um relato de experiências realizado na Monitoria de Práticas de Ensino com Licenciandos em Química da UFPA que intencionou apresentar produções e análises de fake news de cunho científico. O trabalho desenvolvido possui natureza qualitativa, pautada em um viés investigativo acerca de fake news científicas. Como resultados alcançados, destaca-se a percepção crítica dos licenciandos quanto a elementos presentes em notícias fakes. Sobressaem-se nos achados também a relevância da temática para os licenciandos no tocante a aplicabilidade do conhecimento químico-científico e da reafirmação de seu papel como professor de química frente às narrativas fakes. Por fim, defende-se a realização de investigações envolvendo fake news científicas nas aulas de química visando o estabelecimento de um ensino mais crítico, aplicável e problematizador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência da monitoria na disciplina Laboratório de Química Orgânica l: a importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem(2022-12-06) MEDEIROS, Paulo Breno da Silva; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria acadêmica pelo programa PGRAD-MONITORIA na disciplina laboratório de química orgânica l, ministrada ao curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Pará UFPA, Campus Ananindeua, no ano de 2022, semestre letivo 2022.3. As atividades foram desenvolvidas no laboratório de química da UFPA, onde o monitor mediante as dificuldades e desafios encontrados no percurso da disciplina, auxiliou os discentes em práticas laboratoriais de extração de óleos fixos e voláteis, bem como na verificação de metabólitos secundários. Ao final das atividades desenvolvidas pelos discentes foi preparado relatórios onde os discentes apresentaram suas práticas laboratoriais e seus resultados obtidos nos experimentos, o estudo ainda buscou discutir os conceitos obtidos pelos monitorados na disciplina e a importância do monitor como elo entre os discentes e o docente ministrante da disciplina, reafirmando o papel fundamental do programa de monitoria no processo de ensino-aprendizagem adquirido pelo monitor dentro do programa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica(2022-08-26) DUTRA, Giovane dos Santos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este Trabalho de Curso segue a configuração estrutural da Instrução Normativa Nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispõe normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Destarte, será usado o Relatório Final entregue à CAPES como requisito de análise pela banca avaliadora deste presente texto. Tal produção se configura como um relato de experiências significativas vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica ao longo de 18 meses de permanência como residente. Em suma, a respectiva produção textual abordará a respeito das dificuldades vivenciadas no ensino na modalidade remota e adaptações a esse novo contexto, o uso de plataformas digitais como Google sala de aula, Google Meet e o Wordwall. Como conclusão obtida, o adentramento no formato de ensino remoto, possibilitou vislumbrar os desafios que emergem durante a trajetória docente, a partir da imersão em um contexto de ensino atípico, que demandou uma readequação na visão e na prática de ensino, onde se fez necessário recorrer a novas formas de repassar o conhecimento e metodologias que possibilitassem uma maior interação com os alunos e facilitação do ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Residência pedagógica: um relato de experiência em uma escola no município de Abaetetuba-PA(2022-07-20) ALMEIDA, Karem Jhuly Barbosa de; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência em participar do Programa Residência Pedagógica, que ocorreu em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no Município de Abaetetuba-PA. O programa, ofertado pela Universidade Federal do Pará, tem como objetivo promover aos discentes o contato direto com a realidade educacional, com os alunos e com o espaço escolar, através de observações, aplicações de projetos e regência escolar. A vivência aconteceu em todas as salas da escola (1° ao 5° ano), porém a observação aconteceu em um período maior na turma do 4° ano do ensino fundamental, onde dois alunos foram acompanhados de forma mais direta no processo de alfabetização. A experiência foi de suma importância para a construção inicial da formação acadêmica dos residentes, a partir dela foi possível conhecer a realidade do ambiente escolar, trocar experiências com os preceptores e vivenciar na prática o papel do pedagogo no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A variação linguística no ensino de língua portuguesa: uma reflexão sobre o contexto de sala de aula no colégio Palmira Gabriel de Barcarena-PA(2018-06-29) SANTOS, Franciele Lima Beltrão; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho, trata-se de uma prática reflexiva por meio de um relato de experiência, concernente ao ensino da variação linguística em sala de aula com os alunos do 1º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Palmira Gabriel de Barcarena-Pará. A proposta traz como abordagem a sociolinguística, que nos possibilita o estudo das variações linguísticas no âmbito escolar. A língua na concepção dos sociolinguistas, é intrinsecamente heterogênea, nesse sentido, a língua não é usada de forma homogênea por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de acordo com a época, região, classe social e assim por diante. Dependendo da situação, um mesmo indivíduo pode fazer uso de diferentes variedades linguísticas adequando-se a cada contexto de comunicação. Ao trabalhar a diversidade linguística, pretendemos evidenciar que a língua portuguesa não se apresenta uniforme em todo o território brasileiro. Baseado nesse estudo, temos como pressupostos teóricos principais, Tarallo (1994), os PCNs (1998), Bagno (2002, 2007a, 2007b) e Bortoni-Ricardo (2004) que oferecem valiosa contribuição para o ensino das variedades linguísticas. A pesquisa-ação iniciou-se com observações, aplicação de um questionário com 10 perguntas objetivas com intuito de sondar os conhecimentos dos alunos em relação ao assunto, e em seguida, intervimos por meio de uma oficina com aulas teóricas e práticas. A prática docente ocorreu em dois momentos, novembro de 2017 e dezembro de 2018. Os resultados da pesquisa conferem à análise dos questionários e do relato de experiência.