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Navegando por Assunto "Escolas do campo"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A nucleação de escolas do campo e o enfraquecimento das relações sociais nas comunidades camponesas
    (2020-10-22) MENEZES, Luciano de Souza; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583
    O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de nucleação das escolas do campo a partir da realidade de uma escola do campo na condição de anexa a uma escola polo, no município de Medicilândia, estado do Pará, e, por conseguinte, as possíveis modificações nas relações sociais no interior desta comunidade, bem como o processo de agrupamento destas, e, como os desdobramentos de tal decisão de intervenção da ação governamental afetam o conjunto dos comunitários. E os objetivos específicos apontam para compreender o processo de nucleação da escola da comunidade Agrovila Belo Horizonte; discutir sobre as relações sociais intrínseca na comunidade do campo; averiguar se houve melhorias de ensino/aprendizagem que contemplasse os objetivos do poder público como argumento para o agrupamento da escola. Neste sentido, trazemos para o debate as percepções dos atores sociais educacionais diretamente envolvidos ou impactados pela referida tomada de decisão dos agentes estatais, notadamente os/as secretários/as de educação municipais, familiares de alunos, alunos e professores das comunidades camponesas envolvidas e/ou impactadas com tal decisão. Assim, interessa saber se, e em que medida, as determinações legais previstas constitucionalmente são levadas em consideração, e como estas afetam direta ou indiretamente os membros da comunidade, e, notadamente, como e/ou se coletivamente, se constitui o espaço e as condições adequados para o diálogo entre os agentes do poder público e as lideranças da comunidade visando a tomada de decisão conjunta que anteceda a decisão final acerca do fechamento das escolas do campo, regra ou princípio jurídico previsto em legislação especifica sobre a referida temática. No decorrer da pesquisa foi possível identificar algumas questões relativas as percepções dos gestores municipais que dizem respeito ao uso dos recursos financeiros aplicados na educação, e que, na apreciação destes estimulam ou favorecem os processos de nucleações, que ocorrem no meio camponês. O fechamento das escolas, e, as vezes associado ao fechamento da “igrejinha” da comunidade, frutos da forma de organização social vigente, da oferta de políticas públicas e sociais, acabam por fragilizar as relações sociais das famílias que permanecem no lugar, muitas vezes, cercados, de todas as formas, pelos fazendeiros agropecuários, que vão incorporando novas parcelas de terras as suas atividades produtivas, fragilizando a agricultura familiar e os laços comunitários de convivência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As políticas de formação de professores e suas repercussões na escola Getúlio Vargas de Placas
    (2019-08-12) SOUZA, Adayane Silva de; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7426651393268725
    O artigo aborda propostas importantes sobre as políticas de formação de professores, em relação à busca de qualificação docentes voltadas as escolas do campo e suas peculiaridades, apresentando pesquisas atuais e dados do próprio município de Placas como exemplo de localidade a Escola Getúlio Vargas, que ainda apresenta carência, principalmente na área educacional como instituição do campo. O mesmo se trata de uma pesquisa qualitativa, em que no primeiro capítulo manifesta a situação da Escola citada, com dados reais adquiridos nos Tempos Comunidades (TC) e Estágios, no segundo capítulo, aborda as políticas educacionais e como está sendo repercutida hoje em nosso País, onde o autor Arroyo, (2007) entre outros citados no decorrer do texto, expõe sua crítica sobre o quanto ainda é preciso ser feito em prol da formação dos professores nas escolas do campo, e o terceiro capítulo fala dos resultados e discussões da pesquisa, como anda a realidade desses docentes nas instituições de ensino pesquisadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas docentes para atuação na educação do campo
    (2018-06-25) LOBATO, Ana Lúcia Vasconcelos; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    A proposta deste artigo é analisar como estão sendo as práticas docentes para atuação na educação do campo. O objetivo é de analisar como estão se dando as práticas docentes dos educadores que atuam nas escolas do campo, bem como conceituar histórico e socialmente a gênese da educação do campo e das escolas do campo no Brasil. Buscaremos, então argumentar as bases teóricas e práticas que subsidiam as reflexões acerca da formação docente para atuar no campo como precursor do desenvolvimento de habilidades cognitivas no seu espaço escolar. Organizamos esse artigo em três tópicos onde objetivamos referendar através de uma análise histórica e legais para o processo formação desses profissionais fazendo uma reflexão sobre o papel do profissional de educação do campo, buscaremos também refletir como esse profissional da educação vem trabalhando nesse processo e qual a sua formação acadêmica para lidar com o novo. Por meio de uma pesquisa exploratória, qualitativa, trata-se definir o universo da população de estudo do ensino fundamental e definir a amostra como parte que irá representar o universo que serão os quatro professores de uma comunidade rural do município de Abaetetuba/PA, conhecida como Jarumã a Escola Municipal Adriano Rodrigues Cardoso aonde encontramos acessibilidade e tipicidade para constituída investigação, e na conclusão por meio da análise dos dados coletados in lócus e argumentações conclusivas embasadas nos resultados dos questionários utilizados junto aos professores utilizados na pesquisa e assim expusemos nossas percepções de que existem divergências entre as práticas pedagógicas assumidas pelos professores e as diretrizes propostas pela educação do campo, e estas foram elaboradas a partir do caminhar metodológico por nós vivenciado no decorrer da elaboração do presente trabalho. A referida pesquisa contou com o embasamento teórico de vários autores que permeiam as discussões sobre o referido assunto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A qualidade do ensino nas escolas do campo: o que revelam os estágios supervisionados
    (2019-06-18) SILVA, Rayane de Amorim; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    O presente artigo pretende discutir a qualidade do ensino nas escolas do campo, especificamente nas Escolas de Ensino Fundamental, nas quais foram realizados os estágios supervisionados I, II, III e IV durante o Curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e Códigos. O objetivo deste trabalho é mostrar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas escolas do campo. Para tanto recorremos aos documentos do Estágio Supervisionado, neste caso, os relatórios de estágio, para ser analisado os elementos do processo que envolvem a qualidade do ensino, dados que evidenciam os problemas encontrados, fatos os quais podem ser melhorados, erros a serem erradicados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
    (2019-06-28) SANTOS, Josiana Federicci; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112
    Este trabalho buscou compreender e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes nas salas multisseriadas das escolas do campo, em especial a EMEF Primavera. O objetivo principal é mostrar que a relação entre as experiências docentes, a trajetória escolar, a formação acadêmica e o exercício da profissão, traz elementos significativos que possibilitam o aprendizado recíproco entre professor e aluno, dentro e fora da sala de aula. Para tanto, foram realizadas entrevistas com questionários semiestruturados aplicados para duas professoras iniciantes atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizada é de caráter qualitativa, baseando-se num estudo bibliográfico de autores principais como Hage(2005), Arroyo(2007), Caldart(2009). Como resultados a investigação aponta que há dificuldades no ensino multisseriado, decorrentes a falta de infraestrutura escolar, materiais pedagógicos, acompanhamentos de órgãos responsáveis e formação adequada para os profissionais atuantes em escolas do campo. Assim sendo, os resultados sugerem a busca por um currículo inovador e diversificado em contrapartida a solucionar esses requisitos de ensino, visando a transformação nas classes multisseriadas.
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