Navegando por Assunto "Estudantes indígenas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural(2022-08-08) MACIAL, Thiely Pisa; MOREIRA, Eliane Cristina Pinto; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7471628624621314Introdução: as discussões sobre o racismo estrutural e institucional direcionado aos indígenas no contexto da vida acadêmica são essenciais, pois possibilitam desvelar suas implicações para os movimentos de formação e práticas discentes do dia-a-dia sob a perspectiva das consequências que traz para sua formação superior. Objetivo: compreender o racismo institucional no contexto do ensino superior, especificamente, sofrido por alunos e alunas indígenas na UFPA, a partir da identificação de casos envolvendo racismo institucional contra alunos indígenas na UFPA a fim de saber como estes casos foram manejados pela Universidade, para enfim, compreender as ações existentes de enfrentamento desta realidade pela instituição de ensino superior. Método: revisão de literatura e análise de relatos de casos disponibilizados em mídias sociais e acervos da Apyeufpa. Resultados: a análise dos casos revelou que os estudantes indígenas da UFPA têm perspectivas que envolvem, além da formação superior, a socialização e a quebra de paradigmas, porém, a efetivação de ações que sejam capazes de tornar a universidade um espaço eficiente para o desenvolvimento intelectual ainda são necessárias. Conclusão: é essencial promover maiores investimentos em estratégias de acompanhamento pedagógico e de educação multicultural que visem evidenciar a importância dos múltiplos olhares no contexto do ensino superior, além disso, é fundamental que a UFPA promova ações de formação continuada para os docentes a fim de evitar situações como as descritas e conscientizar sobre a importância do respeito à diversidade para o enriquecimento dos processos de ensino/aprendizagem e investigação/intervenção em nível superior.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Residência universitária para estudantes indígenas na Universidade Federal do Pará(2019-12-17) HAMEL, Leila de Fátima Cabral; PONTE, Juliano Pamplona Ximenes; http://lattes.cnpq.br/9287377245887247; https://orcid.org/0000-0002-7668-8409Esse trabalho tem como objetivo a produção de uma edificação dentro da Universidade Federal do Pará (UFPA) que sirva de residência para os estudantes indígenas da UFPA. Para isso foram realizadas duas etapas de pesquisa, a primeira de pesquisa bibliográfica sobre escola indígena, acesso e permanência em Instituições de Ensino Superior (IES), e a segunda parte foi referente aos estudos de caso de residenciais universitários, análises de pré dimensionamento, programa de necessidades, questionário e consultas bibliográficas de projeto. São reconhecidas as adversidades enfrentadas pelos estudantes indígenas, tanto no ingresso quanto na permanência, e acentuando a importância de politicas afirmativas voltadas para o grupo. Bem como dos grupos de suporte e apoio dentro da instituição. A presença desses grupos dentro das IES permite um intercambio cultural rico para todos os envolvidos e deve ser estimulado. A análise da edificação proposta se dá dentro dos parâmetros definidos pela UPFA para edificações dentro dos campus, do ponto de vista do conforto ambiental e no cumprimento do programa de necessidades propostas, tanto pelo público alvo quanto pela tipologia construtiva.