Navegando por Assunto "Estudantes surdos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos(2019-06-18) MELO, Elaine Aragão da Silva; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem da matemática: implicações desse processo para estudantes surdos e professores ouvintes no ensino fundamental(2019-12-05) LOPES NETO, Alexandre Alfaia; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A proposta do presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos pertinentes a ausência de Libras como língua a ser utilizada por professores de Matemática ouvintes para comunicar-se com estudantes Surdos inseridos em classes regulares. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Para constituição das informações, realizamos inicialmente, levantamento bibliográfico acerca da temática investigada, focando nos estudos realizados sobre: Surdez, Educação de Surdos e Ensino de Matemática para Estudantes Surdos. Para consolidar as informações iniciais, realizamos pesquisa de campo, tendo como informantes duas professoras licenciadas em Matemática que desenvolvem seu exercício docente em duas escolas públicas (uma estadual e outra municipal) do município de Castanhal - Pará. As informações foram constituídas por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, objetivando constituir informações acerca das práticas, das metodologias utilizadas pelas professoras e das dificuldades encontradas para ensinar conteúdos matemáticos para estudantes Surdos. Os resultados apontam que cada professora investigada tem opiniões semelhantes acerca das dificuldades encontradas na comunicação entre estudante/professor, sobre a inclusão de estudantes Surdos em classes regulares. Porém, divergem em outros aspectos, como as mudanças necessárias para tornar o processo de ensino mais prático e de qualidade. Pela relevância dos aspectos aqui contemplados, estes contribuem para o conhecimento e compreensão acerca das metodologias e práticas de ensino adotadas pelos professores Licenciados em Matemática diante de estudantes Surdos, quando estes professores não têm domínio da língua falada por estes estudantes, neste caso, a Língua Brasileira de Sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA(2018-08-29) PEREIRA, Francinea da Silva; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044O presente trabalho constitui-se uma reflexão sobre as vivências, experiências e os desafios sobre a realidade da pessoa surda em sala de aula na perspectiva de ensino a partir dos relatos de um professor da rede pública municipal do município de Castanhal, considerando para tal análise, a construção de um trabalho que visa refletir sobre as dificuldades que se apresentam para o aluno, tendo em vista o papel do professor como mediador do ato comunicativo que é necessário para um aprendizado inclusivo e cidadão. Os objetivos presentes neste trabalho se direcionam no sentido de entender a importância da formação do professor, bem como a explicitação dessa realidade como forma de compreender as particularidades que ensejam a inclusão do aluno surdo no espaço de sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho se pautou numa análise de cunho bibliográfico qualitativo, para em seguida se pautar numa análise da realidade a partir de uma pesquisa de campo que tem por função observar as deficiências no sentido de criar possíveis estratégias de ensino que ajudem na formação do aluno. Como marco teórico para nossas discussões sobre o tema do surdo e sua inclusão em sala de aula utilizamos autores como Quadros (1997), Botelho (2015), Glat (2011) e a legislação que discute as políticas públicas inclusivas. Ao final deste trabalho concluiu-se preliminarmente que é de fundamental importância para o processo de inclusão do aluno surdo no espaço escolar, uma política pública que de fato inclua o professor em processos formativos que visem sanar o problema da exclusão da pessoa surda, bem como sua consolidação como pessoa humana no processo de uma democracia escolar.