Navegando por Assunto "Experience"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação Infantil e os desafios do trabalho docente durante a pandemia: relato de experiência(2023-06-28) OLIVEIRA, Hellyna Viana; FREITAS, Léia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4829920653020369; https://orcid.org/0000-0003-1852-1106Neste trabalho, o propósito foi relatar as vivências dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ano 2019 matutino, no Estágio Supervisionado na Educação Infantil durante a pandemia da Covid-19 em uma escola pública do município de Altamira-PA, assim nosso objetivo foi analisar o processo de socialização entre a professora, acadêmicos e as crianças da turma do Pre I problematizando a questão: como ocorreu o processo de socialização durante o estágio e quais as dificuldades vivenciada pela professora, acadêmicos e os alunos? A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com a subsequência da ferramenta de observação, participação e elaboração de um plano de atividades que auxiliaram na preparação pedagógica de atendimento aos alunos das turmas de Pré I. Paralelo a isso, fizemos uma revisão de literatura sobre as práticas pedagógicas no tempo de pandemia na área da educação infantil e também sobre a importância do estágio na formação do professor. Após a análise dos dados os resultados apontaram que apesar do estágio ser remoto os acadêmicos de pedagogia conseguiram ter essa imersão da realidade de uma sala de aula, pois foram produzidos materiais pedagógicos lúdicos, plano de aula e ornamentação da sala de aula para receber os alunos no retorno às aulas presenciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação: narrativas de uma estudante de Educação do Campo(2024-03-28) VITORIANO, Aline Luzia Barbosa Pereira; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho apresenta o percurso da autora, discente do Curso de Educação do Campo, a partir do seu memorial de formação, que, mobilizada pelos movimentos sociais em defesa dos direitos humanos, reflete sobre suas experiências vividas ao longo de sua vida e formação, bem como as contribuições do Curso de Educação do Campo na formação de professora e liderança social. Com a perspectiva da pesquisa narrativa, tomou como objetivo evidenciar os entrelaçamentos entre as diferentes fases de sua vida e formação a partir da rememoração. Os diálogos com Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Jorge Larrosa Michael Connelly, Jean Clandinin, Guilherme Prado, Inês Bragança, contribuiu para tecer conhecimentos que trazem a temática das experiências ao longo das fases da vida e formação, tanto pelas memórias quanto pela linguagem. No que tange à abordagem metodológica, em diálogo com pesquisa narrativa no campo educacional, a pesquisa traz questões da formação de professora e liderança social, organizadas em eixos temáticos. O caminho percorrido na pesquisa e formação possibilitou algumas lições, dentre elas, descobrir-se como professora-narradora, a ampliação e potência da escrita autoral, defensora dos direitos humanos, formação de liderança em suas dimensões políticas e sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) O uso do jardim escolar para a construção de teia alimentar: experiências no ensino de ecologia(2025-02-10) TORRES , Milena Sousa; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de Conclusão de Curso se constitui em um resumo expandido intitulado O USO DO JARDIM ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEIA ALIMENTAR: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ECOLOGIA, o qual foi apresentado no evento “II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e VI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que ocorreu de forma presencial nos dias 05 a 07 de novembro de 2024 em Castanhal-PA. A realização dessa atividade foi possível através do Programa Residência pedagógica (PRP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo principal a inserção de licenciandos para vivenciar à educação básica, assim como a contribuição na identidade profissional e a experiência precoce do discente no espaço escolar. Com isso, meu objetivo geral foi reforçar o meu desejo em poder contribuir com o aprendizado dos alunos na escola e aprimorar cada vez mais minha experiência em sala de aula, uma vez que esse processo, contribui bastante não apenas para o processo formativo, como também auxilia na identificação de outras vertentes educacionais. No contexto do programa, vivenciei etapas como a imersão no cotidiano escolar, a elaboração de planos de aula, materiais didáticos para utilizar nas aulas ou mesmo em ações; possibilitando assim, uma atuação em atividades de regência e intervenções pedagógicas em parceria com a professora preceptora; para posterior elaboração do relato de experiência, no intuído de produzir baseado na realidade dos alunos e dos acontecimentos cotidianos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro - educação: uma vivência artística e didática na brinquedoteca da EAUFPA(2021-03-08) MELO, Faye Cristina Celeiro; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes daO presente trabalho pretende descrever uma vivência artística e didática desenvolvida na escola de aplicação da Universidade Federal do Pará – UFPA, em Belém/PA, no ano de 2017, durante o estágio supervisionado (Prática de Ensino do Teatro I, da Licenciatura em Teatro da ETDUFPA), na sala da brinquedoteca, espaço onde se encontram elementos lúdicos e pedagógicos para atender as turmas do PRÉ I e PRÉ II da educação infantil (crianças na faixa etária de 4 a 5 anos) no turno da manhã. A sala tornou-se palco de apresentações, teatro, lendas folclóricas paraenses, artesanato, literatura, música, dança e brinquedos. No espaço onde foram realizadas as atividades descobriu-se novas formas de aprendizado do cotidiano escolar,utilizou-se de recursos como, recorte de texto, encenação teatral, indumentárias e o texto do estatuto da criança e do adolescente - ECA. Como resultado constatou-se a efetiva participação das crianças que aprenderam sobre as lendas folclóricas junto com o art. 4º do ECA, demonstrando interesse e curiosidade, onde fizeram constantes indagações sobre os seus direitos e os personagens da vivência didática. Assim, percebemos que os elementos lúdicos de interação existentes no espaço aliados aos diversos brinquedos contribuem para a formação sociocultural das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os trilhos da memória: o bonde de Belém, a História soterrada por calcário e argila?(2022-07-18) SILVA, Breno Ednan Pacifico da; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633O presente artigo relata como foi o processo da rua Conselheiro João Alfredo da cidade de Belém do Pará, durante a sua existência até o caso de soterramento de parte da rua por uma passarela de concreto, perpassando um pouco pela história do histórico dessa rua, em especial o objeto bonde, do qual foi característico nas configurações sociais e espaciais da rua. Trazendo um ponto central a partir do caso de soterramento, a história da rua foi soterrada? que busca em pesquisa oral elucidações sobre essa questão na sociedade do presente daquela rua, assim o artigo se estruturando em pontos desde a história da rua, história do bonde, revitalizações e planejamentos que a rua teve à seu caso recente de soterramento em 2020, assim sendo feito e utilizando para a construção fontes orais e documentais e estruturada pela abordagem qualitativa.