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Navegando por Assunto "Escoliose"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O impacto do tempo de formação no entendimento do tratamento da escoliose idiopática em adolescentes segundo as diretrizes internacionais da SOSORT: a survey online study
    (2021-12-15) LINHARES, Natália Albim; MAGALHÃES, Mauricio Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7766377002832983; https://orcid.org/ 0000-0002-7857-021X
    OBJETIVO: compreender a influência do tempo de experiência profissional sobre o conhecimento de fisioterapeutas brasileiros quanto às diretrizes internacionais no tratamento da EIA. METODOLOGIA: A pesquisa foi conduzida usando um questionário online composto por 23 questões, sendo dividido em: oito questões (dados sociodemográficos) e 15 questões (com base em informações fornecidas pelas diretrizes no SOSORT 2016). Foi administrado por e-mail, whatsapp e instagram. RESULTADO: 506 fisioterapeutas entrevistados compuseram a amostra do estudo e por meio deste foi possível verificar que parece que há uma falha no aprendizado primário, que deve ser corrigido, a fim de que o processo de identificação da EIA seja mais eficiente. Isso indica que nossos fisioterapeutas brasileiros estão mal equipados para fornecer um nível satisfatório de atendimento a pacientes com escoliose na prática clínica diária. CONCLUSÃO: o tempo de experiência fez diferença no conhecimento do tratamento da escoliose idiopática. O presente estudo mostrou que o tempo de formado, de seis anos ou mais, foi satisfatório.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Incidência de escoliose em alunos do ensino fundamental: revisão bibliográfica
    (2022-07-15) MIRANDA, Merian Souza; CUNHA, Flavius Augusto Pinto; http://lattes.cnpq.br/3040208917166065
    Este estudo tem como tema os desvios posturais em estudantes do ensino fundamental: Revisão Bibliográfica. O objetivo do referido estudo foi investigar na literatura a incidência de possíveis desvios posturais, em especial, a escoliose que pode ser ocasionado pela má postura relacionada às carteiras escolares e ao uso de mochila por crianças do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma revisão na literatura de artigos relacionados ao tema desvios posturais com ênfase na escoliose. Foram encontrados cerca de 34 artigos e por critério de exclusão eliminamos 20, foram usados cerca de 14 artigos para a investigação da incidência de escoliose em estudantes do ensino fundamental com idade entre 07 e 12 anos. Os resultados mostraram que o uso inadequado de mochilas e o peso destas, além da má postura adquirida pelos alunos nas salas de aula, influenciam no aparecimento de desvios posturais, sendo um destes a escoliose, além desses, outro fator que destacamos é a postura incorreta que alunos assumem, que é o resultado do desconforto provocado pela mobília usada nas escolas. Nesse sentido, podemos concluir que a escoliose está presente no ambiente escolar, porém, esses males podem ser minimizados se exercícios compensatórios forem ensinados aos alunos para melhorar a postura e prevenir possíveis algias, resultando na melhoria da qualidade de vida do escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Prevalência da escoliose idiopática em adolescentes no Brasil: revisão sistemática
    (2021-11-06) PEREIRA, Bianca Furtado; GOMES, Marcella Veronnica Pereira; MAGALHÃES, Mauricio Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7766377002832983; https://orcid.org/ 0000-0002-7857-021X
    Introdução: A escoliose idiopática do adolescente (EIA) ocorre na faixa etária entre 10 e 16 anos de idade. A identificação e diagnóstico das alterações posturais durante a infância e adolescência é de grande importância para rastreio e tratamento precoce. O objetivo desta revisão foi verificar as evidências científicas sobre a prevalência da EIA no Brasil. Métodos: Uma busca sistemática foi realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, SciELO, ScienceDirect, BVS-LILACS, CENTRAL, EMBASE e CINAHL. Foram incluídos apenas estudos observacionais, que pesquisaram a prevalência de EIA no território brasileiro. As ferramentas utilizadas para o diagnóstico da EIA nos estudos incluídos, foram consideradas com base na International Scientific Society on Scoliosis Orthopaedic and Rehabilitation Treatment(SOSORT). O Instrumento de Avaliação Crítica para estudo de Prevalência do Joanna Briggs Institute Reviewers Manual, foi utilizado para avaliar a qualidade metodológica dos estudos. Resultados: Foram selecionados 4 artigos. Os estudos foram realizados nas regiões sudeste e centro-oeste do Brasil, com adolescentes de 10 a 14 anos, sendo mais prevalente no gênero feminino. A qualidade metodológica média foi de 8/10 pontos, correspondendo à alta qualidade dos estudos incluídos nesta revisão. Observou-se prevalência de escoliose na adolescência variando de 1,5 a 4,8% no Brasil. Conclusão: Embora a prevalência seja relevante, estudos mais homogêneos e parametrizados são necessários sobre a EIA no Brasil, utilizando os critérios sugeridos pelo SOSORT.
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