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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Deficiência intelectual em um aluno dos anos iniciais: desafios para a sua inclusão e aprendizagem
    (2019-12-16) Barbosa, Odinéia Monteiro; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    O presente relato tem como objetivo avaliar a possibilidade de aprendizagem de aluno com deficiência intelectual de modo reflexivo por meio da observação sistêmica. A deficiência intelectual (DI) encontra-se relacionada a uma grande parte das deficiências e síndromes, o que relaciona fatores endógenos e exógenos, causando limitações para o seu desenvolvimento, mas sem descartar a possibilidade de aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a possibilidade de aprendizagem de aluno com deficiência intelectual, em diferentes situações pedagógicas, em sala de aula regular. A pesquisa é um estudo de caso desenvolvida por meio do método de observação sistêmica, que permite uma amostra da realidade na escola, especialmente na sala de aula. O problema norteador orienta-se pela seguinte questão: que situações pedagógicas na sala de aula podem influenciar na aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual? Para tanto, foram realizadas duas tarefas de intervenção com o aluno, o qual identificamos como A. Auxiliados por princípio teóricos, o aluno apresenta indícios de deficiência intelectual com dificuldades de aprendizado, um nível cognitivo abaixo do considerado “normal” em relação aos demais alunos. Os resultados apontam a necessidade de ser levado em conta essas particularidades do aluno. Para isso entendemos que a possibilidade de aprendizagem é possível com tarefas mais elaboradas, que contemplem o funcionamento intelectual e possibilite sua inclusão. Porém, para desenvolver uma abordagem inclusa, é necessário conhecer muito bem o aluno, seu ritmo de aprendizado, e suas potencialidades a fim de que os mesmos conteúdos tratados para os demais alunos da sala tenham abordagens diferenciadas para o DI. Os registros permitem concluir que as pessoas com deficiência intelectual, precisam ser favorecidas com situações pedagógicas que possibilitem ao aluno com DI superar suas dificuldades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva e a participação da família no desenvolvimento de alunos com dificuldade de aprendizagem
    (2019-12-16) Gomes, Eluane Christine de Barros; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    família e a escola são bases propulsoras do desenvolvimento do aluno, ambas precisam reconhecer isso para que possam ajudar o aluno sua escolarização. Neste artigo é discutido a importância das duas instituições, tendo como problema de pesquisa verificar quais as implicações da família no processo de aprendizagem do aluno. Diante disso, traz como principal objetivo principal compreender a influência da participação da família no processo de aprendizagem de aluno com dificuldade de aprendizagem e os objetivos específicos são: identificar o nível de acolhimento da escola ao aluno com dificuldade de aprendizagem, e comparar o resultado da participação da família, na escola no desenvolvimento da aprendizagem. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso de dois alunos (A e B) com dificuldades de aprendizagem do 3° ano do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada no bairro do Guamá em Belém-Pará. Foi desenvolvido um estudo teórico para melhor análise do problema enfrentado pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados descritivo-analíticos mostram a situação dos alunos levando em conta os contextos familiar e educacional. Nas comparações entre os alunos A e B, as suas dificuldades na escrita e na compreensão de textos foram notadas pelas observações e análises de suas atividades, e até mesmo em seus comportamentos interpessoais. O aluno que recebeu maior atenção da família e atendimento especializado apresentava melhor desempenho e motivação para resolver suas dificuldades de aprendizagem, ao contrário do aluno que dependia somente das tarefas em sala de aula e da atenção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola o qual manifestava-se desmotivado e muitas vezes ausente do ambiente escolar. Consideramos que quanto mais acontece a participação da família e o atendimento de profissionais especializados tanto maior o interesse do aluno e melhor desenvolvimento na aprendizagem do mesmo. Portanto, entende-se que essa pesquisa é de grande relevância para novos estudos e para minha formação acadêmica e profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de caso: infraestrutura de rede da faculdade gamaliel
    (2025-04-02) GAIA, Renan Garcia; MEDEIROS, Iago Lins de; http://lattes.cnpq.br/7024608706674939; https://orcid.org/0000-0003-4758-0519
    Estudo de caso de uma empresa de educação privada com intuito de demonstrar as melhoras da infraestrutura de redes, equipamentos e serviços ao longo do tempo. O objetivo do estudo foi identificar desafios para otimizar a conectividade e a proteção dos dados. A metodologia inclui entrevistas com profissional responsável pelas melhorias e documentação da infraestrutura de rede. Os resultados demonstram que a adoção de tecnologias como VLANs, firewalls, unificação das redes Wi-Fi e atualização dos roteadores melhorou significativamente a segurança e a estabilidade da rede. O estudo demonstrou que a modernização da infraestrutura de rede pode trazer benefícios significativos para a segurança e a eficiência operacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo de prevalência dos casos de meningite no Hospital Universitário João de Barros Barreto
    (2011) COSTA, Débora Lobato de Souza; PRESTES, Gleicy Valente; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086
    A meningite consiste em uma inflamação das meninges, membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias ou por contato direto com as secreções do paciente. As meningites constituem um grupo de doenças cuja notificação é compulsória. Este trabalho objetiva verificar a prevalência de casos de Meningite no Hospital Universitário João de Barros Barreto de acordo com as variáveis idade, sexo, procedência, principais manifestações clínicas, tipo de meningite, co-infecções e tipo de alta, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2010. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, descritiva, retrospectiva e transversal. A fonte de dados foi o Sistema de Informações de Agravos de Notificação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica. No período de quatro anos, foram registrados a partir do banco de dados 915 casos notificados com o diagnóstico de meningite. Destaca-se a faixa etária de 1 a 12 anos com 327 casos no período em estudo, o que correspondeu a 35,74%. O número de casos de pacientes do sexo masculino foi superior ao número de casos femininos. A mesorregião Metropolitana de Belém foi a que apresentou o maior número de casos representando 59,13% destes, seguida da mesorregião Nordeste Paraense com 30,60% dos casos. As manifestações clínicas mais frequentes foram febre (98,57%), cefaléia (87,54%), vômitos (86,12%) e rigidez de nuca (71,47%). A meningite bacteriana apresentou-se como maior causadora do número de internações por meningite no período estudado, correspondendo a 48,42% das mesmas. A aids foi a co infecção mais frequente. Devido à escassez de estudos referentes a esse agravo nessa região, há uma grande relevância nos dados levantados, pois o monitoramento das meningites é útil para adoção de medidas de controle e prevenção, bem como realização de diagnóstico rápido e tratamento precoce. Portanto, em qualquer cenário, seja ele local, regional ou internacional, há necessidade real e urgente de unir esforços no combate às meningites.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Exposição e proteção solar da população escolar: um Estudo de Caso aplicado na Região de Castanhal-PA
    (2022-08-31) CARDOSO, Jaciani Campos; SILVA, Denílson Elias Lima; http://lattes.cnpq.br/5238406094176328; https://orcid.org/0000-0003-1481-4614; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736
    É indubitável que a exposição frequente a raios solares pode acarretar algumas doenças de pele. Diante disso torna-se relevante fazer com que a população escolar tenha conhecimento a respeito dos perigos causados pela exposição aos raios UV. Por esse motivo o presente trabalho objetivou-se em conscientizar a população escolar sobre a exposição frequente desses raios solares. Realizou-se um estudo de caso via remoto nas escolas do município de Castanhal-PA, onde empregou-se a pesquisa quali-quantitativa a qual foi propícia a ter um resultado imediato e em grande escala, proporcionando assim resultados significativos e podendo conscientizar melhor a população escolar. A criação do Folder foi de extrema relevância, pois serviu para a melhor conscientização desses indivíduos, pois acredita-se que esse material pode promover um maior interesse da população escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Percepções sobre Educação Ambiental e Saneamento Básico: um Estudo de Caso do Conjunto Habitacional Japiim localizado no município de Castanhal, Pará
    (2023-06-30) LIMA, Iara Barbosa; SANTOS, Elisana Batista dos; http://lattes.cnpq.br/3219900674797756; https://orcid.org/0000-0001-9785-6937
    O aumento da população brasileira provocada pela industrialização do país no início do século XX fez com que o crescimento populacional culminasse para problemas de urbanização, o crescimento desordenado trouxe consequências negativas para as cidades como falta de Saneamento Básico (SB) e, junto a isso, a falta de Educação Ambiental (EA), algo fundamental para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar os problemas ocasionados pela falta de (EA) e (SB), bem como suas consequências na comunidade residente do Conjunto Japiim na cidade de Castanhal. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso por meio de levantamentos bibliográficos através de artigos científicos e revistas. Houve também um trabalho de campo, no qual foram realizadas entrevistas através de um questionário estruturado e, ao final, foram feitos registros fotográficos. Constatou-se que a falta de EA através da poluição do Conjunto habitacional e, consequentemente, a destruição do pouco SB que havia no local, fez surgir como consequências os alagamentos no Conjunto habitacional devido a chuva, bueiros quebrados e entupidos, aumento de lixos que ocasionam problemas para saúde ambiental por contaminar o solo, a atmosfera e as águas, e prejuízo à saúde humana por haver proliferação de agentes patogênicos transmissores de doenças. Notou-se que nunca houve preocupação por parte do governo municipal com o Conjunto Japiim, não há projetos de consciência ambiental para serem desenvolvidos com os moradores, algo que evitaria a destruição do saneamento local, além da preservação do meio ambiente vivido pela população.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil epidemiológico de portadores de pé diabético submetidos à amputação de membro inferior
    (2015) OLIVEIRA, Ingrid Saraiva de; BITAR, Maria Amélia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026
    A úlcera diabética é um conjunto de alterações ocorridas no pé do portador de Diabetes Mellitus - patologia definida como síndrome de etiologia múltipla, advinda da ausência ou da incapacidade da insulina em exercer adequadamente seus efeitos no organismo - decorrentes de neuropatias, micro e macrovasculopatias e aumento da susceptibilidade a infecção, devido às alterações biomecânicas, levando até mesmo a deformidades. Apesar desta complicação ser extremamente frequente em pacientes diabéticos, geralmente, ocorrendo em média dez anos após o aparecimento da doença e, associadas a infecções, podem progredir para amputações não traumáticas de membros inferiores. Não se conhece de forma precisa sua real incidência, fato esse que interfere na qualidade do sistema prestado pelo enfermeiro, seja ela preventiva ou curativa. Diante disto, a equipe de saúde é de fundamental importância no processo de educação e prevenção dos pacientes diabéticos, principalmente na prevenção de complicações nos pés, dos portadores de diabetes mellitus (DM) é uma. Dessa forma, estudos que evidenciam indicadores sobre as úlceras de pés em pacientes diabéticos permitindo, assim, acompanhar as tendências atuais da doença de modo a prevenir sua ocorrência e antecipar-se aos agravos, melhorando a qualidade de vida do paciente e facilitando sua recuperação se faz extremamente importante. Sendo assim, este estudo teve como objetivo traçar o perfil epidemiológico de um grupo de pacientes submetidos a amputação de membro inferior por úlcera diabética. Para encontrar respostas às questões da pesquisa optou-se pelo estudo descritivo, transversal de cunho quantitativo, ou seja, buscando determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos. A pesquisa perdurou durantes os meses de abril e maio do ano de 2015, a busca ativa por diabéticos que foram submetidos à amputação dos membros inferiores, totalizou o número de 61 pacientes. Estes pacientes, na sua maioria, eram do sexo masculino, da raça parda, idade avançada, etilistas, apresentavam DM do tipo 2. Apresentaram também maior incidência de amputações nos pés e não haviam se submetido a amputações anteriores Diante dos resultados encontrados durante a pesquisa, espera-se estimular um empenho sobre os cuidados que o diabetes pede e principalmente os cuidados aos pés de um diabético pois isto pode influenciar tanto esteticamente como socioeconomicamente na vida de uma pessoa, e que quanto maior for a amputação ou maiores forem os números de amputações, maior é o prejuízo sócio psicossocial deste doente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As práticas de adubação mais comuns para o plantio de açaí na região de terra firme: um Estudo de Caso na Região de Moju-PA
    (2022-08-31) SOUZA, Eliel Malcher de; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736
    Este trabalho buscou investiga as práticas de adubação mais comuns no cultivo do açaí em áreas de terra firme, no município de Moju região do baixo Tocantins do estado do Pará/Brasil. O Açaí um fruto importante para a economia local, Nacional e vem ganhando espaço na comercialização internacional, isto deve-se al fato de o Açaí ser uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e algumas vitaminas também é um bom antioxidante, possui boa, quantidade de fósforo, ferro e cálcio. A metodologia utilizada deu-se por um estudo de caso via questionário para o levantamento de dados junto aos cultivadores da região, discutindo as formas mais comuns de cultivar o fruto e os adubos utilizados, assim como, a frequência com que os adubos são aplicados ao plantio do açaí, além de questões relacionadas a sustentabilidade, terreno cultivado, melhorias após utilizar os adubos e sistemas de irrigação. Desta forma, encontrou-se resultados satisfatórios acerca do cultivo do açaí nas áreas de terra firme, dado que os adubos utilizados são (NPK e Calcário adubos químicos, complementados com o adubo orgânico estercos de animais, caroços e folhas de açaí, bucha de dendê) Estes adubos são aplicados de duas a três vez ao ano ou mais vezes dependendo das condições do solo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Raiva Humana: relato de caso e revisão bibliográfica
    (1998) FRANCÊS, Axel Vianna; VASCONCELLOS, Fabrizio Oliveira de; FONSECA, Fredson Jand Silva da; PAES, Andréa Luzia Vaz; http://lattes.cnpq.br/4364540186589331
    A raiva é uma doença infecciosa aguda de mamíferos, especialmente carnívoros , com evolução invariavelmente fatal, constituindo um sério problema de saúde pública nas regiões subdesenvolvidas. Os autores tem por objetivo relatar um caso de raiva humana com evolução clínica fatal em cinco dias em L.H.M.B. do sexo masculino, com 7 anos, procedente do Município de Santo Antônio do Tauá (PA), com paralisia ascendente. Cujo diagnóstico foi confirmado por imunofluorescência da saliva e impressão córnea. Foi utilizado como tratamento específico soro anti-rábico heterólogo em dose única de 300 UI. Os autores realizaram uma revisão bibliográfica e notaram que a doença é fatal, tendo a profilaxia como o melhor método de tratamento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os reflexos da educação formal na atuação da enfermeira na atenção básica
    (2013) COSTA, Gláucia Jacklinne Almeida da; BRAGA, Karla Yasmine da Silva; LOPES, Márcia Maria Bragança; http://lattes.cnpq.br/6740484061412959
    O estudo tem por objetivo desvelar os reflexos da educação formal na prática da enfermeira na atenção básica. A metodologia utilizada versa sobre pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. O cenário da pesquisa foi uma Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada em um bairro do município de Belém-Pará. Os sujeitos deste estudo foram enfermeiras lotadas na Unidade, total de quatro (04). A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada com protocolo contendo quatro (04) perguntas. Os dados foram analisados e descritos em categorias e subcategorias temáticas. Desse processo emergiram duas (02) categorias: I. “Educação formal: bases para o desenvolvimento da prática profissional” e II. “Prática profissional: enfrentamentos no cotidiano da atenção básica” e quatro (04) subcategorias quais sejam: “O processo de ensino na formação acadêmica”, “Contribuição da formação acadêmica para prática profissional”, “Dificuldades encontradas para atuação profissional” e “Formas de melhorar a atuação profissional”. Os resultados possibilitaram constatar que mesmo com toda uma mudança na formação do profissional Enfermeiro, ainda percebe-se a presença de uma educação tradicionalista na atuação deste profissional na Atenção Básica. Conclui-se, portanto, que com as crescentes mudanças no mundo globalizado e acelerado processo de modernização científica e tecnológica, a Educação Formal serve como ferramenta importante para a formação do profissional Enfermeiro, contribuindo positivamente para atuação deste na sociedade. E apesar disso, vêm sendo exigido um profissional generalista, crítico e reflexivo, tal modelo de ensino vêm sofrendo ainda hoje, interferência do processo de ensino tradicionalista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reincidência da gravidez na adolescência: perfil socioeconômico, antecedentes gineco-obstétricos e percepções das adolescentes
    (2015) RODRIGUES, Ana Rafaela Souza; BARROS, Wanessa de Moraes; SOARES, Patrícia Danielle Feitosa Lopes; http://lattes.cnpq.br/5865773328805872
    A gravidez na adolescência é caracterizada de alto risco ao biônimo mãe/feto, o que torna a situação mais agravante é a sua recorrência ainda nessa fase. Cerca de 1,1 milhões de adolescentes parturientes de 15 a 19 anos no Brasil, 25% já possuem um filho; com isso, esta pesquisa tornou-se relevante ao meio acadêmico, profissional e científico, para que haja reflexões e discussões acerca desse fenômeno. Objetivou-se no estudo descrever o perfil socioeconômico e os antecedentes ginecológicos e obstétricos de adolescentes com gestações reincidentes e apreender as percepções das adolescentes acerca da gestação nesta fase da vida. A metodologia caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram entrevistadas 13 adolescentes (identificadas por nomes de flores) grávidas reincidentes que estavam em acompanhamento pré-natal na Unidade de Referência Materno Infantil (UREMIA). O período da coleta foi de janeiro a março de 2015, e como instrumento na coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada a análise temática, os depoimentos foram transcritos e posteriormente agrupados, após diversas leituras, foram apreendidas unidades de contexto e, destas, retiradas unidades de registro de acordo com cada temática previamente estabelecida. A confluência das unidades de registro deu origem aos núcleos de significado e estes às categorias. Os resultados geraram 15 tabelas que envolvem o perfil socioeconômico e gineco-obstétrico das adolescentes, mostrando que apesar da reincidência ser um fator multicausal, ela correlaciona-se mais com o grau de escolaridade, baixa renda familiar, menarca, coitarca, métodos contraceptivos e número de parceiros sexuais. Com as entrevistas abertas surgiram quatro categorias: Percepções negativas acerca da gestação na adolescência, Percepções Positivas acerca da Gestação na Adolescência, Apoio familiar e do parceiro no contexto da gestação na adolescência, Acesso à orientação: a atuação do profissional de saúde. Conclui-se que além dos fatores preponderantes à reincidência, também há deficiência no conhecimento sobre sexualidade e gravidez; necessita-se que profissionais de saúde principalmente a enfermagem, exerçam a educação em saúde, criando novas tecnologias educativas que possibilitem repassar e fixar as informações às adolescentes; certificar-se se o que foi dito foi compreendido, fazendo perguntas e uma retrospectiva dos pontos mais importantes, tanto no ambiente hospitalar como em uma consulta de rotina, no intuito de prevenir gestações reincidentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    The use of digital learning objects while and after the pandemic period by english teachers: a case study.
    (2022-12-12) SOUSA, Fabiana Pereira de; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277
    Este artigo explora o que foi vivenciado por professores da rede pública após o período da pandemia na cidade de Bragança-PA, no que diz respeito ao uso de objetos digitais de aprendizagem. Para esta pesquisa primeiramente foi preciso compreender se esses objetos também foram utilizados no período da pandemia pelos professores em Bragança e se de alguma forma a pandemia influenciou o uso desses objetos nas aulas presenciais após o período pandêmico. Para alcançar o que foi proposto, um questionário foi elaborado baseado em uma abordagem qualitativa através da plataforma Google Forms, e este formulário foi direcionado aos professores da rede pública de Bragança. Como resultado, descobriu-se que as práticas vividas durante o período de pandemia de fato influenciaram alguns professores a usar ODAs em suas aulas presenciais, e esses professores estão enfrentando vários empasses ao tentar incluir estes recursos em suas aulas, seja por preocupação acerca de como utilizar os ODAs, ou pela falta de infraestrutura no ambiente educacional.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Utilização dos instrumentos econômicos fundiários para fomentar a regularização ambiental do empreendimento em área de REURB: estudo de caso do Distrito de Entre Rios, município de Nova Ubiratã/MT
    (2022-03-21) NASCIMENTO, Suzete Veronica Amaral; FISCHER, Luly Rodrigues da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5038078976448551; https://orcid.org/0000-0002-1662-8703
    A regularização fundiária é um recurso que prioriza legalizar áreas urbanas ocupadas de maneira irregular, promovendo melhorias na qualidade de vida da população e no meio ambiente urbano. Este estudo tem como objetivo investigar a utilização de instrumentos econômicos para fomentar a regularização ambiental do empreendimento em áreas de Reurb, no Distrito de Entre Rios. A regularização ocorre por meio do processo de titulação de posse/propriedade como uma nova alternativa socioeconômica para as pessoas e contribui para a adequação dos empreendimentos de acordo com a legislação ambiental vigente, como forma de mitigar os impactos ambientais, assim como, assegurar as famílias o direito de posse da terra e a propriedade, estabelecendo novos paradigmas de inclusão social. Como metodologia utiliza se o método dedutivo e as técnicas de levantamento bibliográfico e documental de características qualitativas. Conclui-se que a titulação através da regularização fundiária urbana - Reurb, cumpre o papel tanto da função social como econômica, fomentando ainda o desenvolvimento econômico do país.
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