Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Estudantes com deficiência"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conexões docentes: ensino regular e AEE no processo de escolarização de um estudante cego
    (2020-02-18) BERNARDO, Beatriz Figueiredo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    O presente estudo visa analisar e compreender as conexões docentes entre AEE (Atendimento Escolar Especializado) e sala regular no que se refere à escolarização de um estudante cego, como reflexão sobre as formas e as possibilidades empregatícias dos conteúdos matemáticos à esse estudante. O assunto tratou-se de expor a realidade dos professores ao buscar ensinar a Matemática de forma acessível ao estudante cego. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com professoras do Ensino Regular e do AEE de uma escola da rede estadual, situada no município de Castanhal – PA. Foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário e uma entrevista áudio-gravada às professoras. As questões que norteiam este assunto proporcionaram um leque de questionamentos, principalmente pela falta de informação sobre o Braile (Sistema de Escrita Tátil) para o ensino da Matemática, que permite incluir esse estudante no currículo escolar, possibilitando a ele coletar informações necessárias a ponto de formular, resolver e compreender os assuntos de forma significativa. Os dados da pesquisa apontaram as dificuldades do processo do ensino da Matemática a este estudante, a falta de manutenção de materiais, além da falta de atualização e qualificação das docentes. Propõe-se a partir desse estudo despertar um novo olhar sobre o processo de qualificação docente, no que tange a inclusão de alunos cegos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA