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Navegando por Assunto "Estudantes universitários"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O comportamento no processo de busca da informação por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará
    (2012-03-06) PIRES, Erik André de Nazaré; COSTA, Elisangela Silva da; http://lattes.cnpq.br/9377396112463874
    Aborda as relações entre o comportamento durante o procedimento de busca informacional e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetiva em termos gerais investigar como os alunos da graduação em Biblioteconomia realizam as suas pesquisas acadêmicas, averiguando se há êxito nos resultados obtidos, focalizando, em especial, o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses discentes, que se encontram em processo de formação profissional; e, em termos específicos: a) traçar o perfil pertinente ao comportamento dos discentes de Biblioteconomia no uso de tais ferramentas tecnológicas, para a recuperação da informação, em especial no que se refere à utilização de periódicos eletrônicos como valorosas fontes de informação científica; b) verificar o hábito de leitura acadêmica por parte dos discentes; c) coletar uma quantidade considerável de periódicos científicos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação para fomentar à leitura e auxílio no processo de recuperação da informação; d) apontar os passos para a realização de uma Avaliação de Fontes de Informação no segmento virtual com proficiência. Desenvolveram-se os procedimentos metodológicas em duas etapas: na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Castells (1999; 2002), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) e abrangendo contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário contendo perguntas fechadas, abertas e híbridas. Constatou-se que os discentes apresentaram desempenho satisfatório no processo de busca informacional. Finaliza entendendo que o comportamento de busca da informação e as TIC‟s são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso dos recursos tecnológicos disponíveis no século XXI.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
    (2018-11-12) SILVA, Aline Suely Rodrigues da; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia, ano 2014, da UFPA, polo Mãe do Rio. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo explicativo, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram aplicados com 15 egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio. Para a compreensão da realidade estudada utilizou-se de autores dos campos do currículo e da formação de professores, tais como: Imbernón (2006, 2009, 2011), Libâneo (2000, 2016), Maciel e Neto (2011) e Pimenta (2011). Com base na análise dos dados chegou-se à conclusão que houve contribuições significativas do desenvolvimento curricular do curso de pedagogia para a concepção, formação e atuação em docência, especialmente nos aspectos compreensão da conjuntura político-econômica e sua relação com as políticas educacionais, bem como para a atuação profissional na educação infantil. Apesar disso, evidenciou-se, também, lacunas na formação em docência para a educação do campo, EJA, educação quilombola e indígena.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O desempenho ocupacional de estudantes dos cursos da área da saúde: estudo dos fatores que interferem no desempenho durante a graduação e suas repercussões
    (2016) SILVA, Michelle Ingrid Assis da; MARTINS, Juliana Ferreira; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926
    Devido ao aumento de políticas de acesso ao ensino superior e das inúmeras demandas que acompanham esse aumento é que surge a necessidade de identificar quais fatores podem estar interferindo na vida acadêmica, pois, somente após conhecer essa população é que estratégias poderão ser criadas em busca da melhoria do desempenho ocupacional do aluno. Este trabalho teve como objetivo identificar os principais fatores que interferem no desempenho ocupacional do estudante universitário da área da saúde e analisar como o mesmo avalia o grau deste comprometimento e de que forma estes fatores refletiram em seu desempenho. A metodologia adotada baseou­se em uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, realizada no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Campus Belém, da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da aplicação do questionário semi­estruturado com perguntas referentes à percepção do estudante universitário sobre fatores que podem interferir no seu desempenho acadêmico e assistência estudantil. Participaram da pesquisa 703 estudantes selecionados através da amostra Aleatória Estratificada e Amostra Aleatória Simples e erro amostral de 4%. Os resultados apontaram que a maioria das respostas obtidas foram do sexo feminino com 73,3% em relação aos 26,7% do sexo masculino, com faixa etária média entre 19 e 24 anos. Os semestres, que os alunos mais responderam à pesquisa, foram os que estavam entre o segundo e sétimo semestre. Confirmou­se os achados da literatura que indicam a migração, trabalho, filho, doença e adoecimento psíquico como fatores que influenciam o desempenho do estudante. Dentre os estudantes que estiveram expostos a esses fatores 82,52% afirmaram que a migração influenciou negativamente no seu desempenho, seguido do fator trabalho com 93,26%, fator filho com 95,45%, fator adoecimento por mais de uma semana com mais de 95% e os mais de 98% dos afetados, foi devido ao adoecimento psíquico. Outros fatores também foram citados, tais como: Dificuldade financeira (13,03%), Extensa carga horária/Curso integral (11,31%); dificuldades em Transporte e deslocamento (10,95%). A repercussão mais citada está relacionada ao comprometimento “razoável” que gerou, na grande maioria, diminuição da assiduidade e/ou conceitos rebaixados. Por meio da análise de correspondência verificou­se que estudantes que adoeceram durante a graduação em sua maioria também trabalharam, tiveram filhos, possuem alguma doença ou doença psiquiátrica, ou recebem algum tipo de assistência estudantil ofertada pela Universidade, bem como, estudantes que tiveram filhos também relatam terem trabalhado em algum momento durante a graduação. A assistência estudantil beneficiou 30,87% dos participantes dessa pesquisa o Programa bolsa permanência do MEC (62,62%) foi a assistência mais utilizada. Observou­se, portanto, que os resultados se apresentaram significativos, corroborando com os achados prévios na literatura, além de identificar outros fatores comprometedores que, ainda, são pouco discutidos no meio científico nacional. Logo, pode­se fomentar a reflexão da contribuição e atuação da Terapia ocupacional na identificação de ações para minimizar os fatores, negativos, influenciadores do desempenho ocupacional do estudante da área da saúde.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores associados à incidência de depressão e ansiedade em estudantes universitários do curso de Educação Física
    (2018-07-10) SILVA, Andreza Maria Siqueira da; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436
    Introdução: o objetivo do estudo foi investigar os índices de depressão e ansiedade em universitários praticantes e não praticantes de exercício físico. Materiais e Métodos: Estudo de caráter transversal e descritivo com análises quantitativas dos resultados que contou com 215 discentes, e foi utilizado uma anamnese e a escala de ansiedade e depressão (HAD). Resultados e Discussão: A faixa etária ficou entre 18 e 46 anos (média de 23,57 ± 4,15 anos de idade), sendo 124 homens e 91 mulheres. Foram discutidos fatores relacionados a características gerais e psicológicas com a prevalência de depressão e ansiedade. Conclusão: Fatores da vida acadêmica podem interferir na saúde mental e prejudicar o processo de aprendizagem. Pode-se afirmar que a práticas de exercícios físicos e lazer são benéficas para manter a qualidade de vida do estudante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implicações de projetos de pesquisa na formação inicial de estudantes de graduação em Pedagogia na UFPA/Castanhal-PA
    (2018-08-30) PEREIRA, Elizama de Jesus; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    No contexto das instituições públicas de ensino superior, especificamente na formação inicial dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, a prática da pesquisa tem se evidenciado como um espaço crescente e diversificado de programas, grupos e núcleos que dão origem aos projetos de pesquisa que vem a cada dia incluindo um número maior de estudantes da graduação como bolsistas e/ou voluntários. Em tais projetos são evidenciadas experiências como pesquisador, que são organizadas e orientadas por um professor coordenador. Por conta disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar as implicações de projetos de pesquisa, dentro do universo da academia, na formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA/ Campus Castanhal-PA. Ou melhor, a pesquisa foi feita em torno do tema “formação inicial de estudantes de pedagogia”. Para tanto, foram utilizados questionários para coleta de dados, já os participantes foram oito graduandos envolvidos em projetos. Sendo que, através das características metodológicas apontadas para essa pesquisa, enquadra-se como pesquisa qualitativa, de campo, de caráter descritivo-analítico. Isto de acordo com os pontos de vistas: de abordagem do problema (pesquisa qualitativa), dos procedimentos técnicos (pesquisa de campo) e, do ponto de vista dos objetivos (pesquisa descritiva), estes se complementam no intuito da investigação da problemática. Além disso, dentre os autores que discutem os conceitos centrais desta pesquisa destaca-se: Almeida e Lima (2012), Cunha (2010), Demo (2011), Franco (2017), Freitas e Prodanov (2013), Leite e Lima (2010), Libâneo (2001b), Libâneo e Pimenta (2011) e Severino (2007). Em linhas gerais, este estudo identificou as implicações de projetos de pesquisa nos aspectos formativos como: melhoria na capacidade de relacionar teoria com a prática em sala de aula; sociabilidade; aprimoramento de conhecimentos; aguçamento e sede por novos estudos; busca de novas problemáticas para solucioná-las; capacitação na produção de trabalhos acadêmicos; dentre outros aspectos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A influência da pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários, uma visão da terapia ocupacional: revisão sistemática da literatura
    (2021) BORGES, Thayro Matheus Reis; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413
    A COVID­-19 é uma doença causada pelo vírus Sars-­Cov-­2 que se tornou um grave problema de saúde mundial, se propagando por vários países do mundo, configurando -se enquanto pandemia. O cotidiano passou a estruturar-­se baseado na diminuição de contato social e outras formas de prevenção, moldando assim uma rotina nada habitual aos indivíduos, em vários setores da sociedade, incluindo o ensino superior. Objetivou- se analisar os estudos que abordam a saúde mental de estudantes universitários durante o período de pandemia de COVID­-19, relacionando com a Terapia Ocupacional e com os possíveis impactos nas ocupações. Sendo assim, trata-­se de um estudo de revisão sistemática da literatura no portal de periódicos da CAPES/MEC e nas bases de dados PubMed Central (PMC), Publisher of Open Access Journals (MDPI) e Journal of Medical Internet Research (JMIR), utilizando os descritores “estudantes universitários” e “saúde mental” e “COVID­-19” e “terapia ocupacional”. Serão incluídos artigos originais completos e gratuitos, em português ou inglês, publicados nos últimos 5 anos; no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2020. Os resultados dessa pesquisa enfatizam a prevalência de depressão e ansiedade entre estudantes universitários no período da pandemia de COVID-­19, causando assim acometimentos a sua saúde mental, e também que se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas a respeito da temática, envolvendo a Terapia Ocupacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Matemática: o que os futuros professores dos anos iniciais narram?
    (2017-05-11) PRAZERES, Janaina Batista dos; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062
    O presente estudo teve por objetivo analisar a Formação Inicial Matemática dos futuros professores dos Anos Iniciais da Educação Básica. Nesse sentido, um grupo de discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal, foram os sujeitos da pesquisa. No período de realização, da investigação, o grupo encontrava-se cursando o quarto semestre de sua formação. Para a produção de dados foram utilizados anotações no diário de campo a partir de observações e entrevista semiestruturada. Como metodologia utilizei a abordagem qualitativa, com enfoque nas narrativas, a partir das quais destaquei as vozes dos sujeitos, dialogando com autores referência. Foi perceptível que, há fragilidades e insatisfações, por parte dos discentes, em relação aos conteúdos matemáticos presentes na estrutura curricular do curso.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Orientação motivacional em atletas universitárias de futsal do sexo feminino
    (2018-07-04) LIMA, Rayane Cristina de Oliveira; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868
    Indivíduos expostos em contextos de rendimento julgam sua competência para apresentar resultados e, subjetivamente, definem seus êxitos e fracassos, a partir de duas concepções básicas: orientação para a tarefa e orientação para o ego. O estudo objetivou avaliar o tipo de orientação motivacional em atletas universitárias do sexo feminino praticantes de futsal, identificando se a orientação através do referido esporte é direcionada para a tarefa ou para o ego, assim como verificar a influência dos indicadores de orientação motivacional para a tarefa e o ego no desempenho esportivo coletivo. Participaram do estudo 40 atletas universitárias do sexo feminino, com média de idade de 22,3±3,7 anos, que participaram dos Jogos Universitários Paraenses (JUP's) 2018. O instrumento utilizado foi o TEOSQ – Task and Ego Orientation in Sport Questionaire, traduzido, adaptado e validado para o idioma português. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva e da análise inferencial. Os resultados apontam que as atletas investigadas, em geral, tendem mais para a orientação para a tarefa em relação à orientação para o ego. A partir da relação dos indicadores de orientação motivacional das equipes campeã e última colocada em relação às demais equipes, notou-se que a orientação para a tarefa e o ego não apresentaram diferenças estatísticas significativas em relação ao desempenho esportivo coletivo. Concluímos que as atletas universitárias de futsal apresentam maior orientação motivacional para a tarefa e que a orientação motivacional para tarefa e para o ego não exerceram influência no desempenho esportivo coletivo.
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