Navegando por Assunto "Escrita colaborativa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Letramento acadêmico e escrita colaborativa: potencialidades e desafios do uso de Word e Google Docs no Ensino Superior(2025-10-28) SILVA , Anna Carolina Picanço da; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Esta pesquisa investigou as potencialidades e os desafios enfrentados por estudantes ingressantes do curso de Letras Português da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança, na produção do gênero resumo em contexto de escrita colaborativa, utilizando as ferramentas Microsoft Word e Google Docs. Fundamenta-se em contribuições de estudiosos que abordam letramento acadêmico, gêneros textuais e escrita colaborativa, como Ferreira e Lousada (2016), Kleiman (1995), Bezerra (2012), Laranjeira, Miranda e Paris (2022), Agustini e Bertoldo (2017). A metodologia adotou abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo observações presenciais e virtuais ocorridas durante a disciplina “Oficina de Produção de Textos Acadêmicos II”. Os resultados evidenciaram que a maioria dos(as) alunos(as)apresenta dificuldades no domínio das normas da ABNT, na seleção de informações essenciais e na coesão textual, associadas à ausência de experiência prévia com o gênero e ao uso restrito de recursos digitais. O Google Docs foi reconhecido como facilitador da escrita colaborativa, embora limitações na formatação levassem alguns grupos de discentes a migrarem o texto para o Word na etapa final. Constatou-se ainda que o acesso predominante por meio do celular restringe o aproveitamento de funcionalidades avançadas. Conclui-se que o nivelamento acadêmico, aliado ao letramento digital, é fundamental para a superação de barreiras técnicas e cognitivas, sendo necessárias ações diversas, como ampliação do tempo de prática, uso de gêneros acadêmicos diversificados, oferta de oficinas que integrem ferramentas digitais, normas acadêmicas e escrita colaborativa, visando à ampliação do letramento acadêmico dos estudantes.