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Navegando por Assunto "Etnocenologia"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aracna Swan: espetacularidade, performance do feminino e subversão de gênero na técnica de pontas
    (2018-12-13) MÊRCES, Cristiano Paiva; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    A presente pesquisa aborda a espetacularidade da drag queen e a subversão da técnica da sapatilha de pontas, que é direcionada ao feminino, no ballet clássico. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a espetacularidade da drag queen Aracna Swan, que traz em sua visualidade e corporeidade as referências de dois animais, a aranha e o cisne, e perceber a transgressão do uso da sapatilha de pontas, compreendendo como são desempenhados os papeis de gênero no ballet, bem como apresentar exemplos de subversão da técnica clássica. Entendendo a drag queen a partir da Teoria Queer que, conforme os estudos de Judith Butler (2003), percebe a sua ambiguidade de gênero. Tendo como base teórica a Etnocenologia, a partir de Armindo Bião (2009), o estudo observa o fenômeno pelas lentes da espetacularidade, aproximando-se dos conceitos de estados alterados de corpo e consciência. A pesquisa é de base qualitativa de cunho autobiográfico. Para análise dos dados descrevo os ensaios, a elaboração e atuação nas performances por meio de fotos e vídeos, além das minhas próprias narrativas, sobre a relação pessoa e persona. E por fim, a pesquisa constatou que a drag queen é espetacular, pois organiza suas ações a fim de atrair o olhar do espectador; é um homem travestido, que se apropria da técnica da sapatilha de pontas e subverte as normas estabelecidas há tanto tempo, abrindo caminhos para novas formas de pensar/fazer dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cores que se movem em corpos, corpos que agitam cores: um traçado histórico da gincana de férias do km-18 como tradição cultural de Santa Luzia do Pará
    (2023-12-15) MELO, Saylon Carlos dos Santos; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847
    A presente Monografia versa sobre a historicidade desde 1994 até os dias atuais do fenômeno espetacular tradicional intitulado como: Gincana de Férias do Km – 18 de Santa Luzia do Pará. Para compor, a partir do ponto de vista dos autores Pradier (1996), Bião (1995) e Buckland (2018) abordarei a Etnocenologia e a Autoetnografia como bases metodológicas e como principais referenciais teóricos. Só foi possível traçar historicamente este fenômeno através das entrevistas realizadas com os integrantes da gincana, que embasam a documentação da história do evento tradicional, cultural e artístico tão importante para nós da comunidade local na cidade de Santa Luzia – PA. Tendo isso, o presente estudo visa relatar os movimentos organizados das equipes Fera e Dezoitense como forma originária dentro do campo da etnocenologia, estudando e documentando o modo de fazer a gincana, do se arrumar, de se organizar, de se empenhar e até mesmo do modo como se estrutura as noites dessa gincana. Os resultados revelam que o traçado etnocenológico da Gincana de Férias do Km–18 é importante para que haja visibilidade além do entretenimento, destacando a importância para muitas pessoas que até hoje buscam preservá-la em prol dos laços significativos que ela possui. Esses achados contribuem significativamente para a área acadêmica de Dança e das outras Artes Cênicas, buscando abrir caminhos para um campo promissor de pesquisas futuras em Artes, fornecendo insights importantes para compreensão do que é uma gincana tradicional e cultural de um povo comunitário.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O corpo - Encruzilhada
    (2017-05-22) TEIXEIRA, Joan Pablo Pina; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098
    O Corpo-Encruzilhada é uma pesquisa sobre o processo criativo de mesmo nome, que em forma de rito cênico musical homenageia Exu e o Povo da Rua, projeto que surge a partir de práticas voltadas para a teoria queer e travestismo na rua, e o subsequente contato com a medicina da floresta, especificamente com o uso feito dentro da sincrética doutrina do Santo Daime em Belém do Pará desde 2015, e consequentemente a licença e a busca pela prática e filosofia afro-religiosa em um terreiro de Candomblé de Angola, o Rundembo Gunzo de Bamburucema Mameto de Inkissi Muagilê Oto Torodê em 2016. A organização de meu trajeto enquanto sujeito-pesquisador dá-se através de uma técnica metodológica de pesquisa que lança a imagem-força da encruzilhada como estratégia de investigação usada com o intuito de desvelar e compreender as máscaras do sujeito-pesquisador dividindo o corpo em três vias de uma encruzilhada: o corpo ancestral, o corpo político e o corpo mágico, marcado por histórias de vida e práticas dentro da arte, política e religião. A imagem da Encruzilhada também traça a grafia da metodologia de pesquisa que conta com a Etnocenologia como campo instigante para a consecução desse estudo enquanto base epistemológica, junto à correlata Auto-Etnografia, e na terceira via a Astrologia Natal que possibilita relacionar trechos do trajeto do artista-pesquisador-participante com o mapa natal, abrindo caminhos para novas formas de conceber o processo criador dentro da pesquisa em Artes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo k-cover: estratégias de aprendizagem e espetacularidade coreográfica do Cover de K-pop em Belém do Pará
    (2022-07-01) SOUZA, Jamille Guimarães; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa busca elucidar acerca da dança K-Cover na região metropolitana de Belém no Pará, por meio de uma conversa direta com o leitor sobre a história do K- Pop de uma forma geral. Perante isso, traço algumas estratégias metodológicas de forma descritiva utilizadas durante a aprendizagem coreográfica que foram desenvolvidas e estabelecidas pelo próprio nicho K-Cover em Belém. Baseando-me a partir de minha análise e observação de outros grupos, além de minha própria vivência. Possuindo a Etnocenologia como teoria base, para a investigação da espetacularidade na dança cover, juntamente, relacionada à performance, com isso abordo sobre os estados de corpo e consciência que o K-Cover alcança ao adentrar ao palco. Perpassando sobre três performances marcantes entre o período de 2018 à 2022, saindo do traçar de seus caminhos coreográficos até suas espetacularidades. Mas acima de tudo, reafirmo a relação entre a dança K-Cover e a espetacularidade coreográfica de uma forma mais particular no contexto da região metropolitana de Belém.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo-nuance: a espetacularidade do k-pop a partir da trajetória de uma artista-etno-pesquisadora do Grupo Limitless de Belém do Pará
    (2018-12-21) SOUSA, Ana Letícia Figueiró de; GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1161142611758714
    O presente estudo trata sobre a espetacularidade existente no K-Pop em Belém do Pará a partir da trajetória da uma artista-etno-pesquisadora, praticante da cultura K-Pop no cenário artístico paraense, utilizando para instrumentos de análise, tanto a trajetória pessoal da autora, quanto a trajetória do K-Pop em um âmbito mundial, centrando para sua presença em Belém do Pará. A partir dos estudos sobre cultura de Geertz (1989), da concepção de impregnação cultural de Mendes (2010), e da investigação do corpo no contexto do K-Pop em Belém do Pará, cria-se o conceito de Corpo-Nuance. A pesquisa apresenta como principal base teórica e metodológica a Etnocenologia, pautando-se em ressaltar a voz e concepções dos próprios sujeitos da cultura, tendo como instrumentos fotografias, relatos, observações realizadas a partir da autora, enquanto docente e artista da dança. Com a conclusão desta pesquisa, constata-se o K-Pop como área de conhecimento, tanto teórico quanto prático, ao passo que traz para estes jovens questões de aprendizado, processo de composição, noções de corpo, com olhar para as relações sociais presentes nesse contexto. Essa pesquisa é para a melhor compreensão sobre o que é e como se dá o K-Pop nesse nicho social que envolve muitos jovens.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança em Bhakti Yoga: vivências de uma bhakti yogi artista pesquisadora e professora na perspectiva da etnocenologia
    (2023-07-11) SILVA, Thelma Verônica Bernardino Mendes da; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente Trabalho de Curso teve como objetivo analisar a dança no Bhakti Yoga, por meio de minhas vivências como Bhakti yogi vaisnava artista-pesquisadora e professora de yoga. Como aporte teórico-metodológico utilizei os estudos da Etnocenologia, conforme Pradier (1995) e Bião (1998), a fim de embasar a espetacularidade da dança no Movimento de Bhakti Yoga, sob a visão epistemológica das práticas e dos comportamentos humanos espetaculares. Amparada bibliograficamente por teóricos e pesquisadores como Valera (2015) e Silveira (2000) que são praticantes da dança no contexto espiritual do Bhakti Yoga, do Hari Nama Sankirtana e, da dança no templo vaisnava, os quais contribuem com o entendimento das culturas orientais. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, para isso, trago minhas experiências e observações de Bhakti Yogi. Como resultado, apresento minhas vivências na área da dança, por meio do grupo de pesquisa em Dança Moderna, da Escola de Teatro e Dança - ETDUFPA, apresentando o Tunga Vidya Natya Yoga, ou seja, o meu olhar-perceber-fazer sobre a prática da dança e sua conexão com o Divino e o sagrado. Dessa forma, as vivências relatadas em práticas de dança são como um caminho espiritual e artístico, no que diz respeito tanto a pesquisa e a produção artística, quanto para a preservação de um conhecimento ancestral milenar que é o conhecimento do Bhakti Yoga, em sua essência o prema bhakti, amor puro por Krishna.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dançando de salto: experimentações coreográficas da dança stiletto no Grupo 2k Dance sob o olhar da etnocenologia
    (2018) ALBUQUERQUE, Ana Abigail Gomes de; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Este trabalho de conclusão de curso versa sobre a análise de experimentações coreográficas da dança Stiletto no grupo 2KDance, de Ananindeua - Pará. O praticante da dança Stiletto realiza movimentações corporais que ressaltam a sensualidade, tendo como característica o uso do sapato de salto durante a coreografia. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter investigativo de natureza qualitativa. Para analisar o fenômeno utilizado como base teórica-metodológica a Etnocenologia, dos estudos de Pradier (1999) para o diálogo do corpo, por meio do estado alterado, o que potencializa a sensualidade e a espetacularidade da dança. Para discorrer sobre o surgimento desse gênero de dança utilizo a autora Foglia (1997) que mostra que o surgimento do Stiletto veio da união das danças urbanas, com outros gêneros, além do uso do salto alto. Utiliza outros autores como Medina (2008) sobre dança e Garcia e Haas (2003). Como resultado final analiso as experimentações coreográficas da dança Stiletto no Parque da Residência, em Belém do Pará, com o grupo 2K Dance.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Honorato Urbano: a performance-ritual do corpo na corda da trasladação do Círio de Nazaré
    (2012) SILVA, Annaira Etna Rodrigues da; SANTA BRÍGIDA, Miguel; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199
    Entrelaço a performance e a etnocenologia dentro do contexto da Trasladação do Círio de Nazaré, em peculiar da Corda, onde estudo a performance-ritual do “eu promesseiro” e a espetacularidade da corda, além de identificar os pilares epistemológicos da etnocenologia neste contexto ritualístico. Dessa forma, descrevo minhas experiências ao longo de três anos consecutivos enquanto promesseira desta corda, de onde parte esta pesquisa. Junto a essas descrições trago como base teórica os Estudos da Performance de Richard Schechner e a análise de Jorge Glusberg sobre Performance; da Etnocenologia de Armindo Bião e sobre a Corda do Círio de Larissa Saré, entre outros teóricos fomentadores desta pesquisa. Por fim, afirmo o promesseiro enquanto performer e a espetacularidade dos corpos da Corda da Trasladação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Kpopbody: A espetacularidade do Kpop no corpo Belenense a partir do grupo cover On Fleek em Belém do Pará
    (2023-12-15) SILVA, Ingrid Augusta de Lima da; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847
    O presente estudo tem como objetivo explorar a espetacularidade do Kpop na comunidade de Belém/PA, estabelecendo um diálogo acessível e direto com o leitor. Isto será alcançado através de uma análise que abrange a história do Kpop e minha experiência pessoal como parte do grupo de k-covers. A fim de investigar a espetacularidade na dança e na expressão corporal no contexto dos grupos de covers, no qual será utilizada a Etnocenologia como principal referencial teórico. O foco principal desta pesquisa é reforçar a relação intrínseca entre a espetacularidade e a cena de k-covers em Belém/PA, com uma ênfase especial no grupo “On Fleek”. Ao mesmo tempo, minha própria vivência será analisada em um contexto particular, fornecendo um panorama abrangente das experiências vivenciadas nesse cenário cultural e artístico. Selecionei autores que conversem com minha pesquisa e a enriqueçam mais ainda: Bião (2007), Schechner (2003), Lie (2015), Jamille Guimarães (2022), Maliangkay (2011), dentre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A lei dos irmãos: afeto e espetacularidade do grupo de Breaking Dragon Crazy de São Domingos do Capim-PA
    (2018-12-21) MOREIRA, Wender de Jesus dos Anjos; GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1161142611758714
    Esta pesquisa dedica-se ao o estudo do afeto e da espetacularidade do grupo de breaking Dragon Crazy de São Domingos do Capim-PA. A partir das minhas vivências enquanto integrante do grupo Dragon Crazy, desenvolvo a pesquisa com ênfase nos afetamentos e olhar sensível, enquanto artista-etno-pesquisador, tendo como aporte teórico e metodológico a Etnocenologia. Para tanto, foi realizado um traçado histórico sobre o breaking desde seus primórdios na Jamaica e Estados Unidos até chegar ao Brasil e São Domingos do Capim, constituindo a trajetória do grupo Dragon Crazy e desvelar seu o afeto e espetacularidade. Para a concretização teórica da pesquisa foi efetuado um sistema de relações com pessoas do Hip-Hop, com os integrantes do grupo, com pesquisadores da Etnocenologia, em especial Brígida (2015) que aponta a importância do afeto nas pesquisas etnocenológicas. A pesquisa alcançou como resultado a identificação da poética artística do grupo Dragon Crazy que se constitui pela coletividade, irmandade, espetacularidade, dança e, em especial, o afeto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memória, espetacularidade e dança: o processo criativo coreográfico da Mãe Preta
    (2018) GARCIA, Taynara Christinne Carvalho; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de
    Este trabalho teve como objetivo analisar o processo criativo coreográfico da apresentação artística intitulada “Mãe Preta”, resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Produção Artística PIBIPA/2016, do Instituto de Ciências da Arte – ICA, no qual fui bolsista. A espetacularidade surge com os afetos ancestrais causados pela “Mãe Preta”, poema que compõe o livro do poeta e folclorista Bruno de Menezes chamado “Batuque”, no qual se denota de forma poética a figura simbólica afetiva da mãe, que cuida, zela e protege os seus filhos. Como referencial teórico adotou-se autores como Rodrigues (1997) por enfatizar e oferecer caminhos para um fazer artístico afro-brasileiro, emergindo-se da vivência mútua e cotidiana da pesquisa de campo, juntamente com a memória afetiva da própria intérprete-criadora, e de suas determinadas raízes culturais; Lobo e Navas (2003) para tratar sobre processo de criação da composição coreográfica, por indicar caminhos a partir de três eixos fundamentais: corpo cênico, movimento estruturado e imaginário criativo. Salles (1988) para refletir sobre o inacabamento da pesquisa, dialogando com as adaptações constantes que se fizeram presentes nas apresentações artísticas da “Mãe Preta”. Pradier (1995) e seu aprendiz brasileiro, Bião (2009), com o conceito de etnocenologia, fez-se preponderante para compreender e refletir a arte do espetáculo nesse fazer artístico. A metodologia utilizou a etnopesquisa, pois sentiu-se a necessidade de construir esse conhecimento com a coletividade, dando voz para os atores envolvidos nesse processo, entendendo que todos os elementos experienciados na construção da coreografia são importantes. O presente estudo busca fortalecer os registros identitários deixados pelos antepassados no meu corpo que é negro, feminino, periférico e afro-amazônico, a partir do processo transcendental da “Mãe Preta”.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Miss Simpatia na quadra junina: percurso do aprendizado para encantos e desencantos em Belém do Pará
    (2018) MATOS, Letícia Samara Fernandes; LEAL, Eleonora Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5518232863247974
    Nos grupos de quadrilhas junino em Belém do Pará existem três destaques importantes, as misses Caipira, Mulata/Morena Cheirosa e Simpatia, representantes em sua categoria da vida campestre, da brejeirice e sensualidade da jovem ribeirinha e por último a que mageia o público para sua quadrilha. É sobre a miss que o respectivo trabalho vem elucidar o que se compreende por miss Simpatia e as questões que implicam sua pouca participação nos concursos não oficiais e oficiais de outros municípios. Além disso, será visto a importância do papel e a contribuição da miss simpatia na quadrilha junina de Belém do Pará, bem como será investigado a sua pouca participação nos concursos não oficiais e oficiais em certos munícipios. A metodologia utilizada na pesquisa é a da etnocenologia. Para Armindo Bião (1998, p. 17), assim “[...] a Etnocenologia se inscreve na vertente das etnociências e tem como objeto os comportamentos humanos espetaculares [...] teatro, dança, além de outras práticas espetaculares não especificamente artísticas ou mesmo sequer extracotidianas”. Os autores que dialogam com esta pesquisa são Armindo Bião, Maria Ana Azevedo, Eleonora Leal, Rafael Noleto, Luciene Lopes, Johan Huizinga entre outros. Como técnica de pesquisa apresento três entrevistas com brincantes que participam em seus grupos de quadrilhas como misses simpatias na cidade de Belém. Como conclusão ressalta que na existência da quadrilha, as misses, como no caso da Simpatia, possuem um papel importante, pois tem um destaque representativo dentro da quadrilha junina, por diversos atributos, como beleza física, importância social, saber executar a coreografia de forma harmônica, bem como ser caracterizada por ser o símbolo da cultura da quadrilha junina dos grupos há bastante tempo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Remoçada: a espetacularidade da torcida organizada nos jogos do Clube do Remo em Belém do Pará
    (2018-04-27) LOBATO, Eugênia Cristina dos Santos; SANTA BRÍGIDA, Miguel; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199
    Esta pesquisa apresenta um estudo da espetacularidade da Torcida Organizada Remoçada nos jogos do Clube do Remo em Belém do Pará, buscando compreender este fenômeno do futebol paraense. Adotamos como horizonte teórico-metodológico a Etnocenologia, partindo dos Ritos Espetaculares como subconjunto das PCHEOS (Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados) proposto por Armindo Bião (2009) para esta Etnociência das Artes e Formas de Espetáculos, além dos estudos da Sociologia da Orgia de Michel Maffesoli (2000) que tratam das comunidades emocionais na contemporaneidade e a teoria de Rudolf Laban para análise do corpo dos torcedores em seus movimentos e gestos nesta prática espetacular.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O sagrado feminino de mim: uma poética cênica das mães ancestrais
    (2018-12-21) MARTINS, Darciana de Fátima da Cruz; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776
    Este trabalho objetivou construir um processo de investigação poética cênica, tomando como referência as mães ancestrais das matrizes africanas e afro-brasileira e a noção de Sagrado Feminino Negro (RIBEIRO, 2017), possibilidades e descobertas da construção corporal dos arquétipos de algumas energias do panteão feminino como: Yiamí Óssóróngá a maior representação do sagrado feminino nestas religiões, e Nanã Buruku a matriarca e anciã dessas matrizes. Para tanto, construo minhas próprias narrativas corporais num processo artístico pessoal em dialogo com essas energias sagradas, estabelecendo uma linha direta e particular com minha ancestralidade, religiosidade e principalmente minha personalidade na construção cênica da Ajê em mim. Tomando como referência metodológica a Etnocenologia e articulando os conceitos de Vianna (2005), Verger (1982), Mendes (2010), Foucault (1926), Ponty (1999). O estudo revelou que meu processo de criação foi o resultado de todas as encantarias que passei no percurso desta pesquisa. Alcancei como resultado, relações entre as minhas encantarias e das energias que escolhi como proposta de criação cênica, ou seja, consegui no processo de criação a reflexão dos meus próprios caminhos de vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tríade corpórea em solo: veredas da ancestralidade negra
    (2018) SARMENTO, Fernando da Silva; SANTA BRÍGIDA, Miguel; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199
    Esta pesquisa atravessa meu processo criativo de construção cênica, enveredada em meus trajetos de vida, religiosidade e acadêmico. Nasceu da observação dos estados de corpo e de consciência, respectivamente: corpo torturado, em transe e em crise, tendo como base teórica e metodológica a Etnocenologia que enfatiza o trinômio artista-pesquisador-particpante, valendo-se das relações entre o saber popular do terreiro e o saber cientifico, indissociado deste estudo, apresentei um resultado cênico, denominado Tríade Corpórea em Solo: Veredas da Ancestralidade Negra. O reconhecimento de minha negritude. Três estados de corpo distintos, com significados específicos são base para a elaboração de partituras corporais, tornamse um corpo uno a partir das contrações musculares involuntárias e recorrentes que os mesmos processam nestes estados de corpo e sua resultante em solo. Esta pesquisa descritiva integrada ao trabalho solo prioriza o trabalho e o corpo do ator, fui ao encontro de premissas que pensem a cena teatral a partir de um novo olhar, priorizei o cotidiano do terreiro, as experiências de vida e a religiosidade, para deles extrair potencialidades criadoras. Enveredo pelas noções propostas por Armindo Bião na perspectiva da Etnocenologia, numa travessia pelos estados de corpo e de consciência, dialogo também com Vicente Salles e apresento um sobrevôo pela historicidade do negro no Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A volta do rei: o processo de criação em dança da Festa dos Tabernáculos na comunidade evangélica Projeto Vida - Belém
    (2017) GONÇALVES, Roseane de Castro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    A pesquisa consiste em analisar o processo de criação em dança da Festa dos Tabernáculos na Comunidade Evangélica Projeto Vida-Belém, apontando discussões sobre a apropriação da cultura judaica em congregações cristãs evangélicas e a utilização de elementos simbólicos. Por se tratar de uma festa milenar, a dança não poderia deixar de estar presente, já que a mesma emerge de rituais também milenares. Desse modo pretende-se desdobrar a partir do olhar da etnocenologia uma pesquisa qualitativa que por meio da etnopesquisa se desenvolve um estudo de caso. Para tal, utilizei como instrumento de coleta de dados questionários aplicados com dois pastores, quatro membros congregacionais e onze integrantes do ministério de dança. Como principais autores destacam-se Guimarães (2004) e Huch (2010) sobre festas bíblicas e Topel (2011) sobre a Judaização e, para as discussões sobre a prática da dança em igrejas Torres (2007) e Rodrigues (2014) e, como maior referencial de base da pesquisa a própria Bíblia Sagrada. Sendo assim, pretende-se por meio desta pesquisa apontar caminhos para se celebrar as mais diversas festas bíblicas, através das experiências compartilhadas com o ministério de dança do Projeto Vida- Belém.
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