Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Evaluation instruments"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental da escola Dr. Vicente Maués em Abaetetuba-PA
    (2019-03-25) RIBEIRO, Luciana Helena Gomes; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    A avaliação da aprendizagem precisa está vinculada de maneira contínua e processual ao cotidiano escolar, com a intenção de melhorar o processo de ensino/aprendizagem, promovendo reflexões permanentes que ajudam a alcançar os objetivos do professor e do aluno na construção do conhecimento. Para isso existem inúmeros instrumentos avaliativos que podem ser usados para auxiliar o professor no alcance dos objetivos propostos, proporcionando uma avaliação formativa. O presente trabalho tem por objetivo compreender as práticas avaliativas presentes em uma turma de 3º ano do ensino fundamental; analisar as concepções de avaliação compreendendo sua dimensão e suas implicações na prática avaliativa; observar as práticas de avaliação; investigar os instrumentos de avaliação presentes no cotidiano de sala de aula de uma escola pública de ensino fundamental; Para fins de análise, optou-se por uma investigação qualitativa, por entender que esta é a forma mais adequada para atingir os objetivos propostos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, explicitando as concepções de vários autores que discutem sobre o tema avaliação, através livros, artigos científicos e periódicos. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública de ensino localizada no município de Abaetetuba-Pará, junto aos alunos e professora do 3º ano do ensino fundamental, utilizando observações e questionário como instrumentos de coleta de dados. A avaliação não deve ser produto final, mas deve ser diagnóstica, com a intenção de sempre verificar o que o aluno já sabe, possibilitar traçar objetivos, refletir que instrumentos avaliativos poderá ser utilizado para alcançar esses objetivos, e também de uma avaliação que seja de fato formativa, processual, contínua, que visa o acompanhamento do aluno sempre fazendo essa associação entre avaliação diagnóstica e avaliação formativa com o intuito de fazer com que o aluno aprenda, verificar o porquê que o aluno não está conseguindo aprender.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA