Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Estudo e ensino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação crítica da disciplina Prática Oceanográfica (CG-05028) sob o ponto de vista dos estudantes de graduação do Curso de Oceanografia da Universidade Federal do Pará
    (2007) DEMARCHI, Cao Güttler; ALVES, Marcelo Augusto Moreno da Silva; http://lattes.cnpq.br/6827421024057527
    O Oceanógrafo é um profissional que apresenta um perfil onde as atividades de campo são muito necessárias. Durante seu período de formação no curso de graduação, as disciplinas práticas, são obrigatórias para seu amadurecimento e chegam a ser aguardadas com entusiasmo pelos estudantes, momento em que poderão praticá-las. Este estudo é uma avaliação crítica realizada com alunos das turmas de 2000 a 2004 do curso de graduação em Oceanografia da UFPA, que até o momento haviam cursado a disciplina Prática Oceanográfica (CG-05028). Com o objetivo de detectar deficiências no processo de ensino aprendizagem, bem como averiguar o nível de satisfação e os aspectos positivos e negativos neste processo. Para isso, foram aplicados questionários com perguntas relativas as questões envolvidas com a disciplina. Os dados obtidos foram colocados em planilha eletrônicas, onde foram gerados gráficos e apresentados os resultados. Estes mostraram que as áreas da Oceanografia (geológica, biológica e química), obtiveram índices positivos nas avaliações. A área da Oceanografia física não foi analisada. Apesar dos índices positivos, faz-se necessária uma nova avaliação, visto que, novos alunos e professores ingressaram no curso de graduação em oceanografia, tendo como finalidade o melhoramento da relação de aprendizagem teoria-prática dos alunos do curso de graduação em oceanografia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental: re-significação do conceito pelo alunos da 6ª serie do ensino fundamental de um colégio do município de Capanema
    (2013-09-19) SILVA, Michelle Cristini de Araújo; GOMES, Jeedir Rodrigues de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1899717329138361
    A EA apresenta-se em nossos dias como um desafio, e a escola o espaço para que essa prática seja refletida. O presente estudo pretende compreender em que medida as atividades desenvolvidas com os alunos da 6ª série contribuem para o processo de reconstrução de saberes em relação à Educação Ambiental. A minha opção metodológica foi por uma pesquisa qualitativa, do tipo participativa. Participou deste estudo uma turma da 6a série do ensino fundamental, composta por 31 alunos, na faixa etária entre 11 a 12 anos, residentes no município de Capanema. Utilizei como instrumento para a coleta de dados, o questionário com questões abertas e fechadas. Nas análises considerei as respostas obtidas antes da intervenção em sala de aula e após a intervenção. Para evidenciar os processos de reconstrução de conceitos em relação à EA considerei as ações verbais e não verbais desenvolvidas pelos alunos durante as situações interativas ocorridas em sala de aula. Constatei que a concepção de ambiente apresentada inicialmente pelos alunos da 6ª série, em sua maioria, era do tipo “naturalista”. A maioria dos alunos considerava o ambiente como um espaço onde os seres vivos, excluindo o homem, habitam, juntamente com a presença dos elementos abióticos. As fontes de informações dos alunos, em relação à EA, na sua grande maioria ocorrem por meio de televisão, internet, revista, jornais, e pouco fazem referência à escola. As estratégias pedagógicas realizadas com os alunos da 6ª série contribuíram para a construção de uma formação crítica, reflexiva e cidadã. A escola deve proporcionar práticas ambientais que satisfaçam tanto professores, quanto alunos a se perceberem como sujeitos da sua história e de seu tempo, no sentido de tornarem-se protagonistas sociais, como cidadãos críticos reflexivos de suas próprias ações e das ações de seus pares.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação profissional em Biblioteconomia: uma análise sobre a ótica do projeto pedagógico do curso na UFPA
    (2016) LUZ, Alcileia Farias da; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Este trabalho tem como objetivo trazer um estudo que demonstre como está a formação do bibliotecário formado na UFPA, comparado ao ensino das instituições melhores avaliadas pelo MEC, para ter uma visão mais objetiva a esse respeito optou-se por fazer um estudo comparativo das grades curriculares das instituições selecionadas, para isso utilizou-se fonte de informações eletrônicas o portal do MEC foi o principal referencial para a escolha das universidades, o PCC/2009 de biblioteconomia da UFPA também entrou no rol dessa pesquisa nele observou-se, as competências e habilidades proposta no mesmo se estas atendiam as exigências do mercado com enfoque para a gestão da informação e do conhecimento. Os resultados obtidos com esse estudo são considerados satisfatórios, o estudo comparativo demonstrou uma pequena diferença em relação aos currículos investigados, ainda assim o resultado foi considerado positivo, em relação ao PCC no que diz respeito às competências e habilidades se mostraram favorável e em consonância as exigências do mercado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatório de atividades: 2018/2020. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na experiência prática em sala de aula.
    (2022-12-08) SILVA, Anderson Luis; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representação arquivística na tradição brasileira: subsídios para elaboração de um modelo ideal de ensino por meio da semântica textual
    (2016) MARTINS, Wanessa Rodrigues; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162
    A representação arquivística faz parte de um desdobramento teórico-conceitual recente no âmbito da disciplina dos arquivos que visa integrar as atividades de classificação e descrição enquanto parte de um processo de representação e acesso aos documentos de arquivo. Visa-se com esta pesquisa contribuir de maneira significativa para a área de organização de arquivos, especialmente no que se relaciona a sistematização de metodologias e estratégias de ensino no âmbito deste processo. Para este fim, tem-se como metodologia de pesquisa a semântica textual, visando a análise profunda de produções textuais técnicas advindas da representação em arquivos. Fixa-se na tradição brasileira visando contribuir para elaboração do “modelo ideal de ensino de representação arquivística”, analisando o Arquivo Público do Pará e o Arquivo Nacional, no que se refere as suas políticas em representação de arquivos, por meio de questionários e análise de catálogos de descrição de ambas as instituições tendo a semântica textual como método de análise. Busca-se contribuir de maneira significativa para o projeto “a representação arquivística: elementos para a construção de um modelo de ensino ideal por meio da semântica textual a partir dos contextos australiano, canadense e brasileiro” e auxiliar na consolidação da representação arquivística enquanto uma abordagem metodológica na tradição brasileira.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA