Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Estudo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato
    (2013) SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    Este estudo objetivou verificar a possibilidade de se desenvolver um processo de ensi-no-aprendizagem utilizando a obra ―Emília no País da Gramática‖ de Monteiro Lobato atra-vés de um estudo aplicado tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho, localizada no município de Aba-etetuba. Partiu-se primeiramente de uma análise bibliográfica sobre o autor e sua obra. To-mou-se como pressupostos teóricos para análise dos elementos gramaticais a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Cunha e Cintra (2008). Utilizou-se, também, como ponto de apoio, as indicações de Coutinho (1978) sobre os aspectos literários da obra. Na análise da composição Lobatiana, foram estudados quatro capítulos: ―Gente Importante e gente pobre‖; ―Em Pleno mar dos Substantivos‖; ―Entre os Adjetivos‖ e ―Artigos e Numerais‖ duranteinter-venção com os alunos, sendo que durante a leitura aplicou-se atividades de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram para a afirmação de que a obra em questão é uma prática inovadora de se ensinar e aprender o funcionamento da Língua Portuguesa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento das ações do PROAME no desenvolvimento infantil em Caratateua-Pa
    (2025-02-27) FREITAS, Emanuelle Raimunda Nascimento de; NEVES, Taiana Elisia da Silva; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376
    Este estudo busca mostrar a importância do aleitamento materno exclusivo na Ilha de Caratateua distrito de Belém do Pará, trazendo o PROAME (Programa de Aleitamento Materno Exclusivo) como instrumento avaliativo na Estratégia Saúde da Família de Outeiro, o programa tornou-se instrumento essencial para o desenvolvimento infantil na Ilha. Suas ações incluem educação, apoio às mães e monitoramento do crescimento das crianças visando garantir nutrição adequada e fortalecer o vínculo mãe e bebê.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA